Aberto de São Paulo: Pepê lidera e coloca pressão em Conrado

18/08/2012


Com os resultados do primeiro dia, paulista ficaria com a vaga para o Mundial Amador


Pepê: liderança isolada do maior torneio de golfe de São Paulo, em buca de vaga para o Mundial Amador
  Pepê: liderança isolada do maior torneio de golfe de São Paulo, em buca de vaga para o Mundial Amador

por: Ricardo Fonseca

O paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, fez sua parte em seu duelo com o gaúcho Leonardo Conrado pela vaga para o Mundial Amador destinada ao número 1 do ranking brasileiro de golfe após o 63º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, no Clube de Campo. Apesar de um duplo bogey no 16, Pepê jogou 70, uma abaixo do par, e assumiu a liderança isolada do torneio, onde só a vitória pode lhe recolocar na liderança do ranking nacional que perdeu para o gaúcho no Amador do Brasil.

Clique aqui e veja dezenas de fotos exclusivas da primeira rodada

Clique aqui para acompanhar os resultados do torneio em tempo real

Conrado não fez a parte dele. Precisando apenas terminar sozinho em sexto ou melhor -independente do resultado de Pepê -, para continuar como número 1 do Brasil e ir ao Mundial, o gaúcho jogou 75, quatro acima, para empatar na nona colocação. Na última vez que jogaram no Clube de Campo, em julho, no Amador do Brasil, Conrado terminou em quinto (76-70-69-71) e Pepê em 14º (76-75-70-79).

Liderança – Pepê começou a volta desta sexta com um bogey no buraco três, um par 5 longo e em subida, mas reagiu com quatro birdies nos nove buracos seguintes. Ele fez seu segundo bogey do dia no 13, um par 5 em descida e curva para a direita, mas voltou a três abaixo no dia com novo birdie no 14, um par 4 bem curto. O duplo bogey no 16, impediu que Pepê estreasse com uma vantagem ainda maior.

Dois veteranos dividem a segunda colocação, com 71 tacadas, o par do campo: Roberto Gomez, que comemora 40 anos de golfe nesta temporada e que já provou que continua favorito quando joga em casa ao ser o quarto colocado do Amador do Brasil (70-69-72-73), e o gaúcho Paulo Davis. Roberto fez três birdies e três bogeys, enquanto Davis fazia cinco birdies, um duplo bogey e três bogeys.

Destaques – Marcelo Giumelli, do Broa Golf Resort, vem em quarto, com 72, empatado com Daniel Kenji Ishii, campeão do Aberto do Rio deste ano. Os três jogadores empatados a seguir, em sexto, terminaram a rodada em grande estilo: Joaquim Marques, do São Fernando, e Clay Hamlin, do Royal Golf, do Paraná, fecharam a volta com birdies consecutivos, enquanto Thomas Mantovanini, do São Paulo, fechou o dia com eagle no 18.

O gaúcho Arthur Lang, quarto do ranking brasileiro, não teve a mesma sorte. Ele vinha disputando as primeiras colocações antes de fazer em duplo bogey no 15 e outro no 18, para jogar 75, quatro acima, com cinco birdies em sua volta. Ele divide a posição com Conrado, o local Joakim Thrane, e com os juvenis Homero Toledo (PR) e Thiago Masini, do São Paulo.

Ivan Tsukazan, do Damha é um dos empatados em 15º, ao lado do juvenil Kevin Liu da Silva e Luiz A. P. Almeida, do São Paulo; Carlos Cândido, diretor de golfe do Clube de Campo; e André Tourinho, do Rio. Tourinho, Mantovanini e Luis Jacintho, que estreou em 23º, com 78, estão entre os brasileiros que atuam no exterior e estão sendo observados para outra das vagas para o Mundial Amador. A terceira e última já pertence ao paulista Rafael Becker, tricampeão brasileiro de golfe.

Feminino – Entre as mulheres, Lúcia Guilger, a Barata, número 1 do ranking brasileiro de golfe, que joga pelo São Fernando, mas fez carreira no Clube de Campo, jogou 75 para abrir duas tacadas de vantagem sobre Ruriko Nakamura, do Terras de São José Golf Club, de Itu, número 3 do Brasil. A juvenil Júlia Shin, de Campinas, com 79, vem sozinha em terceiro.

A paulista Nathalie Silva, campeã brasileira, não começou bem e vem apenas em sétimo, com 83, atrás de Andrea Arruda e Lili Ramenzoni, que dividem o quarto lugar, com 80, e de Viviam Golombek, que jogou 81.

Espírito Olímpico – Como vem fazendo desde o início da temporada, a Federação Paulista de Golfe, além dos prêmios tradicionais, vai das os melhores de cada categoria medalhas de ouro, prata e bronze, já dentro do espírito olímpico que prepara a volta do golfe aos Jogos Olímpicos a partir de 2016, no Rio de Janeiro.

O 63º Aberto do Estado de São Paulo, que está sendo jogado até domingo, é organizado pela Federação Paulista de Golfe e pelo Clube de Campo de São Paulo, com apoio do Portal Brasileiro do Golfe e da revista Golf & Turismo, líder de mercado em seu setor. A Federação Paulista tem entre seus patrocinadores e parceiros a Embrase Segurança e Serviços, a RNA Automovive e a Air Liquide.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados