Aberto de Brasília: brasileiros escoltam estrangeiros no primeiro dia

18/04/2013


Melhores jogadores do Brasil estreiam jogando ao lado dos convidados da sulamericanos


Sadao: ex-capitão do SFGC estreia em torneios do ranking nacional de golfe defendendo o Damha GC
Sadao: ex-capitão do SFGC estreia em torneios do ranking nacional de golfe defendendo o Damha GC

por: Ricardo Fonseca

Os jogadores da elite do ranking brasileiro irão a campo nesta sexta-feira, na primeira rodada do 30º Aberto de Brasília, jogando ao lado dos sete sulamericanos convidados para a competição que integra as comemorações do aniversário da cidade, que completa 53 anos no domingo, dia 21 de abril, quando se comemora também o Dia de Tiradentes, data em que Joaquim José da Silva Xavier, um dos líderes da Inconfidência Mineira, a revolta anticolonialista, foi enforcado, em 1792.

O paulista Ivan Tsukazan, do Damha Golf Club, de São Carlos, que foi Top 10 do torneio em 2011, ainda como juvenil, e vice-campeão em 2012, joga no último grupo, a partir das 12h03, ao lado de Clay Hamlin, do Royal Golf, do Paraná, número 10 do Brasil, e de Juan Ignacio Garmendia, quinto melhor amador da Argentina. UM grupo antes, às 11h54, o gaúcho Octávio Villar, o Fanta, número 1 do Brasil e jogador mais bem ranqueado em campo, que vem de dois terceiros lugares nos últimos três anos, em Brasília, escolta Matías Calderón, o número 4 do Chile, e Andres Llorente, Top 10 do ranking da Colômbia.

Mais destaques
– Diego Lobo, do Itanhangá GC, do Rio, vai jogar ao lado de outros dois fortes estrangeiros, a partir das 11h36: William Fookes, segundo colocado do ranking venezuelano, e Juan Antonio Ponce, o 12º do Equador. E, no último grupo com estrangeiros, jogando a partir das 11h27, coube ao gaúcho Matheus Balestrin, o número 1 do ranking brasileiro juvenil, jogar ao lado de Nicolas Tribucio, segundo melhor jogador do Uruguai, e de Juan Pablo Suarez, terceiro do ranking da Bolívia.

Outra novidade do torneio será Marcio Sadao Kimura, de handicap +4, estreando em competições do ranking nacional por seu novo clube, o Damha, de São Carlos, que passa assim a ter dois jogadores entre os favoritos ao título. Sadao, ex-capitão do São Fernando, joga a partir das 11h45 ao lado do gaúcho Paulo Davies, número 7 do Brasil, e do gaúcho radicado em São Paulo Marcelo Giumelli, do Broa Golf Resort, número 2 do ranking paulista.

Juvenis – Quem também estará em campo, a partir das 11h09, é o paranaense Homero de Toledo Sobrinho, número 2 do ranking brasileiro juvenil. Ele joga ao lado de Cristian Barcelos, revelação do campo público de Japeri, de 18 anos, e de Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe. Às 11h18, joga o principal favorito local, Ralph Wagner, do Clube de Golfe de Brasília, ao lado de Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, do Rio, campeão do Aberto do Gávea de 2012, e Richard Conolly, ex-presidente do São Fernando Golf Club.

Outros destaques são Carlos Eduardo Barroso, o Kadu, presidente da Fecong, a Federação Centro-Oeste de Golfe, que organiza o torneio que elevou a outro patamar ao convidar estrangeiros de ponta da América do Sul, que joga ao lado de João Pedro Pereira Vazquez, também do Clube de Golfe de Brasília, e outro favorito local: Rogerio Ribeiro, Top 10 das últimas edições do torneio.
Bruno Tariant, presidente da Federação Baiana de Golfe joga ao lado de Rogério de Oliveira, da Associação Esportiva São José (SP) e de Ivanildo Antonio Pessoa, do Capanema Country Club, um dos cinco clubes de golfe do Pará, da Federação Norte de Golfe. O gaúcho Ruy Reinert Jr, joga ao lado de dois outros bons jogadores da Fecong: Walter Nunes de Souza e Marco Antonio de Jesus.

Mulheres – As mulheres vão a campo entre 9h21 e 9h48 desta sexta-feira, para a primeira das três rodadas da competição. O pelotão só de paulistas é formado pelas três jogadoras mais bem colocados do ranking brasileiro: Lucia Guilger, a Barata, do São Fernando; Ruriko Nakamura, do Terras de São José Golf Club, de Itu, e Carla Ziliotto, do Arujá Golf Club.

As juvenis Giulia Mallmann, do Itanhangá, do Rio, e Carolina Yamada, do Alphaville, do Paraná, as duas melhores brasileiras do Sulamericano Juvenil, encerrado na semana passada, no Paraguai, são outros destaques da competição feminina, ao lado das juvenis locais Laura Helena Caetano e Luíza Helena Caetano.

Handicaps – Os jogadores de handicaps mais altos vão a campo a partir das 7h06 no percurso desenhado por Robert Trent Jones, ao lado do Lago Paranoá. Entre os destaques dessa categoria estão Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, além de importantes jogadores locais como Carlos Gasparian, Péricles Toledo e Peter Bakuzis.

O 30º Aberto de Brasília tem patrocínio da Polaris Investimentos e apoios da American Airlines, Aquarela Centro de Ortodontia, ALJM Consultoria Empresarial e Laboratórios Sabin. O evento é organizado pela Fecong, com o apoio institucional da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). Este ano, o Aberto de Brasília vai distribuir pontos para os rankings regional, nacional e mundial de golfe amador.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados