Aberto do Brasil: Ronaldo Francisco lidera com oito abaixo

18/10/2013


Nº 1 do Brasil, patrocinado pela YKP, joga duas voltas de 65 tacadas. Gasnier cai para 6º


Ronaldo: primeira liderança no PGA Tour LA na carreira e primeiro corte do ano no circuito de golfe latinoamericano
Ronaldo: primeira liderança no PGA Tour LA na carreira e primeiro corte do ano no circuito de golfe latinoamericano

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

O profissional paulista Ronaldo Francisco, de 42 anos, número 1 do Brasil, patrocinado pela YKP, abriu e fechou a volta com birdies e fez mais dois no meio do caminho, numa volta sem bogeys, para jogar 65 pelo segundo dia consecutivo, somar oito abaixo do par e assumir a liderança isolada do 60º Aberto de Golfe do Brasil, apresentado por Credit Suisse Hedging-Griffo, torneio do PGA Tour Latinoamérica com US$ 150 mil em prêmios, que está sendo jogado no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro, com patrocínio da Embrase e YKP, entre outros. Ronaldo tem agora uma tacada de vantagem sobre os argentinos Paulo Pinto, que jogou 63 (-6), e Alan Wagner, que marcou 65, ambos com sete abaixo do par no total.

Veja os vídeos com os compactos das duas primeiras rodadas do Aberto do Brasil de 2013

“Vim ao Rio de Janeiro com bom ritmo de jogo e confiante, depois de ter vencido dois de meus últimos torneios”, conta Ronaldo, que salvou o par da banca nos poucos greens que errou durante a volta. “O forte de meu jogo foram os approaches e os putts”, diz Ronaldo, que passou o primeiro corte em torneios do PGA Tour La na temporada de 2013, um passo importante para tentar manter o cartão para o próximo ano.

Em sua segunda temporada no circuito, esta é a primeira vez que Ronaldo vai começar uma rodada como líder no PGA Tour LA. Em 36 buracos, Ronaldo fez apenas um bogey, contra um eagle e seis birdies, no campo de par 69 e 5.915 jardas do Gávea, que tem uma configuração peculiar: seis buracos de par 3, três de par 5, e nove de par 4.

O carioca Philippe Gasnier, líder do primeiro dia com 62 tacadas, sete abaixo e melhor volta do torneio até agora, piorou dez tacada nesta sexta-feira, ao jogar 72, três acima, e cair para o sexto lugar, com quatro abaixo e quatro atrás do líder. Gasnier fez quatro bogeys e três birdies, e vinha com boas chances de retomar a liderança até fazer duplo bogey no 16, o par 3 mais longo do campo, com 226 jardas, onde errou o green pela esquerda, não conseguiu entrar com a segunda e deu dois putts. Ele ainda jogou para eagle no 18 (ex-9) de par 5, mas deu três putts. O mesmo aconteceu no 13, outro par 5.

Alexandre Rocha, que estreou com 66 e jogava ao lado de Gasnier, e o mexicano José de Jesús Rodríguez, número 1 do PGA Tour LA, que completava o grupo, também tiveram voltas difíceis. Rocha jogou 71, duas acima, com birdie no 18, para cair de sexto para 24º lugar, com uma abaixo no total, empatado com o juvenil carioca Pedro Junqueira, campeão brasileiro até 18 anos, que jogou 67 e 70 e é o melhor amador dos três que passaram o corte no torneio. Os outros são o paranaense Luis Thiele e o carioca Duda Vasconcellos, que passaram o corte por uma, com duas acima.

Ao todo 11 brasileiros – oito profissionais e três amadores passaram o corte do torneio que classificou apenas os 63 jogadores empatados até a 55ª colocação, para jogar no final de semana em busca dos prêmios em dinheiro. Os demais brasileiros na final são Pablo de la Rua (par); Rafa Barcellos (+2); Tiago Silva (+2), Daniel Staff (+2) e Antônio Pereira (+3).

Quatro brasileiro ficaram fora por uma tacada, com destaque para Rafa Becker, que errou um putt de um palmo para birdie no 18, e Felipe Navarro, que jogava ao seu lado, e errou o putt para eagle de dois metros, também no 18 e fez apenas birdie, o que não bastou para chegar à final. Também ficou fora por uma o gaúcho Guilherme Antunes, o Camelo. O amador carioca Andre Tourinho jogou 74 e 69 e ficou fora por duas.

Neste sábado, as saídas serão de dois em dois jogadores, pelo tee do 1, com o último grupo indo a campo às 13h10. (Ronaldo e Pinto). Gasnier sai às 12h20.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados