Aberto da Grama – Embrase: Felipe Almeida conquista bicampeonato

29/03/2015


Eduardo Costa e Roberto Gomez completam o pódio. Silvia Nishi vence no feminino


Wagner Martins, presidente da Embrase; Alvaro Almeida; Felipe Almeida, bicampeão da Grama; e Pedro Martins, capitão do clube
Wagner Martins, presidente da Embrase; Alvaro Almeida; Felipe Almeida, bicampeão da Grama; e Pedro Martins, capitão do clube

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Felipe Almeida tornou-se o primeiro bicampeão da história do torneio ao virar o jogo na rodada final e defender com sucesso seu título no 9º Aberto de Golfe Fazenda da Grama – Embrase, encerrado neste sábado, em Itupeva (SP). O pódio foi completado pelos outros dois ex-campeões do torneio: Eduardo Costa, o Dudu, melhor jogador da casa, e Roberto Gomez, o mais premiado golfista amador do Brasil, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Clique e veja mais de 300 fotos inéditas do torneio!

Com as posições de bandeira mais difíceis na volta final, quase todos pioraram seus resultados em relação à véspera, com Felipe vencendo com 148 (71-78) tacadas. Felipe, do São Paulo GC, virou o jogo ainda na metade do campo, ao jogar uma abaixo de ida, e chegou a abrir oito de vantagem antes de fazer um duplo bogey no 17, depois que sua bola ficou grudada na parede da banca da raia. Mesmo assim, ele ainda terminou seis tacadas à frente de Dudu, que somou 154 (70-84), o suficiente ainda para ser vice-campeão com uma de vantagem sobre Gomez, do Clube de Campo, terceiro colocado com 155 (77-78).

Destaques – Rodrigo Somlo, do São Fernando, ficou em quatro, com 158 tacadas (79-79) e foi o terceiro e último em campo a conseguir fazer todas as voltas abaixo de 80. Pedro Martins, capitão da Grama, foi um dos poucos que melhorou de resultado domingo, para ainda terminar em quinto com 182 (82-80), empatado com Gilberto Pereira Neto (73-89), também do clube, que começara o dia sozinho em segundo.

Gilberto Pereira teve o consolo de vencer na classificação por handicap da categoria A (índex até 7,9), com 147 tacadas, numa decisão apertada que teve Tasso Pereira como vice-campeão, com 148, e Alê Martins em terceiro, com 149, num pódio só da Fazenda da Grama. Sergio Fernandes, outro jogador local, perdeu o terceiro lugar nos critérios de desempate, enquanto Somlo ficava em quinto, uma tacada atrás.

Mais premiados – Na categoria B (8 a 15,4), mais uma decisão apertada, com Luis Vasconcelos, o Lula, do Santapazienza Golf Club, vencendo com 144 tacadas, o par do campo, contra 145 de Beto Dias, da Fazenda da Grama, o vice-campeão, e Mauricio Lopes, do São Paulo GC, o terceiro colocado. Sandro Conceição, do Riacho Grande GC também somou 145, mas ficou em quarto nos critérios de desempate.

Na categoria C (15,5 a 23), disputada por soma de pontos – sistema Stableford -, Sergio Del Porto, da Grama, venceu com 76 pontos, contra 75 de seu companheiro de clube Carlos Barros e 74 de Nelson Guimarães, da Associação Golf Range Campinas. Rogerio Picanço e Paulo Costa, ambos da Grama, empataram em quarto com 72.
        
Feminino – Entre as mulheres, a campeã, também de virada, foi Silvia Nishi, capitã da Grama, que no dia anterior havia feito um hole-in-one no buraco 2, par 3 de 140 jardas, usando um ferro 6. Silvia venceu com 168 (86-82) tacadas, contra 172 de Marina Leo, também da Grama, que somou 172 (83-89). Maria Elisa Araújo, líder da véspera, terminou em terceiro, com 174, seguida por Adriana Cabernite, do São Fernando, com 179, Lúcia Guilger, a Barata, também do São Fernando, com 180, e Marise Sawada, do Arujá, com 182.

Maria Elisa perdeu o título geral, mas ganhou o da categoria com handicap, onde somou 148 tacadas, contra 149 de Patrícia Yumi, a vice-campeã no desempate contra Adriana Cabernite.

Maria Elisa aproveitou para fazer uma comovente homenagem ao sogro, Aluízio Rebello de Araújo, idealizador e fundador da Fazenda da Grama, que morreu em agosto passado, aos 77 anos, e pela primeira vez não estava presente no Aberto do clube que ele construiu com o ideal que sempre norteou sua vida e que ele definia com as palavras do poeta irlandês Oscar Wilde: “Tenho o mais simples dos gostos. Só me contento com o melhor”.

Premiação – Após o almoço de encerramento e confraternização, na ampla e confortável sede da Grama, Pedro Martins e Beto Dias comandaram a entrega de prêmios, que começou com uma homenagem a Álvaro Almeida, ex-presidente da Federação Paulista de Golfe e Confederação Brasileira de Golfe, pelo seu inestimável trabalho pelo desenvolvimento do esporte no país, e a Wagner Martins, presidente da Embrase, não só por mais um ano de apoio ao Aberto, mas por ser o mais importante patrocinador do golfe brasileiro.

Entre os premiados esteve ainda Gerde Peixoto, que ganhou o prêmio de bola mais perto da bandeira no buraco 11, onde havia um cart elétrico da Club Car de presente para quem fizesse o primeiro hole-in-one no buraco. Não houve ganhador. A cerimônia terminou com sorteio de dezenas de brindes oferecidos pelos patrocinadores e de duas passagens de dia e volta a Miami, ganhas por Luis Vasconcelos, o Lula.

Patrocinadores – Além da Embrase, o Aberto da Grama teve apoio da Dudalina, Lig Veículos Elétricos/Club Car e Viva Amazon.

Os prêmios para as quatro categorias masculinas (uma scratch e três por handicap e) e duas femininas (scratch e por handicap) foram mais uma vez as cobiçadas e tradicionais bandejas de prata ofertadas aos melhores do torneio a cada ano.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados