Aberto de Brasília: Garmendia lidera em busca do bicampeonato

19/04/2014


Argentino joga 67 e abre uma de vantagem sobre Pepê. Thiele e Kenji vem logo arás


Garmendia: salvando o par da banca do 17 para liderar por uma o torneio de golfe de Brasília
Garmendia: salvando o par da banca do 17 para liderar por uma o torneio de golfe de Brasília

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Cinco birdies, numa volta sem bogeys, deram ao argentino Juan Ignacio Garmendia, um cartão de 67 tacadas, cinco abaixo do par, e a liderança isolada do 23º Campeonato Aberto de Golfe de Brasília, que começou a ser jogado neste sábado, no Clube de Golfe de Brasília, no campo desenhado por Robert Trent Jones, à beira do algo Paranoá, no Distrito Federal.

Garmendia, que defende o título ganho em 2013, abriu uma tacada de vantagem sobre o paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê (ao lado, no tee do 18), que jogou 68, com quatro birdies, e foi o outro único jogador a terminar o primeiro dos três dias de competições sem bogeys em sua volta. O torneio, que faz parte das comemorações dos 50 anos do Clube de Golfe de Brasília, é patrocinado pela Polares Investimentos e da ALJN Consultoria Empresarial e organizado pela Federação Centro-Oeste/ Nordeste de Golfe, com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe.

Abaixo do par – Apenas mais dois dos 120 competidores conseguiram terminar abaixo do par: o paranaense Luiz Thiele (ao lado, abaixo, comemorando o par salvo no 17), que jogou 69 (-3), e o carioca Daniel Kenji Ishii, com 70 (-2). Thiele, que vem de uma vitória no Aberto de Curitiba, o primeiro grande torneio do ano válido para o ranking brasileiro de golfe, abriu a volta com dois bogeys nos primeiros três buracos, mas reagiu com cinco birdies, três deles em buracos de par 5. Garmendia e Pepe só aproveitaram um dos quatros pares cinco, cada. Kenji, apesar de um “bom” bogey no 6, onde jogou a bola na água, vinha empatado em terceiro até o buraco 17, onde deu três putts.

O chileno Gustavo Silva, o mais bem ranqueado em campo, com a 202ª colocação do ranking mundial amador de golfe, vem sozinho em quinto, no par do campo. O gaúcho Matheus Balestrin fez três birdies em sua volta para jogar 74, duas acima, e ser o melhor juvenil, empatado na quinta colocação com o também gaúcho Octávio Villar, o Fanta, que jogou duas abaixo de ida e fez o único eagle do dia, no buraco 16, intercalado com seis bogeys, quatro ants e dois depois do eagle-3.

Destaques – O gaúcho Herik Machado jogou 75 (+3) para ser o segundo melhor juvenil em campo, empatado com Johann Thorgaard, do São Fernando, e com Paulo Nagata, o melhor jogador da casa. Marcos Negrini, do Damha, o juvenil número 1 do Brasil, vem a seguir, com 76, seguido por Rogério Ribeiro, que jogou 77 para empatar em 12º com o chileno Anibal Reinoso.

O argentino Joaquin Bonjour, que formaria dupla com Garmendia na Copa das Nações, paralela à competição principal, não pode vir a Brasília, tirando o país vizinho da disputa por equipes. Com isso, o Brasil, defendido por Pepê e Thiele, lidera a competição de duplas, com 137 tacadas, sete abaixo do par, e 12 de vantagem sobre os chilenos. A Fecong, com Rogério e Renato Deusdará, que voltou ao golfe competitivo após cinco anos de ausência jogando 86, vem em terceiro, com 163.

Handicaps – Na categoria com até 8,4 de índex, Pepê lidera com 66, seis abaixo de seu handicap, com Garmendia, Nagata e Kenji dividindo s segundo lugar. Na 8,5 a 14, Rodrigo Ribeiro jogo 68 (-4) para abrir cinco de vantagem sobre Carlos Eduardo Barroso, o Kadu, presidente da Fecong, Iuri Santos e José Montes Magalhães Junior.

Na 14,1 a 22,1, Edisio Matos Filho lidera com 64, seguido por Henry Briggs (66) e Huat Thart (68). E, finalmente, da 22,2 a 32,9, Fabiano Lima somou 38 pontos na modalidade stableford, conta 37 de Juan Soldano e Artur Viegas.

Feminino – Entre as mulheres, Lúcia Guilger, a Barata, fez dois birdies para jogar 76 e liderar com quatro de vantagem sobre a juvenil Laura Caetano, de Brasília, e Carol Yamada, do Paraná, que jogaram 80. Carla Ziliotto, a número 2 do Brasil vem a seguir, com 82, seguida por Luiza Caetano (83), Giulia Mallmann (85), Stela Miyagi (87) e Roana Alves Santos (95).

Na categoria feminina com handicap, Laura lidera com 69, contra 71 da irmã Luiza, 72 de Barata e 73 de Carol. Neste domingo, será disputada a segunda rodada, com entrada franca para o público. A terceiro e última rodada será segunda, dia 21 de abril, quando a diretoria do Clube de Golfe, presidido por Féres Jáber, inaugura a Escola de Golfe para jovens e crianças, concebida para promover o golfe como esporte de competição e lazer. Dia 21 de abril é o aniversário de fundação de Brasília, inaugurada e, 1960, e do enforcamento de Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, em 1792.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados