Aberto do Brasil: com desistências, aumenta para 32 o número de brasileiros na competição

21/09/2016

Entraram mais quatro jogadores da seletiva de 2ª feira. Cinco ex-campeões estarão em campo

 

Rafa Becker comemora o putt que lhe deu o título do Aberto do Brasil de golfe de 2014

por Ricardo Fonseca

Com algumas desistências de ultima hora, aumento de 28 para 32 o número de brasileiros que irão disputar o 63º Aberto do Brasil, torneio válido para o PGA Tour Latinoamérica, terceira divisão do PGA Tour, de quinta-feira a domingo, 22 a 25 de setembro, no campo olímpico de golfe do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Entre as mudanças ao término da confirmação das inscrições que deveria ser feitas até o final da tarde desta sexta, no próprio local de jogo, quatro novas vagas foram abertas na seletiva de segunda-feira, que classificou 14 (antes eram 10) jogadores para o maior torneio do Brasil.

As novas vagas da seletiva de segunda-feira classificaram os jogadores que haviam terminado de 11º a 14º lugar: Daniel Barbetti, da Argentina que jogou 76 (+5); o profissional Guilherme Richers (76) e o amador Bernardo Willemsens (77), do Brasil; e Bernardo Suárez, da Venezuela (79). No total haverá 127 jogadores de 18 países em campo – incluindo seis amadores brasileiros – sendo 38 dos EUA, 32 do Brasil e 19 da Argentina. Os demais países representados são Colômbia (8 jogadores), Venezuela (5), Canadá (3), Austrália (2), Chile (2), e Bolívia, Espanha, Finlândia, França, Honduras, Inglaterra, Panamá, Perú e República Dominicana, com um cada.

Ex-campeões – Com a ausência de Alexandre Rocha, que está disputando um cartão para o PGA Tour, esta semana, nos EUA, haverá cinco ex-campeões do Aberto do Brasil – sendo quatro brasileiros – em campo, com destaque para Rafa Becker, revelado no São Fernando GC, mesmo clube de Rocha, que venceu um ano antes, em 2014. Também jogam o argentino Clodomiro Carranza (campeão em 2012), Rafa Barcellos (2008), Philippe Gasnier (2004) e Ruberlei Felizardo (1996).

O forte grupo de jogadores internacionais inclui sete jogadores vencedores do oito dos 11 torneios do PGA Tour LA jogados este ano, com destaque para o americano Nathan Lashley, que vem de dois títulos seguidos, no San Luis Championship, no México, e na Copa Diners Club International, no Equador, na última semana e chega como o nº 1 do ranking. O argentino Augusto Núñez, segundo do ranking, que venceu o Flor de Caña Open, na Nicarágua, no começo do mês, é outro que está em plena forma.

Mais vencedores – Os demais vencedores de torneios do PGA Tour LA em campo são todos dos EUA: Martin Trainer (8º do ranking), venceu o Mazatlán Open, no México; Timothy O’Neal (11º), o Casa de Campo Open, na República Dominicana – ele já venceu três vezes no circuito -; Sam Fidone (7º), o Honduras Open; John Young Kim (6º), o Guatemala Open; Anthony Paolucci (9º), o Abierto del Centro, na Argentina. Como se vê pelo ranking, que irá classificar os cinco primeiros no final da temporada para jogar no Web.com Tour em 2017, não basta vencer um torneio para estar entre os que terão direito ao acesso à segunda divisão do PGA Tour.

Há ainda três ganhadores de quatro torneios de 2015: Ricardo Celia, da Colômbia (Equador Open); Felipe Velázquez, da Venezuela (Honduras Open); e Tommy Cocha, da Argentina (Mazatlán Open e Abierto del Centro). Além de Becker, também vai jogar no Aberto do Brasil mais três campeões do circuito em 2014: o americano Michael Buttacavoli (República Dominicana Open); o americano Ty Capps (Roberto De Vicenzo Invitational); colombiano Marcelo Rozo (TAPP Open e também ganhador do Open de Argentina de 2013); e o argentino Jorge Fernández-Valdés (Abierto de Chile e também vencedor do Mundo Maya Open de 2013).

Em 2013 venceu ainda o mexicano José de Jesús Rodríguez (Roberto De Vicenzo e Colombian Classic). E além de Carranza, ex-campeão do Aberto do Brasil, há mais dois ganhadores de 2012, ano de estreia do circuito: os argentinos Alan Wagner (Roberto De Vicenzo Invitational) e Matías O’Curry (Colombia Open).

Brasileiros – Dos 32 brasileiros em campo, há apenas três membros do PGA Tour LA: Rodrigo Lee, que venceu um dos torneios classificatórios (Q-School) para a temporada 2016;  Daniel Stapff, que ficou entre os Top 60 do ranking de 2015 e manteve seu cartão; e Rafa Becker, que ganhou direito de jogar todos os torneios do segundo semestre na reclassificação das prioridades de inscrição feita no meio do ano. Lucas Lee joga como membro do Web.com Tour, status que mantém até o final do ano, apesar de ter perdido o cartão do PGA Tour.

Todos os demais jogam a convite dos organizadores ou classificados na seletiva de segunda-feira. Os 17 que ganharam convites são Rafa Barcellos, Rogério Bernardo, Helio Cacimiro, Ruberlei Felizardo, Fabio Ferreira, Ronaldo Francisco, Philippe Gasnier, Robinson Gomes, Odair Lima, Enzo Miyamura, Pedro Nagayama (amador), Felipe Navarro, Lucas Park (amador), Marcos Silva, Tiago Silva, Gustavo Teodoro e André Tourinho.

Pela seletiva de segunda-feira entraram 11 jogadores locais, pela ordem de classificação: Axell Dos Santos, João Corteiz, Alfredo Coelho, Jin Bo Ha (amador coreano radicado em São Paulo), Matheus Park (amador), Isael Ferreira Soto, Gabriel Schumacher, Eduardo Vasconcellos (amador), Anderson Namur, Guilherme Richers e Bernardo Willemsens (amador).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados