Aberto de Bastos: elite do golfe paulista e brasileiro tenta barrar Leo Yoshikawa em sua casa

25/04/2025

Ganhador de 9 dos últimos 13 torneios de seu clube enfrenta um forte grupo neste fim de semana

Leonardo Yoshikawa, melhor jogador da casa, presidente do clube e ganhador de nove das 13 últimas edições, incluindo cinco das seis últimas, entra em campo neste fim de semana tentando ampliar ainda mais seu recorde como o maior campeão do Torneio Aberto do Bastos Golf Clube, que terá sua 45ª edição disputada dias 26 e 27 de abril, em Bastos (SP).

Mas este ano o desafio para Leo está bem maior, com a presença confirmada de quatro dos 10 melhores golfistas do Brasil e seis dos Top 9 de São Paulo. A lista dos favoritos para impedir o decacampeonato de Leo é encabeçada por Herik Machado, do Damha, número 1 de São Paulo, que estreia na competição. Herik havia parado de competir por quatro anos e só voltou aos campos no começo de 2024. Desde então, venceu oito torneios do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), chegando a ser o número 54 do mundo (hoje está em 71º) além de ser o líder do Ranking Nacional.

Mais destaques – Também do Damha vem outro que promete dar trabalho a Leo: Igor Cruz, número 2 do estado e quinto do ranking brasileiro. Igor vem de um terceiro lugar em Bastos, em 2024, quando estava voltando a competir, após seis anos longe do golfe, mas sua melhor fase veio nos últimos meses, quando ele venceu três torneios do Ranking Estadual, além de terminar sete vezes entre os Top 5 dos oito torneios do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e do Ranking Nacional que jogou desde setembro passado.

Outros destaques em campo serão Fernando Silva, da Associação Esportiva São José, quarto do ranking paulista e nono do brasileiro, que não vence um torneio da FPGolfe deste seu bicampeonato no Aberto do Portal Japy, em setembro passado; Felipe Cobra, do Clube de Campo, nono do ranking estadual; e o juvenil Guilherme Yoshikawa, sobrinho de Leo, de Bastos, oitavo do ranking da FPGolfe e número 2 do Brasil.

Campeões – Leo vem monopolizando o Aberto de Bastos, onde venceu em 2011, 2012, 2013, 2016, 2018, 2019, 2021, 2023 e 2024, mas outros dois ex-campeões estarão em campo: Diogo Uemura, que venceu em 2022, além de liderar e ser vice no ano passado, e Denis Kakimoto, bicampeão em 2014 e 2015. Nesse período, o outro único campeão do torneio foi Éverton Nascimento, em 2017. O torneio não foi realizado em 2020 por causa da pandemia.

Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, e seu vice Flavio Maschietto também jogam em Bastos, entre os 136 golfistas de 22 clubes de três estados brasileiros – São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná – e receberão os convidados ao lado de Leo Yoshikawa e sua diretoria. A maior delegação visitante é a do Terras do Golfe (16 golfistas, seguida por Bauru (9), Riacho Grande (7), Quinta do Golfe (5), e Sapezal e Clube de Golfe de Campinas (4).

Patrocínio – O 45º Torneio Aberto do Bastos Golf Clube tem Patrocínio Máster de Yamasa; Patrocínio Ouro de Artabas, Ferreira Terraplanagem, NZ Construtora, Trojan/Unipac, Avimaq/Avioeste, Alltech e Enagic; Patrocínio Prata de Granja Yoshikawa, Cresol, Luma, Fort Grãos, CYH e AVM Outsourcing; e Patrocínio Bronze de Nutribastos, Granja Uemura, Granja Ono, Gomoov, H&N, Marcos Ebisawa, Agrobastos, Amicil, Farmabase, Biosyn, Casa do Construtor, Granja Brasil, Supermercado Andrade, Toyota Via Japan, Unipetro e Alternativa. Os apoiadores são RB House, Tomodati, MSystem, Lahumann, IRest, Pedro Luca, Granja Tsuru e Granja Miyakubo.

A programação social do torneio inclui um Happy Hour de Boas-Vindas na sexta-feira, 25, dia de treinos livres; o Jantar de Confraternização no sábado, 26; e a Entrega de Prêmios e Festa de Encerramento, com paella caipira, no domingo, 27. A Comissão de Honra do torneio é composta por Ademir Mazon e Leonardo Yoshikawa. A Comissão do Campeonato tem Leonardo Yoshikawa, Diogo Uemura, Mauro Batista, Frank Cazabon, Fabio Ferreira Silva, Gisele Santos e Isaura Oda. Os árbitros são Frank Cazabon, Mauro Batista e Fabio Ferreira Silva. O Diretor do Torneio é Mauro Batista.

Veja horários de saída

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados