Aberto do Arujá: Navarro e Ronaldo dividem título após escurecer

23/09/2013


Entre os amadores, o juvenil Pedro Nagayama conquista seu primeiro título estadual


Navarro e Ronaldo dividem título do Aberto de Golfe do Arujá, o mais tradicional torneio profissional de um clube brasileiro
Navarro e Ronaldo dividem título do Aberto de Golfe do Arujá, o mais tradicional torneio profissional de um clube brasileiro

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Um birdie no buraco final, onde chegou perdendo por duas tacadas, contra um bogey do adversário, que errou um putt curto, traído pelo nervosismo, fez com que Ronaldo Francisco, patrocinado pela YKP e profissional número 1 do Brasil, arrancasse um empate de Felipe Navarro, o mais novo profissional da equipe do São Paulo GC, no encerramento do 37º Torneio Aberto do Arujá Golfe Clube, neste domingo. Os dois terminaram os 72 buracos regulares quando já escurecia em Arujá (SP) e tiveram tempo de jogar apenas um buraco de desempate, que terminou empatado com os dois fazendo o par, antes de dividir o título e o prêmio, com cada um levando R$ 7,1 mil dos R$ 45 mil oferecidos pelo Aberto do Arujá, que teve patrocínio da Honda, NGK/NTK, Itaú, Hoss, Marítima e Panasonic.

Aguarde álbum de fotos do torneio

Os últimos grupos dos profissionais entraram em campo com meia hora de atraso, depois que uma tempestade com rios interrompeu o jogo no começo da tarde. Navarro, que assumiu a liderança no segundo dia, ao jogar 66, a melhor volta da semana, chegou à volta final com oito abaixo do par e uma à frente de Ronaldo e de Rodrigo Lee, que como o número 1 do Brasil é membro do PGA Tour Latinoamérica. Mas enquanto Navarro abria a volta com cinco pares consecutivos, Ronaldo fazia birdies no 2 e no 4, para assumir a liderança temporária.

Virada – O jogo mudou no buraco 6, quando Ronaldo bateu o drive para fora do campo e fez um duplo bogey, contra bride de Navarro, que havia deixado o segundo tiro a um palmo do buraco. A partir daí, Navarro se manteve na frente até o buraco final, onde chegou com dez abaixo e vencendo por duas, depois de ter feito birdie no 17, com mais uma bola dada.

Já eram quase 18 horas e escurecia no primeiro dia da Primavera, quando Navarro e Ronaldo chegaram com a segunda no green do 18, um par 4. Mas enquanto Ronaldo metia um putt longo para jogar 70, sua quarta volta consecutiva abaixo do par e fechar a semana com nove abaixo, Navarro deixava seu primeiro putt curto, a meio metro do buraco, e na hora de conquistar o segundo título de sua carreira, respirou fundo mas deu um “gancho” de putter que nem tocou o buraco, jogou 71 e também somar nove abaixo, observado pelo pai, Rafael Navarro, um dos mais importantes profissionais da história do golfe brasileiro, que veio do Rio de Janeiro para ver o filho jogar.

Empate – Rogério Bernardo, patrocinado por Viracopos, que fez três birdies nos seis primeiros buracos para liderar boa parte da rodada, com nove abaixo do par, perdeu a chance de conquistar seu primeiro grande título profissional ao jogar uma bola fora de campo no 14 e fazer o duplo bogey do qual jamais se recuperou. Ele jogou 70, para ser o segundo e último com quatro voltas abaixo do par na semana, somar sete abaixo e empatar em terceiro.

Rogério dividiu o terceiro lugar com Rafael Barcellos, do São Paulo GC, que fez quatro birdies seguidos no final da primeira metade do campo para também ser líder em parte da rodada, com oito abaixo do par. Mas um bogey no 17, um par cinco, onde errou o green das 50 jardas, lhe custou o segundo bogey do dia e a chance de lutar pelo título, ao jogar 69, a melhor volta do domingo.

Destaques – Barcellos e Rogério dividiram ainda o terceiro lugar com Rodrigo Lee, líder do primeiro dia, que fez birdies no 14 e no 15 para chegar a sete abaixo, mas não conseguiu embocar os putts no 17 e no 18 que teriam lhe dado o terceiro lugar isolado. Jogou 72 para ser o terceiro a terminar a duas tacadas dos campeões. Só os cinco primeiros terminaram a semana abaixo do par.

O paranaense Marcos Silva, patrocinado pela Bueno Wines, jogou 70 para terminar em sexto, com 189 tacadas, uma acima do par, seguido por Pablo de la Rua, que igualou a melhor volta do dia, com 69, e fechou a semana com 291 tacadas, três acima. Guilherme Oda, do Damha Golf Club, ficou em oitavo, outra tacada atrás, seguido por Claudio Oliveira, do PL, com 295, e por Alex Leite, o outro líder do primeiro dia, que terminou em décimo, com 297, depois de jogar 80 na volta final.

Amadores – Entre os amadores, o juvenil Pedro Nagayama, do São Fernando, fez três birdies para jogar 74, duas acima do par e melhor volta da semana, somar 151 tacadas e vencer por cinco de vantagem. Este foi o primeiro título estadual da carreira de Pedro, para orgulho do pai, Mario Nagayama, dono da rede de restaurantes japoneses que leva o nome da família, que também participou do torneio e terminou em décimo na mesma categoria do filho.

Ivan Tsukazan, do Damha, o número 2 do São Paulo, jogou duas voltas de 78 para ser o vice-campeão, com 156 tacadas, e ser o segundo e último a quebrar 80 na volta final. Em terceiro, outra tacada atrás, terminou Sang Park, do Paradise, que teve seus três filhos jogando no torneio. Donizete de Souza, de São José, terminou a seguir, com 159, empatado com seu companheiro de clube, Rogério de Oliveira. Ricardo Pinto, também de São José, ficou em sexto, com 160.

Categorias – Park levou o título da categoria com índex até 8,5, com 141 tacadas, três abaixo de seu handicap, ao virar o jogo sobre Rogério Oliveira, líder do primeiro dia, que terminou em uma abaixo. Luiz Miyagi ficou em terceiro, com uma acima (145).

Na 8,6 a 14, venceu Walter Calegari, do Arujá, no desempate contra Elias Marcondes Santos, seu companheiro de clube, ambos com 136 tacadas, oito abaixo do par. Victor Pinto, filho de Ricardo Pinto, ficou em terceiro com seis abaixo, no desempate contra João Carlos Ziliotto.

Na 14,1 a 19,1, Ricardo Satoshi Kobayashi, do Arujá, venceu com 134, dez abaixo de seus handicap, contra oito abaixo de Guilherme Jacone, do Golfe Nota 10. Adiston Ramos, de São José, levou o troféu de terceiro lugar no desempate contra Genival Viana, do Paradise, ambos com 137, sete abaixo.

Patrocínio – 37º Torneio Aberto do Arujá Golfe Clube teve patrocínio da Honda, NGK/NTK, Itaú, Hoss, Marítima e Panasonic. O torneio foi uma realização do Arujá Golf Club, com organização da Federação Paulista de Golfe (amadores) e PGA do Brasil (profissionais) e valeu pontos para o ranking paulista de amadores e de profissionais, da PGA do Brasil. O torneio teve apoio da revista Golf & Turismo e do Portal Brasileiro do Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados