Aberto ABGS do Paraná: Paul O’Doherty faz birdie no 18 para vencer por uma tacada

01/04/2023

Caio Najm, o vice, e Douglas Black, 3º colocado, disputaram o título tacada a tacada

O 2º Aberto ABGS do Estado do Paraná, disputado quinta e sexta-feira, 30 e 31 de março, nos campos do Clube Curitibano e Alphaville Graciosa Clube, respectivamente, teve um dos finais mais emocionantes dos torneios seniores dos últimos tempos, com três jogadores disputando o título tacada a tacada. Essa foi a primeira competição estadual de dois dias da temporada da ABGS, que continua dentro de duas semanas, dias 13 e 14, com a Taça Caipira – 4º  Aberto ABGS do Interior do Estado de São Paulo, no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto, e no Damha Golf Club, em São Carlos. Ainda dá tempo de participar!

Veja fotos do torneio

Paul O’Doherty, do São Paulo Golf Club, que vinha de uma vitória na Taça ABGS do Dia Internacional das Mulheres, no começo do mês, abriu três tacadas de vantagem no primeiro dia, quando jogou 78 tacadas, contra 81 de Douglas Black, o Doug, do Sapezal. Caio Najm, também do São Paulo, vinha logo atrás, com 83, seguido por Ariel Laurnagaray, do Curitibano, com 85.

Decisão – No segundo dia, no Alphaville, terminado os nove primeiro buracos, a vantagem de Paul havia aumentado para quatro tacadas sobre Doug e sete sobre Caio. Tudo começou a mudar no buraco 10, quando Caio embocou de fora, das 80 jardas para fazer eagle, a caminho de fazer a melhor volta da semana, com seis “3” marcados no cartão na segunda volta. Doug fez birdie no 10, e também diminuiu a diferença para o líder.

Doug entrou definitivamente na briga pelo título ao fazer birdie no 15 e empatar com Paul, com a vantagem de ter o melhor segundo dia, até então, primeiro critério de desempate. No 16, Paul fez um bogey com três putts, conta birdie e Caio e par de Doug, o que fez com que os três ficassem separados por apenas três tacadas. No 17, Caio salvou o para da banca, enquanto Paul dava três putts de longe e Doug quatro putts, também de longe,

Vitória – Doug saiu definitivamente da disputa ao fazer um 6 no buraco 18. Caio e Paul estavam empatados, com Caio tendo a vantagem da melhor segunda volta. Caio teve um putt longo para birdie que beliscou o buraco e passou. Paul não tinha mais noção do resultado e achava que precisava de um birdie para vencer, e estava certo. Com sua bola entrando certeira no meio do buraco, Paul foi campeão com 157 (78-81) tacadas.

Caio fez a melhor volta de todo o torneio para perder o troféu de campeão geral com 158 (83-75) tacadas. Apesar dos erros no final, Dour ainda terminou em terceiro lugar, com 160 (81-79) tacadas, apena uma à frente de Ariel Laurnagaray, que fez a segunda melhor volta do dia e ficou em quarto, com 161 (85-78), seguido por Ramiro Yabumoto do Arujá, com 165 (83-82).

Handicaps – Ramiro, no entanto, foi o campeão da categoria com até 14 de handicap índex com 139 (68-71) tacadas. Caio Najm somou 149 (77-72) net par levar o troféu de vice-campeão, seguido por Jodi Yamamoto, de Ponta Grossa, que levou o troféu de terceiro lugar, com 152 (78-74).

As demais categorias seniores foram jogadas no sistema stableford, de soma de pontos. Na 14,1 a 23, Fabien Dupret, do Sapezal, foi o campeão com 66 (33-33) pontos, seguido por Luiz Carlos Cunha, do Curitibano, com 62 (31-31). Humberto Monte Neto da Federação Baiana, Capixaba e Mineira de Golfe, completou o pódio com 56 (30-26). E na 23,1 a 32, os dois troféus em disputa ficaram para Fernando Pimenta Sodré, do Clube de Campo, que foi campeão com 65 (31-34), mesmo total de Yocito Fukuda, do Campinas Golfe Center (41-24), que ficou em segundo nos critérios de desempate.

Nas categorias por idade os campeões foram Marcos Semensato, com 55 pontos (55 a 59 anos); Douglas Black, com 62 (60 a 65); Ariel Laurnagaray, com 60 (66 a 70); Rodolfo Santos, com 61 (71 a 75); e Luiz Carlos Cunha, com 63 (76 anos em diante).

Mais premiados – Entre os pré-seniores, o troféu de campeão scratch foi para Otavio Augusto de Lima, de Bastos, com 177 (90-87) tacadas, bem à frente de Adenir João Grik, de Ponta Grossa, segundo com 199 (102-97). Já na pré-sênior de 14,1 a 32, o troféu de campeão foi para Pieter Alexander Lekkerkerk, da Holanda, com 59 pontos (30-29). A seguir terminaram Antônio Amaral Góes, do Imperial, com 57 (36-21), e Rui Bocchino Macedo, do Graciosa, com 56 (27-29)

Entre as mulheres, a campeã scratch foi Roselaine Catarino, do Graciosa, com 193 (97-96) tacadas. Lucia Sumikawa, de Ponta Grossa, ficou a seguir, com 201 (98-103).

Os prêmios foram entregues por Constantino Ajimasto Jr., presidente da ABGS; Fernando Braga, vice-presidente Técnico da entidade; Eduardo Canto, capitão do Curitibano; Rui Bocchino, diretor da ABGS no Paraná; e Humberto Monte Neto, diretor da ABGS no nordeste.

Festival de elogios – Os elogios ao evento e aos campos tomaram as redes sociais, muitos partindo de sócios de alguns dos melhores campos do Brasil. “Jogamos em dois campos muito bem desenhados, desafiadores e preparados com muito cuidado” diz Paul, do São Paulo GC, o campeão. “Sem dúvida, a qualidade da diretoria da ABGS e do seu incansável presidente estão gerando novos espaços para golfistas pré-seniores e seniores de todo o país poderem competir e confraternizar nos melhores campos do Brasil. Parabéns a todos por mais um torneio espetacular da ABGS!”

Doug endossou as palavras do amigo. “Obrigado aos dirigentes de ABGS, Curitibano e Alphaville Graciosa por esses campos espetaculares, de 5 estrelas. Estou muito orgulhoso de fazer parte da ABGS”. Luiz Carlos da Cunha, do Curitibano, também elogiou a entidade. “Parabéns à diretoria da ABGS. Como fênix, essa fantástica associação se consolida cada vez mais no cenário golfista nacional. Parabéns ao Nilton (Alves) alicerce deste crescimento.”

Rodolfo Santos, também saiu bem impressionado. “Curitiba e seus organizadores deram à  ABGS um belíssimo horizonte de golfe, apresentando campos de nível internacional. Com certeza o Paraná tem potencial para sediar grandes torneios nacionais e internacionais.” Waldemir Petenná, do Fazenda da Grama, também deixou seu elogio. “Aos diretores e profissionais dos dois clubes meus parabéns. Ótimos Campos! Obrigado também à diretoria da ABGS.” E Cezar Zauli, de Poços de Caldas, também registrou seu elogio: “Parabéns para todos que de alguma forma colaboraram na organização desse maravilhoso torneio de Curitiba. Campos encantadores.”

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados