Aberto do Brasil: torneio reúne elite das Américas

15/12/2010


Rafael Barcellos defende o título contra 46 brasileiros e 32 estrangeiros, no Paraná


Rafel Barcellos: Tentando se tornar o terceiro brasileiro a ter mais de um título do Aberto do Brasil
  Rafael Barcellos: tentando se tornar o terceiro brasileiro a ter mais de um título do Aberto do Brasil

O profissional gaúcho Rafael Barcellos, campeão da última etapa do torneio, em 2008, não terá uma tarefa fácil para defender seu título no 57º HSBC Aberto de Golfe do Brasil, de quinta a domingo, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Além do paulista Alex Rocha, o mais novo integrante do PGA Tour, o número 1 do Brasil em 2008 vai enfrentar boa parte da elite do golfe sul-americano, sendo 44 brasileiros e 33 estrangeiros, onde se destacam muitos jogadores de ponta do Tour das Américas.

Entre os brasileiros, além de Rafa e Rocha, os destaques são os paulistas Ronaldo Francisco, o número 1 do Brasil, que está invicto no Brasil, em 2010; e Ruberlei Felizardo, campeão do Aberto do Brasil de 1996. O paranaense Eduardo Pesenti, que venceu o Aberto do Brasil de 1995, ainda como amador, antes de virar profissional, é o outro único ex-campeão em campo, mas jogando novamente como amador. Outros candidatos ao título são Marcos Silva, João Corteiz, Vinicius Muller e Fabiano dos Santos.

Estrangeiros – Dos 32 estrangeiros, metade vem da Argentina. Há ainda nove paraguaios, três colombianos e um jogador do Chile, México, Peru e Estados Unidos. Desses, 22 acabaram de jogar o Aberto da Argentina, torneio que encerrou o Tour das Américas de 2010, sendo que 13 deles, incluindo Ronaldo, Marcos Silva e Rafa Barcellos passaram o corte no Jockey Club de Buenos Aires.

Três argentinos campeões de quatro torneios do TLA em 2011 se destacam do grupo, a começar por Sebastian Fernandez, número 3 do ranking do Tour das Américas, que vem de vitórias no Aberto do Peru e no Carlos Franco Invitational, no Paraguai, além de duas outras colocações entre os dez primeiros. Maurício Molina, sétimo do ranking, que perdeu o título do Aberto do Brasil de 2005 para Miguel Guzman, terá mais uma chance este ano, aonde chega motivado pelo título do YPF Classic, em Mendoza, e pelos vice-campeonatos no Roberto de Vicenzo Classic e no Torneio de Maestro, todos na Argentina.

Estreante – O terceiro destaque argentino é o estreante Luciano Dodda, vindo da seletiva, que terminou o ano como oitavo do ranking e já venceu seu primeiro torneio, o TLA Players Championship, no México. Ao todo, serão três dos dez primeiros e 11 dos 50 melhores do ranking do TLA em campo.

Entre os amadores, além de Pesenti os destaques são o paranaense Daniel Stapff e o paulista Felipe Navarro, integrantes da equipe brasileira vice-campeã da Los Andes, e Guilherme Oda, número 1 do Brasil, que defende o título de melhor amador do Aberto que ele conquistou na última edição do torneio, em 2008, no Damha Golf Club. Assim como Pesenti, há mais três ex-profissionais em campo, todos do Paraná: Ivo Leão, Rodrigo Diniz e Felipe Hasson.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados