Aberto de Brasília: Tsukazan, do Damha, é o melhor brasileiro em campo

20/04/2013


Argentino faz única volta abaixo do par da semana e lidera por 4 tacadas de vantagem


Tsukazan: jogando duas abaixo em dez buracos, antes de entregar a liderança do golfe em Brasília
Tsukazan: jogando duas abaixo em dez buracos, antes de entregar a liderança do golfe em Brasília

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Bogeys nos dois buracos finais custaram a Ivan Tsukazan, do Damha Golf Club, de São Carlos (SP) a liderança do 30º Campeonato Aberto de Golfe de Brasília, que teve sua segunda rodada disputada neste sábado no Distrito Federal. Ivan jogou 75 (+3) para somar quatro acima em 36 buracos e ceder a liderança para o argentino Juan Ignacio Garmendia, que jogou 71 (-1), única volta abaixo do par da semana, para ficar sozinho em primeiro, com 144 tacadas, o par do campo.

Clique aqui e veja uma centena de fotos exclusivas da rodada de sábado

Tsukazan e o argentino começaram o dia empatados em primeiro, com 73 (+1) tacadas, mas o brasileiro se isolou na frente ao jogar uma abaixo de ida, graças a um eagle-2, que embocou de 110 jardas de distância com um wedge de 56º, no buraco 6, de 456 jardas. O jogador do Damha ainda fez um birdie no 10, para ficar duas abaixo no dia, mas começou a perder a liderança com um duplo bogey no 12.

Consistência – Ivan ainda fez três bogeys nos seis buracos finais, lamentando a falta de consistência com o driver e ferros médios e longos. “Só estou me sentindo confortável a partir das 100 jardas para o green”, diz Ivan, que foi vice-campeão em Brasília, em 2012, quando o evento não contava ainda com jogadores internacionais. Esse é o primeiro torneio válido para o ranking brasileiro que Ivan disputa este ano.

Garmendia, de 21 anos, quinto colocado do ranking argentino, está muito mais treinado e em ritmo de jogo do que o brasileiro, depois de ter jogado 15 torneios do ranking argentino em 2013. Garmendia começou o dia empatado em primeiro com Tsukazan, virou a metade do campo perdendo por uma, mas reagiu ao jogar uma abaixo de volta. Garmendia, que tem handicap +3 e pretende se profissionalizar em 2015, fez um eagle, quatro birdies e cinco bogeys. Ele só devolveu uma tacada nos nove buracos finais, onde descontou cinco tacadas do brasileiro.

Destaques – Juan Pablo Suarez, da Bolívia, que começou o dia uma atrás dos líderes, jogou 75 para somar cinco acima e ficar sozinho em terceiro. Empatados em quarto, com sete acima, estão Walter Nunes de Souza, revelação do Clube de Golfe de Brasília, que jogou 73, o segundo melhor resultado do dia, e o americano Clay Hamlin, radicado em Londrina, que jogou 75, com apenas um birdie no dia.

O carioca Daniel Kenji Ishii jogou uma abaixo até o buraco 10 e oito acima nos oito restantes, incluindo um triplo bogey no 17, de par 3, que o tirou do pelotão deste domingo, quando será jogada a volta final, coincidindo com o aniversário de 53 anos de Brasília. Kenji terminou o dia com 77 tacadas e oito acima do par no total.

O gaúcho Paulo Davis vem em sétimo, com nove acima, seguido por três jogadores: o gaúcho Octavio Villar, o Fanta; o carioca Cristian Barcelos, de Japeri; e o paulista Mário Sadao Kimura, do Damha, todos em oitavo, com dez acima.

Feminino – Entre as mulheres, Lucia Guilger, a Barata, jogou 79, única volta abaixo de 80 da categoria, para subir para o segundo lugar, com 162 tacadas, uma atrás de Ruriko Nakamura, líder desde o primeiro dia, que jogou 81 e soma 161. Carla Ziliotto vem em terceiro, com 166 tacadas. As três são paulistas e as três primeiras colocadas do ranking brasileiro.

O campeonato organizado pela Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe (Fecong) celebra o aniversário de Brasília, comemorado no dia 21 de abril, e desde o ano passado faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal. A rodada final acontece neste domingo. O último grupo de jogadores entrará em campo às 11h09 e concluirá a partida por volta das 15h30.

Patrocinadores – O 30º Aberto de Brasília conta com o patrocínio de Polaris Investimentos e apoio da American Airlines, Aquarela Centro de Ortodontia, ALJM Consultoria Empresarial e Laboratórios Sabin. O evento é organizado pela Fecong, a Federação Centro Oeste de Golfe, e tem o apoio institucional da Confederação Brasileira de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados