Aberto de Brasília: Pepê vira jogo e lidera no Planalto Central

20/04/2014


Gustavo Silva, do Chile faz melhor volta do dia e sobe para segundo, uma atrás do brasileiro


 Pepê começa buraco final, com a ponte JK ao fundo: lideando o torneio de golfe dos 50 anos do clube
 Pepê começa buraco final, com a ponte JK ao fundo: lideando o torneio de golfe dos 50 anos do clube

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

O paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, jogou 70 (-2), sua segunda volta consecutiva abaixo do par, para virar o jogo neste domingo e assumir a liderança isolada do 23º Campeonato Aberto de Golfe de Brasília, que termina nesta segunda-feira, feriado de Tiradentes, no Clube de Golfe de Brasília, no Distrito Federal. Pepê, que jogou 68 (-4) na estreia, soma agora seis abaixo do par e tem uma de vantagem sobre o Chileno Gustavo Silva (ao lado, no tee do 17, com o lago Paranoá ao fundo), que jogou 67 (-5), a melhor volta do dia, para assumir a vice-liderança do torneio que vale pontos para o ranking brasileiro e mundial.

O argentino Juan Ignacio Garmendia, que defende o título ganho em 2013 e vinha na liderança, com 67 (-5) no primeiro dia, jogou 74 e caiu para o terceiro lugar com três abaixo no total. O paranaense Luiz Thiele, que começou o dia em terceiro, com três abaixo, e chegou a dividir a liderança com Pepê durante a primeira metade do campo, também jogou 74 e caiu para o quarto lugar, com uma abaixo, empatado com o gaúcho Octávio Villar, que jogou 69, um das cinco voltas abaixo do par do dia.

Abaixo do par – Os outros a jogar abaixo do par foram o gaúcho Herik Machado, de 17 anos, que marcou 69 e subiu para o sexto lugar, no par do campo, para ser o melhor juvenil – empatado com o carioca Daniel Kenji Ishii, que jogou 74 -, e Paulo Nagata, que fechou o dia com 71 para somar duas acima e ser o melhor jogador de Brasília, em oitavo lugar.

Pepê assumiu a liderança com um birdie no buraco 4, que o deixou empatado com Garmendia (ao lado, no tee do 18) em cinco abaixo, e fez mais dois birdies até o buraco 12, quando chegou a sete abaixo, para liderar sozinho com cinco de vantagem sobre os adversários. Garmendia perdeu a liderança ao jogar a bola na água da esquerda e fazer um duplo bogey no buraco 6, e chegou a estar com quatro acima na rodada até o buraco 13. O argentino se recuperou com três birdies consecutivos, mas errou um putt de meio metro no 18, para devolver outra tacada.

Melhor volta – Mas o dia era mesmo de Gustavo Silva, que jogou três abaixo de ida, e responde a um bogey no 10 com um eagle no 11 e birdies seguidos no 13 e no 14. Um bogey no 16 impediu que ele fizesse a melhor volta do torneio, com 66, já que seu 67 iguala a marca de Garmendia no sábado. O outro único eagle do dia foi feito por Thiele, no buraco 5, de par 5, onde embocou da beirada do green, antes de fazer birdie no 6 e ser líder. Mas o paranaense fez três bogeys seguidos a partir do 9 e devolveu outra tacada no 13, para terminar o dia cinco atrás do líder.

Herik Machado também vinha fazendo uma volta histórica, com seis birdies para chegar a cinco abaixo, no dia no tee do 17. O menino, no entanto, errou um putt curto para fazer bogey no 17 e devolveu outra tacada no 18, para jogar 69. Mas ninguém fez mais birdies do que Nagata – oito no total, incluindo nos três buracos finais – a caminho de jogar 71.

Categorias – Na categoria com índex até 8,4, Pepê lidera com 10 abaixo, seguido por Nagata com oito abaixo e Herik com quatro abaixo. Na 8,5 a 14, Rodrigo Ribeiro piorou par 73, cinco tacadas a mais do que na estreia, mas ainda lidera, com três abaixo, seguido por Junio Audi Batista e José Montes Magalhães Junior, ambos com uma abaixo.

Na 14,1 a 22,1, João Victor Santos Batista tem 10 abaixo, contra seis abaixo de Huat Thart e uma abaixo de Henry Briggs. E, finalmente, na 22,2 a 32,9, jogada no sistema stableford, de soma de pontos, Fabiano Lima lidera com 82, contra 75 de Juan Soldano e 72 de João Facó. Após a rodada houve corte em todas as categorias com apenas os 36 primeiros entre os de handicap mais baixo, e os 12 primeiros e empatados das demais categorias classificando-se para a rodada final.

Feminino – Entre as mulheres, Lucia Guilger, a Barata (ao lado, no impacto), chegou a estar nove acima no seis primeiros buracos, mas conseguiu estancar a sangria de tacadas. Ela devolveu apenas mais uma no restante do dia, para jogar 82 e manter a liderança com 158 tacadas. Só que agora é seguida de perto pela paranaense Carol Yamada, que jogou sua segunda volta de 80 tacadas para somar 160 e ficar sozinha em segundo. Laura Caetano, de Brasília, jogou 82 e vem em terceiro, com 162. A paulista Carla Ziliotto jogou 81 e tem 163.

Na categoria feminina com handicap, Laura lidera com quatro abaixo, seguida por Carol, com duas acima e Luiza Caetano, irmã da líder, com quatro acima. A rodada desta segunda, com entrada franca, terá jogos a partir das 7 horas, com as mulheres começando às 8h30 e o último grupo dos homens, com Pepê, Garmendia e Gustavo, saindo para o campo às 11h30.

Escola – A terceira e última rodada será segunda, dia 21 de abril, quando a diretoria do Clube de Golfe, presidido por Féres Jáber, inaugura oficialmente a Escola de Golfe (ao lado)para jovens e crianças, concebida para promover o golfe como esporte de competição e lazer. Dia 21 de abril é o aniversário de fundação de Brasília, inaugurada e, 1960, e do enforcamento de Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, morto no Rio de Janeiro, em 1792.

23º Campeonato Aberto de Golfe de Brasília, que integra as comemorações dos 50 anos do Clube de Golfe de Brasília, é patrocinado pela Polares Investimentos e ALJN Consultoria Empresarial e organizado pela Federação Centro-Oeste/ Nordeste de Golfe, com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados