Aberto da Bahia: Pepê venceu outra, mas Conrado é o nº 1 do Brasil

07/10/2013


No feminino, Carla supera Barata para terminar o ano como a líder do ranking nacional


Pepê: dois torneios estaduais de golfe, duas vitórias em 2013
Pepê: dois torneios estaduais de golfe, duas vitórias em 2013

por: Ricardo Fonseca

Mesmo jogando 83, sua pior volta da semana, o paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, conquistou de ponta a ponta o título do 6º Aberto do Golfe da Bahia – Federação Baiana e Capixaba de Golfe (FBCG), ao somar 233 tacadas, 17 acima do par do Terravista Golf Course, de Trancoso. Isso foi o suficiente para Pepê terminar com sete tacadas de vantagem sobre o gaúcho Leonardo Conrado, que havia dividido a liderança no primeiro dos três dias do evento. O último torneio do ano válido para o ranking brasileiro amador teve o patrocínio da São Bento Golfe, entre outros.

O gaúcho Octávio Vilar, o Fanta, que estava inscrito, mas não pode viajar para defender seu posto de número 1 do Brasil, na Bahia, caiu para o terceiro lugar do ranking brasileiro, quando a lista for divulgada nos próximos dias. Ele perdeu a posição para Conrado, que termina 2013 como líder do ranking nacional, e para o juvenil Homero Toledo, que com o quarto lugar esta semana, na Bahia, permanece como o número 2 do Brasil. Pepê, que vinha de uma vitória no Aberto de São Paulo, o outro único aberto estadual que jogou em 2013, além de ter sido o melhor brasileiro do Aberto do São Paulo Golf Club, que valeu pontos reduzidos para o ranking nacional, reuniu pontos o suficiente nesses três torneios para terminar o ano entre os sete melhores jogadores do Brasil.

Índice Técnico – O Aberto da Bahia valeu pontos também para o ranking mundial de golfe amador, apesar de ter reunido apenas 15 jogadores scratch no masculino e de ter tido o pior índice técnico do ano. Pepê, que jogou 79 na estreia e 71 no segundo dia, fez os únicos resultados abaixo de 80 na semana, junto com Conrado, que jogou 79 no primeiro dia e com o juvenil gaúcho Matheus Balestrin, que jogou 78, a melhor volta de domingo, para ainda terminar em terceiro. Metade dos dez primeiros colocados não quebrou 90 em pelo menos uma volta e houve quatro resultados acima de 100 entre os outros cinco participantes.

Completaram a lista dos dez primeiros colocados Cristian Barcelos, do campo público de Japeri, que terminou em quinto, com 254; Luiz Thiele, do Paraná, que jogou 92 na estreia e empatou em sexto com Marcelo Giumelli, de São Paulo, que também não quebrou 90 no primeiro dia. Daniel Ishii, do Rio, ficou em oitavo com 264, 31 tacadas atrás do campeão, seguido por Johann Thorgaard, de São Paulo, e Anderson Nunes, de Japeri, que empataram em nono com 267.

Categorias – Pepê foi também o campeão da categoria com índex até 8,5, com 235 tacadas, 19 acima de seu handicap, seguido por Balestrin, com 239 e Conrado com 241. Na 8,6 a 14 venceu Yoshihiro Miyamura, com 230 tacadas, seguido por Jorge Adati, com 235 e Paulo Kokubo, com 238. Nas demais categorias, que jogaram apenas dois dias, os campeões foram Gilberto Fischel (14,1 a 21,1) e Antônio Gomez Dair (21,2 a 32,9).

Feminino – Na competição feminina, que reuniu apenas cinco jogadoras scratch, Carla Ziliotto, paulista do Arujá, piorou de resultado a cada dia, mas venceu de ponta a ponta para ser campeã por quatro tacadas de vantagem sobre a também paulista Lúcia Guilger, a Barata, que jogou 81, a melhor volta do domingo, mas não conseguiu se aproximar mais da líder. Com esses resultados, Carla superou Barata para terminar o ano como a número 1 do Brasil, derrubando a amiga para o segundo lugar.

Carla, que jogou 79 na estreia, fez o único resultado abaixo de 80 entre as mulheres, que, apesar de tudo, não tiveram índices técnicos tão ruins quanto os dos homens, consideradas as médias que elas vinham mantendo durante o ano. Giulia Malmann, do Rio de Janeiro terminou num distante terceiro com 261 tacadas, depois não ter quebrado 90 no segundo dia, seguida por Ruriko Nakamura, do Terras de São José, com 264 e todas as voltas abaixo de 90.

Índex – Barata teve o consolo de vencer na categoria com índex até 16, com 229 tacadas, contra 234 de Carla e 2450 de Giulia Malmann. Na 16,1 a 36, disputada na modalidade stableford, em dois dias, venceu Florinda Barreto, da Bahia, com 68 pontos, seguida por Andrea Adati, com 67 e Taiana Lemos, com 64.

Obs.: Os jogadores que participaram do torneio dizem que as condições do tempo estavam horríveis, com chuva e muito vento, o que levou muita gente a perder bolas, e a volta final a durar cinco horas e meia, mesmo jogando de carrinho. Alguns tees foram colocados mais à frente para compensar, embora houvesse bandeiras difíceis.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados