Aberto do Brasil: Rio, 41 graus, é desafio para os melhores profissionais

25/09/2015


Comandados por Stapff e Rocha, 8 dos 28 brasileiros estréiam acima da linha de corte


Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492: sete birdies para ser o melhor brasileiro da estreia ao lado de Rocha
Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492: sete birdies para ser o melhor brasileiro da estreia ao lado de Rocha

Por: Ricardo Fonseca | Fotos: Thais Pastor

Numa quinta-feira em que a temperatura passou dos 41 º C, atingindo em pleno inverno as máximas que só costumam acontecer em pleno verão carioca, o 62º Aberto do Brasil, apresentado por Credit Suisse Hedging Griffo, que tem o Azeite 1492 como um de seus patrocinadores, começou com oito dos 28 brasileiros em campo estreando acima da linha de corte deste torneio do PGA Tour Latinoamérica que prossegue até domingo, no Itanhangá Golf Club, na Barra da Tijuca, com US$ 175 mil em prêmios, sendo US$ 31,5 mil para o campeão.

Daniel Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, e Alexandre Rocha, o brasileiro mais bem ranqueado do circuito, ambos membros do PGA Tour LA, foram os melhores jogadores da casa em campo, estreando em 14º lugar com 68 tacadas, três abaixo do par alterado de 72 para 71 do Itanhangá, uma vez que o buraco 5, de 461 jardas, normalmente um par 5, virou um difícil par 4 esta semana. Stapff e Rocha jogaram à tarde, quando as temperaturas estavam mais elevadas e alguns jogadores até se sentiram mal.

Destaques – Para Stapff foram sete birdies, cinco deles em seis buracos (14 ao 1; ele começou pelo 10), numa recuperação depois de ter aberto do dia com dois bogeys em buracos relativamente fáceis (11 e 13). O jogador da equipe YKP/Azeite 1492, fez mais dois bogeys, um deles num par 5, mas aproveitou os outros três buracos longos do campo. Para Rocha, foram seis birdies, aproveitando três dos quatro pares cinco, e três bogeys. Rocha precisa de um Top 10 esta semana, para entrar nos Top 20 do ranking e ficar isento da primeira das três fase da Q-School (seletivas) para o Web.com Tour.

Outros quatro brasileiros estão empatados com 22º lugar, com 69 (-2) tacadas, com destaque para Rafa Barcellos, outro membro da equipe YKP/Azeite 1492 que é o segundo do ranking brasileiro, logo atrás de Stapff. Dividem a posição com ele Rodrigo Lee, do PGA Tour LA, que chegou com 4 abaixo no buraco final, mas fez duplo bogey no 18 sem jogar a bola na água; Rafa Becker, que defendo o título ganho em 2014, no Gávea; e o amador André Tourinho, que começou com dois birdies em três buracos, subiu para uma acima e ainda terminou duas abaixo ao fazer três birdies nos cinco buracos finais.

Calor – Adilson da Silva, um dos dois brasileiros do ranking olímpico para os Jogos do Rio 2016, o mais novo contratado da equipe YKP/Azeite e grande estrela do torneio, jogou uma abaixo (70) para empatar em 34º lugar, com Felipe Navarro. Adilson, que costuma jogar com temperaturas elevadas em torneios do circuito sul-africano e asiático, onde atua, sofreu com o calor nos buracos finais, com dores de cabeça, enjôo e náuseas. Mesmo assim acertou os 18 greens, mas embocou pouco, fazendo dois birdies e um bogey em sua volta.

Mesmo passando mal, Adilson fez questão de atender os jornalistas, concedendo várias entrevistas, inclusive uma longa, especial, para a Fox, sobre os Jogos Olímpicos, antes de ir até a ambulância para ser medicado e voltar para o hotel. Ele também falou para uma tevê, jornais, sites especializados e uma rádio. Recuperado, Adilson jogará normalmente nesta sexta-feira.

Linha de corte – Três brasileiros jogaram 72, uma acima do par, e vem uma atrás da linha de corte, que está no par do campo: Ronaldo Francisco, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, Pablo de la Rua e Enzo Miyamura. Rogério Bernardo e Philippe Gasnier jogaram 73 (+2) e também estão ameaçados de corte. Eles precisam jogar abaixo do par nesta sexta, para se colocar entre os 55 primeiros e empatados que disputarão os prêmios no final de semana.

O colombiano Marcelo Rozo, é o líder isolado com 64 tacadas, sete abaixo do par, um resultado magnífico para quem jogou à tarde, debaixo do maior calor. Ele terminou uma à frente do canadense Wil Bateman e do americano Kent Bulle, que jogaram 65. Em quarto, com 66, empataram os americanos Martin Trainer e Harry Higgs e o colombiano Jaime Clavijo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados