Aberto do Brasil: o campo do São Fernando é o desafio de todos

06/10/2011


Aproveitar as chances de birdie é fundamental para poder lutar pelo título esta semana


   São Fernando: um campo seletivo e justo, preparado por quem entrende de golfe de alto desempenho
    São Fernando: um campo seletivo e justo, preparado por quem entrende de golfe de alto desempenho

por: Ricardo Fonseca


Assista agora às entrevistas com alguns dos principais jogadores desta semana


Não é apenas por causa da qualidade de seu gramado que o São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), é considerado por muitos o melhor campo de golfe do Brasil. O que contribuiu para aumentar essa fama é o fato de o percurso do São Fernando, apesar de seletivo, ser justo com os jogadores. Em linguagem de golfe isso significa equilibrar diferentes níveis de dificuldade a cada dia de jogo, obrigando o jogador a usar os 14 tacos da bolsa, mas também permitindo que ele jogue para birdie em alguns buracos.

“O campo foi preparado para que o campeão jogue perto de 10 abaixo”, avalia Jaime Gonzalez, até hoje o profissional brasileiro com melhores resultados no circuito mundial e o head-pro do clube. “O campo vai ser jogado com umas 7 mil jardas”, diz Jaime, lembrando que a estiagem deixou as raias mais firmes, o que faz a bola rolar mais e deixa o campo relativamente mais curto. “Em compensação os greens tendem a ficar cada vez mais rápidos, e devem varia de 11 a 12 no stimpmeter, entre esta quinta e o domingo”, adverte.

Ciência – Mas é claro que o golfe e a preparação do campo não são uma ciência exata, e a entrada de chuvas e vento pode mudar tudo. “Temos dois ventos predominantes no São Fernando e, dependendo do vento ser forte ou fraco ou de sua direção, o campo muda muito” diz Jaime. “A chuva é outro fator a ser considerado, podendo mudar tudo durante os dias de jogo”, pondera o profissional que já terminou entre os 20 primeiros no British Open.

Cabe a quem prepara o campo avaliar todos esse dados a cada dia na hora de definir a posição dos tees e bandeiras. Um campo bem preparado é aquele que obriga o jogador a se defender nos buracos mais difíceis, sem deixá-los impossíveis de ser jogados, permite que se jogue para birdie em outros buracos, e equilibra a dificuldade dos demais, obrigando o jogador a ter um bom gerenciamento de jogo e habilidade para aproveitar cada situação.

Rough – Com o tempo seco em São Paulo nos últimos meses, o rough está baixo e não vai ser um desafio especial, ainda mais que no Tour das Américas ainda não é obrigatória a utilização de tacos como os novos grooves, restrições à forma e profundidade das ranhuras da face dos tacos que gera menos efeito (spin) na bola e já está em vigor nos principais circuitos profissionais do mundo. Mas o São Fernando já provou que não precisa de grama muito alta ao lado das raias para se defender. Que vença o melhor!

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados