Aberto de Brasília: Pepê e Thiele defendem Brasil na Copa das Nações

18/04/2014


Eles enfrentam argentinos e chilenos de hcps negativos. Juvenis e veteranos são destaques


Pepê: tentando vencer segundo torneio de golfe consecutivo e quarto do ranking nacional dos úiltimos 12 meses
Pepê: tentando vencer segundo torneio de golfe consecutivo e quarto do ranking nacional dos úiltimos 12 meses

por: Ricardo Fonseca

O paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, e o paranaense Luiz Thiele foram escalados para defender o Brasil na Copa das Nações, de duplas, evento que integra o 23º Campeonato Aberto de Brasília, que vai ser jogado de sábado a segunda, no Distrito Federal, valendo pontos para o ranking brasileiro amador e para o ranking mundial. O torneio, que faz parte das comemorações dos 50 anos do Clube de Golfe de Brasília, é patrocinado pela Polares Investimentos e da ALJN Consultoria Empresarial e organizado pela Federação Centro-Oeste/ Nordeste de Golfe, com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe.

A dupla brasileira vive um bom momento no golfe. Pepê, que vem de uma vitória no Aberto de Campinas, na última semana, venceu ou foi o melhor brasileiros de todos os três torneios do ranking nacional que disputou nos últimos 12 meses. Thiele (ao lado), o número 2 do Brasil, vem de uma vitória no Aberto do Paraná, o primeiro grande torneio do ano válido para o ranking nacional.

Estrangeiros – Apesar do bom momento, os brasileiros terão uma tarefa dura pela frente enfrentado quatro jogadores que estão entre os melhores do seu país e do continente, a começar pelo argentino Juan Ignacio Garmendia, de 22 anos, que vai defender o título ganho em 2013 por oito tacadas de vantagem. Ele vai fazer dupla com Joaquin Bonjour, 304 do mundo.

Mas o jogador mais bem ranqueado em campo será Gustavo Silva, o terceiro melhor chileno do ranking mundial de golfe, na 202ª colocação. Gustavo vem de uma vitória no Abierto Los Lirios, do ranking chileno, em março, pouco depois de ter sido vice no Abierto de Granadilla. Anibal Reinoso, que completa a dupla chilena, é o sexto melhor chileno do ranking mundial de golfe, na 513ª colocação.

Veteranos e juvenis –
Num momento em que os profissionais veteranos do ranking mundial vem obtendo resultados expressivos, no Brasil eles também serão destaque em Brasília, a começar pelo gaúcho Octávio Villar, o Fanta, que ficou em terceiro lugar no torneio de 2013, sem nunca jogar acima do par (71-71-72), resultado que o fez voltar a ser o número 1 do Brasil no ranking de um ano atrás. O torneio também terá o paulista Roberto Gomez, o brasileiro com mais títulos conquistados em torneios do ranking nacional, que ficou afastado das competições, mas voltou à cena com um Top 10 no Paraná.

Os juvenis também são destaque, com o torneio reunindo o paulista Marcos Negrini, do Damha GC, o número 1 do Brasil até 18 anos, e o paranaense Ulisses de Toledo Júnior, o segundo do ranking. Outros destaques são Anderson Nunes, do campo público de Japeri; o paranaense Homero de Toledo Sobrinho, e os gaúchos Matheus Balestrin, Herik Machado e Breno Domingos, todos Top 10 do ranking nacional Juvenil.

Destaques – Breno foi vice-campeão do Aberto do Paraná, onde só perdeu para Thiele no desempate, enquanto Herik, que vem de uma vitória em Pelotas, ficou a uma tacada daquele desempate. Os irmãos Ulisses e Homero, por sua vez, venceram dois dos três torneios do ranking nacional juvenil de 2014.

Mas há muitos outros candidatos ao título, como os cariocas Thor Salen e Daniel Ishii; os paulistas Marcelo Giumelli. Johann Thorgaard e Carlos Cândido; e os gaúchos Sandro Gonçalves e Arthur Lang. Por Brasília, os destaques são Rogério Ribeiro e Renato de Amorin Motta Deusdara, que vão formar a dupla da casa na Copa das Nações. Outros fortes jogadores da casa são Ralph Wagner, Walter Nunes de Souza e Paulo Nagata.

Mulheres – Na competição feminina, Ruriko Nakamura não foi defender o título ganho em 2013, mas as também paulista Lúcia Guilger, a Barata (ao lado), vice-campeã, e Carla Ziliotto, a terceira colocada, que lutaram pelo título até o buraco final do torneio passado, prometem reeditar a luta pelo título. Carla é a número 1 do ranking brasileiro adulto de golfe e barata a segunda colocada.

As juvenis também são destaque na competição feminina, com a carioca Giulia Malmann e a paranaense Carolina Yamada, duas Top 5 do ranking nacional adulto, dividindo o favoritismo com a paulista Giovanna Yabiku e as irmãs Luiza e Laura Caetano, que jogam em casa. Roana Alves Santos, da Bahia, e Stela Miyagi, de São Paulo, são outros destaques da competição feminina.

Data histórica – A diretoria do Clube de Golfe, presidida por Féres Jáber, inaugura na segunda-feira, dia 21 de abril, data de fundação da cidade, em 1960, e do enforcamento de Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, em 1792, a Escola de Golfe para jovens e crianças, concebida para promover o golfe como esporte de competição e lazer.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados