Aberto da Grama: Roberto Gomez vence por nove de vantagem

16/04/2012


Título inédito abre comemoração dos 40 anos de golfe do jogador que mais defendeu o Brasil


Gama, Felipe, Roberto, Eduardo, Alfredo e LUiz Eduardo: golfe de mais alto nível na Fazenda da Grama
   Gama, Felipe, Roberto, Eduardo, Alfredo e Luiz Fernando: golfe de mais alto nível na Fazenda da Grama

Veja mais de uma centena de fotos inéditas do Aberto da Grama, clicando aqui.

por: Ricardo Fonseca

Roberto Gomez decidiu comemorar seus 40 anos de golfe, em 2012, fazendo o que mais gosta: ganhar torneios. Desta vez, o jogador recordista internacional em participações no Mundial Amador e o brasileiro que mais defendeu o país na Copa Los Andes, abriu seu calendário com um título inédito: o do Aberto da Fazenda da Grama, que ele levou de ponta a ponta e com nove tacadas de vantagem sobre Felipe Almeida. Entre as mulheres, Ruriko Nakamura venceu a capitão Silvia Nishi nos critérios de desempate.

Gomez saiu na frente ao jogar 73, uma acima do par no primeiro dia, já com cinco tacadas de vantagem sobre Felipe Almeida. No domingo, ele esteve perto de ser o única a quebrar o par do campos na semana, mas mesmo jogando 74, para somar três acima, ainda venceu o 6º Campeonato Aberto Masculino e Feminino de Golfe da Fazenda da Grama Golf & Country Club, por nove tacadas de vantagem.

Vitória – O campeão abriu a volta final com o par no primeiros cinco buracos e fechou a metade do campo com dois birdies e dois bogeys, para jogar 36 de ida. Na volta, fez birdies no 11 e no 13, para ficar duas abaixo do par no dia, antes de devolver quatro tacadas em três buracos, com bogey no 15, duplo bogey no 16 e bogey no 17, para  jogar 74.

“Este foi meu primeiro título na Grama” comemora Gomez, que já havia sido duas vezes vice-campeão nos torneios anteriores. O jogador do Clube de Campo promete muitas surpresas ainda para este ano de comemorações, ao qual ele vai dar continuidade disputando esta semana o Aberto de Brasília, o primeiro torneio do ano válido para o ranking nacional amador, reduzido em 2012 para apenas seis torneios, cinco a menos que nos anos anteriores.

Destaques – Felipe Almeida, do Terras de São José Golf Club, de Itu, jogou duas voltas de 78 tacadas, para somar 156 e ser o vice-campeão. Eduardo Costa, que jogou 82 na estréia e 78 no domingo, para somar 160 deu o terceiro lugar para a Fazenda da Grama com uma tacada de vantagem sobre Alexandre Martins, também da Grama, que somou 161 (81-80). Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPG) não só prestigiou o torneio como ainda terminou em quinto na classificação geral, com 165 (83-82).

Nas demais categorias, Alexandre Martins foi o campeão entr4e os de handicap mais baixos, com 145 tacadas, superando Gomez nos critérios de desempate. Felipe Almeida levou o troféu de terceiro colocado, também no desempate contra Luiz Felipe Almeida, que começou o dia em terceiro na geral, ambos com 152. Em quinto, com 154, empataram Mario Nagayama e Helio Meirelles.

Mais categorias – Entre os jogadores de handicap intermediário, Denis Song venceu com 136 tacadas, contra 141 de Alexandre Sato, o vice-campeão. Wagner de Angelis empatou com Paulo Ricardo Hendges, com 147, mas levou o troféu de terceiro colocado no desempate. Beto Dias veio a seguir, com 148, com Eduardo Ayrosa e Paulo Ronaldo de Souza outra tacada atrás.

Entre os jogadores de handicap mais alto, a disputa foi pelo sistema stableford, com Roberto Rappa sendo campeão com 78 pontos. Ralph Rocha, com 71, foi o vice, seguido por Pedro Minata, com 67. Três jogadores empataram em quarto, com 65: Antonio Andrade, Carlos Otero e Ricardo Pavan.

Mulheres – Entre as mulheres, Ruriko Nakamura (78-82) e a capitã Silvia Nishi (77-83) empataram com 160 tacadas, mas Ruriko levou o título nos critérios de desempate. Lúcia Guilger, a Barata, número 1 do Brasil, recuperou-se um pouco da má estréia para somar 163 (83-80) tacadas e ainda ser a terceira colocada. Yuriko Terada ficou em quarto com 167, seguida por Sue Lacombe, com 179.

Na categoria única feminino por handicap, o título ficou para Terada, com 143. Ruriko Nakamura e Silvia Nishi empataram em segundo, com 146. Marina Leo, com 150, ficou em quarto, uma tacada à frente de Claudia Rappa. Marise Sawada e Hiroe Wakabayashi empataram em sexto, com 153.

Premiação – Por ser jogado com o uso de carts todos os dias e com saídas simultâneas na volta final, o torneio foi homologado pela Federação Paulista de Golfe, mas não pode valer para o ranking paulista. Manuel Gama, como convidado de honra, entregou os prêmios, ao lado do capitão Alfredo Breda, da capitã Silvia Nishi e de Luiz Fernando Araújo, representando os proprietários.

O torneio terminou com um almoço de confraternização se sede do clube, seguido pela entrega de prêmios, tudo antes da chuva que ameaçou o final da competição, mas só caiu depois de tudo terminado. Os greens, com mais de 10 pés de velocidade no stimpmeter foram muito elogiados por sua qualidade, bem como as muitas inovações, entre elas o uso de aparelhos a laser pelos caddies para a leitura de distâncias, sistema inaugurado no Aberto. Para saber mais sobre esta inovação de outras que a Fazenda da Grama prepara para os próximos dias, clique aqui.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados