Aberto de São Paulo: Pepê mantem liderança e Conrado se complica

19/08/2012


Paulista depende só dele para voltar a ser o número 1 e conquistar vaga para o mundial


Pepê: líder desde o primeiro dia do maior torneio de golfe paulista e mais perto da vaga para o Mundial
  Pepê: líder desde o primeiro dia do maior torneio de golfe paulista e mais perto da vaga para o Mundial

Clique e veja álbum com fotos exclusivas do segundo dia

por: Ricardo Fonseca

Com uma volta de 77 tacadas, seis acima do par, neste sábado, o gaúcho Leonardo Conrado, número 1 do golfe brasileiro, caiu para o 15º lugar do 63º Aberto de Golfe do Estado de São Paulo, com dez acima do par no total, e dificilmente poderá terminar entre os seis primeiros, resultado que o manteria como líder do ranking, sem depender de mais ninguém e garantiria sua classificação para o Mundial Amador da Turquia, em outubro. As cartas estão agora nas mãos do paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, número 2 do Brasil, que lidera o torneio desde o primeiro dia e precisa vencer para voltar a ser número 1 e ficar com a vaga para o Mundial.

Depois de jogar 70 (-1), o único resultado abaixo do par na volta de abertura, Pepê começou a sentir a pressão que se transferiu de Conrado para ele. O paulista chegou ao buraco 13 deste sábado com uma abaixo do par, mas deu uma “papa” da beira da raia desse par cinco, para fazer um duplo bogey que o deixou grogue por algum tempo. Pepê faria mais três bogeys seguidos, antes de fechar a volta com birdie no 18, somar 74 e se manter isolado em primeiro com duas acima no total.

Ameaça – Com apenas uma tacada de vantagem, Pepê entra em campo neste domingo, no Clube de Campo, ameaçado por pelo menos sete jogadores que estão até quatro tacadas atrás. A começar pelo favorito local Roberto Gomez, que fez dois birdies nos últimos cinco buracos para também jogar 74 e empatar em segundo com o gaúcho Paulo Davis, que vinha duas abaixo no tee do 13, antes de terminar com mais um 74 e ser outro a somar três acima do par.

Mas os meninos do Rio também entraram nessa disputa. Cristian Barcellos, de Japeri, que acaba de conquistar o Brasileiro Juvenil, jogando três abaixo nos nove buracos finais para marcar 70, a melhor volta do dia e subir para o quarto lugar, com 147 tacadas, cinco acima e três atrás do líder. Ele divide a posição com Daniel Kenji Ishii, de Teresópolis, campeão do Aberto do Rio deste ano, que jogou 75 neste sábado, com dois duplos bogeys.

Destaques – Correndo por fora estão três jogadores empatados em quinto, com 148 tacadas, seis acima e quatro atrás do líder: Ivan Tsukazan, do Damha, que depois de embocar cinco birdies fechou a volta com dois bogeys seguidos para jogar 72; Marcelo Giumelli, do Broa Resort, que jogou 72 na estreia e 76 no sábado; e Clay Hamlin, do Paraná, que fez duas voltas de 74 sob o cronômetro dos juízes, mas não foi advertido de que poderia ser penalizado por seu jogo lento.

Já os três brasileiros que atuam no exterior e estariam sendo observados para concorrer à terceira e última vaga para o Mundial Amador podem se dar por felizes por ninguém da área técnica da Confederação Brasileira ter se dado ao trabalho de ir observá-los no último torneio antes da escolha da equipe. O carioca André Tourinho (76-76) e o paulista Thomas Mantovanini (74-78) estão empatados em 15º lugar, com dez acima, enquanto Luiz Jacintho (78-77) vem logo atrás, em 18º.

Feminino – Entre as mulheres, Lúcia Guilger, a Barata, comemorou seu aniversário jogando 78, três tacadas a mais do que na estreia, mas o suficiente para se manter líder, com 153 tacadas, só que agora empatada com a juvenil Júlia Shin, de Campinas, que fez quatro birdies para 74, a melhor volta do dia e de todo o torneio feminino até agora. E vão duelar pelo título neste domingo, já que Ruriko Nakamura, a terceira colocada, vem nove tacadas atrás depois de jogar 84.

Como vem fazendo desde o início da temporada, a Federação Paulista de Golfe, além dos prêmios tradicionais, vai das os melhores de cada categoria medalhas de ouro, prata e bronze, já dentro do espírito olímpico que prepara a volta do golfe aos Jogos Olímpicos a partir de 2016, no Rio de Janeiro.

Universitários – Começou também neste sábado a disputa da primeira etapa do Circuito FAAP de Golfe Universitário, que será jogado em 36 buracos. Estão em campo 21 golfistas de 12 instituições de ensino, sendo que alguns, como é o caso de Pepê, participam também do Aberto de São Paulo. Os demais, que jogam apenas o Universitário, vão a campo logo após o último grupo do dia.

O 63º Aberto do Estado de São Paulo, que está sendo jogado até domingo, é organizado pela Federação Paulista de Golfe e pelo Clube de Campo de São Paulo, com apoio do Portal Brasileiro do Golfe e da revista Golf & Turismo, líder de mercado em seu setor. A Federação Paulista tem entre seus patrocinadores e parceiros a Embrase Segurança e Serviços, a RNA Automovive, Air Liquide e Azul Linhas Aéreas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados