Aberto do Arujá: Ronaldo busca tricampeonato esta semana

16/09/2015


Lovelady será a primeira mulher a jogar num torneio profissional masculino no Brasil


Ronaldo, acima, em busca do tricampeonato; e Lovelady, abaixo, fazendo história no golfe brasileiro
Ronaldo, acima, em busca do tricampeonato; e Lovelady, abaixo, fazendo história no golfe brasileiro

por: Ricardo Fonseca

Ronaldo Francisco, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, que busca o tricampeonato e seu quarto título em seis anos, depois de ter vencido o torneio em 2010, 2013 (dividindo o título com Felipe Navarro) e 2014, é um dos destaques do 39º Aberto do Arujá, que vai ser jogado de quinta a domingo desta semana, por 55 jogadores e com uma novidade: a profissional Victoria Lovelady, do São Fernando, que jogar sua segunda temporada no LET, o Tour Europeu Feminino, e será a primeira mulher a jogar e tentar passar o corte num torneio profissional masculino no Brasil.

São raras as mulheres que já jogaram e passaram o corte em torneios profissionais masculinos. A primeira foi a americana Baby Zaharias, em janeiro de 1938, no Los Angeles Open, do PGA Tour, onde não passou o corte. Em 1945, Zaharias voltou a jogar no Los Angeles Open e desta vez passou o corte após 36 buracos – a única mulher a conseguir esse feito na história -, mas ficou no corte seguinte, de 54 buracos.

Seis décadas depois de Zaharias ter se tornado a primeira mulher a jogar num torneio masculino, Annika Sorenstam, Suzy Whaley e Michelle Wi repetiram seu feito. Annika, então número 1 do mundo, jogou por convite no Colonial de 2003, no Texas, e não passou o corte. Whaley venceu o torneio regional do PGA of American de Connecticut, em 2002, classificando-se para o Greater Hartford Open de 2003, do PGA Tour. Ela conseguiu a vaga jogando dos tees vermelhos (a 6.239 jardas contra 6.938 dos adversários), mas no Hartford jogou dos tees de trás e não passou o corte. Michelle jogou em oito torneios masculinos entre 2004 e 2008 e não passou o corte em nenhum.

Destaques – Outros destaques do Aberto do Arujá serão Rafael Barcellos, mais um integrante da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, que tenta voltar ao circulo dos campeões, motivado pelo patrocínio assinado em março. Barcellos terminou 2014 como o número 2 do Brasil, atrás apenas de Daniel Stapff, outro integrante da equipe YKP/Azeite 1492, que joga no PGA Tour LA e tirou a semana de folga para se preparar para o Aberto do Brasil da próxima semana. Rogério é o número 3 do ranking brasileiro.

Também estão entre os favoritos ao título Rogério Bernardo e Rodrigo Lee, que jogam no PGA Tour LA e também estarão no Aberto do Brasil, no Itanhangá. Rogério venceu o Aberto do  Arujá em 2012, seu primeiro título profissional, e foi o primeiro colocado da seletiva para o PGA Tour LA deste ano, o que lhe garantiu um cartão integral do circuito.

Vários profissionais que se mantém em atividade jogando em mini tours no Brasil também são fortes concorrentes ao título, como Pablo de la Rua, Lorenzo de la Rua e Phillip Gasnier, entre muitos outros. Entre os seniores, que disputam uma competição à parte, o favorito é Acácio Jorge Pedro. Sábado e domingo, será jogada a competição amadora do Aberto do Arujá, em 36 buracos.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados