Aberto de São Paulo: Pepê vai ao Damha defender título

15/08/2013


Fanta, Conrado e Ishii disputam liderança do ranking brasileiro. Barata busca o bi


Barata e Pepê: em campo para defender seus títulos num dos torneios de golfe mais antigos e importantes do Brasil
Barata e Pepê: em campo para defender seus títulos num dos torneios de golfe mais antigos e importantes do Brasil

Apesar de ter praticamente abandonado o golfe competitivo depois de ter sido cortado da equipe brasileira da Los Andes de 2012, por telefone, pelo “coach” inglês do Brasil, Pedro da Costa Lima, o Pepê, vai ao Damha Golf Club, em São Carlos, de sexta a domingo desta semana, para defender seu título no 63º Aberto do Estado de São Paulo, em boa forma e disposto a lutar pelo bicampeonato. Pepê gosta de jogar no campo do Damha, intensificou seus treinos nas últimas semanas e vem de um título no Aberto do Aberto Quinta do Golf, há duas semanas, onde venceu de virada ao marcar 70 na volta final.

A motivação, porém, não é a mesma do ano anterior, no Clube de Campo, onde Pepê, do São Paulo GC, duelou com o gaúcho Leonardo Conrado, do Porto Alegre CC, pelo posto de número 1 do Brasil e por uma vaga para o Mundial. Pepê ganhou o torneio juntamente com o direito de ir ao Mundial e à Los Andes, mas após ser abruptamente impedido de defender o Brasil no segundo torneio, reduziu o ritmo e tem jogado apenas nos eventos que lhe dão prazer.

Liderança – Por outro lado, Leonardo Conrado, que também reduziu o ritmo após a Los Andes, para se dedicar mais à família e aos filhos pequenos, chega disposto a terminar a semana novamente como número 1 do Brasil. O também gaúcho Octávio Villar, o Fanta, ainda é o número 1 do ranking brasileiro de golfe, com 15 pontos de vantagem sobre Conrado, mas esta diferença terá praticamente desaparecido quando entrarem em campo, pois Fanta defende 23 pontos no torneio, com 12 de Leonardo. Assim, quem terminar na frente, assume a liderança do ranking.

Quem também, pode terminar a semana como número 1 do Brasil é Daniel Kenji Ishii, do Teresópolis, o número 3 do Brasil, que defende 20 pontos nesse torneio, o que o deixa praticamente empatado com Conrado e Fanta. Há ainda um forte grupo de jogadores da casa comandado por Ivan Tsukazan, oitavo do ranking brasileiro – ou quarto se considerarmos apenas os jogadores que moram no país, além de Marcos Negrini e João Paulo Carlos da Silva.

Destaques –
Outros destaques são Luiz Jacintho, de Bauru, que acaba de ficar à frente de metade dos profissionais em campo na etapa do Terras de São Jose GC, de Itu, do Mini Tour Profissional de Golfe; os juvenis Matheus Balestrin, do Porto Alegre CC, e Paulo Mattos, do Vista Verde; Thor Salen, do Itanhangá; e Marcelo Giumelli, do Broa, entre muitos outros.

Richard Conolly, do São Fernando GC, também estará em campo para defender seu título de melhor sênior do torneio, conquistado em 2012. O desafio agora é maior já que será o primeiro Aberto de São Paulo que Roberto Gomez, do Clube de Campo, vice-campeão geral do torneio 2012, disputa na nova categoria. Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, que é tricampeão brasileiro sênior e campeão sênior de Portugal, é outro favorito ao título.

Feminino – Entre as mulheres, o Aberto de São Paulo reúne as três primeiras colocadas do ranking brasileiro amador: Lúcia Guilger, a Barata, do Clube de Campo, a número 1, que conquistou o torneio mais importante de São Paulo pela primeira vez em 2012, e vai em busca do bicampeonato; Carla Ziliotto, do Arujá, a número 2; e Ruriko Nakamura, do Terras de São José GC, terceira da lista. Apesar de Carla não defender pontos na competição, ela não tem como superar Barta em pontos nesta competição.

Outros destaques são as juvenis Julia Shin, Giovanna Hirata Yabiku do CG Campinas; Andrea Arruda, do São Fernando; Camila Spadoni, do Ipê; Cristina Rosel, do Damha; Esther Lee, do Terras de São José; Ivete Aoki e Cristina Takano, do Arujá; e Isabel Pires, do Portal Japy.

Categorias – Além das categorias principais, haverá disputas com handicap nas categorias masculina com índex até 8,5; de 8,6 a 14,0; de 14,1 a 19,4 e de 19,5 a 25,7. Entre as mulheres as categorias de handicap são as com índex até 16 e de 16,1 a 25,7. Todas em 54 buracos. As categorias pré-sênior e sênior jogam apenas sábado e domingo, em 36 buracos.

No domingo, participarão da rodada final apenas os 30 jogadores mais bem colocados no masculino e as 18 primeiras colocadas na categoria feminina. Também há corte para as categorias de handicap, jogando apenas os 12 primeiros colocados no masculino com handicap índex até 8,5; e as 12 primeiras colocadas na categoria feminina com handicap índex até 16,0.

Sisgolfe – Os resultados da competição estarão disponível no site da Federação Paulista de Golfe – www.fpgolfe.com.br – através do programa Sisgolfe, desenvolvido pela entidade para atender gratuitamente aos clubes filiados. A programação social contará com coquetel de encerramento no domingo, dia 18, quando será feita a entrega de prêmios.

O 63º Aberto do Estado de São Paulo, organizado pela Federação Paulista de Golfe, tem apoio do Portal Brasileiro do Golfe que vai premiar o campeão e a campeã geral com caixas de bola Srixon.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados