Aberto do Damha: Negrini vence com virada histórica

14/09/2014


Ele é o primeiro jogador do clube a ganhar o maior torneio da casa. Barata é tricampeã


Barata, Cinel e Negrini: campeões do Aberto do Damha de 2014 recebem taças do patrocinador do torneio
Barata, Cinel e Negrini: campeões do Aberto do Damha de 2014 recebem taças do patrocinador do torneio

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

O juvenil Marcos Negrini fez cinco birdies para jogar 68, quatro abaixo do par, na volta final e tornar-se o primeiro jogador da casa a vencer o Aberto Damha Golf Club – Taça Gocil de Golfe, que completou oito anos em 2014. Negrini, que jogou 82 na estreia e começou o dia sete tacadas atrás de outra jovem revelação do Damha, Heitor Porto, líder do primeiro dia, com 75, descontou 14 tacadas para terminar seis à frente de seu parceiro de clube, que caiu para terceiro, deixando o vice-campeonato para o americano Glen Boggini, que defendia o título ganho em 2013 e perdeu por cinco para Negrini.

Aguarde nesta terça-feira álbum com mais de 200 fotos exclusivas e inéditas do torneio

“Há muito tempo buscava esse título”, comemorou Negrini que jogou quatro abaixo de ida e responde seu único bogey do dia, no 10, com um birdie no 15 que lhe deu tranquilidade para enfrentar os três buracos finais, que estão entre os mais difíceis do campo, acompanhado de uma grande torcida que sonhava em ver um jogador da casa vencer o Aberto mais badalado do Brasil. Guilherme Oda, hoje profissional do Damha, venceu o torneio em 2009, quando ainda jogava por Bauru, enquanto Ivan Tsukazan, campeão em 2010, defendia na época o Santos São Vicente GC, tendo mais tarde jogado pelo clube de São Carlos.

Veja, abaixo, a lista de todos os campeões e vices do Aberto do Damha

Vitória – Negrini, que jogou ao lado de Boggini e do local Antônio Arruda, o Nenê, foi campeão com 151 (83-68) tacadas, contra 156 (81-75) de Boggini e 157 (75-82) de Heitor, que acaba de se formar Engenheiro Aeronáutico e está de passagem marcada para a Europa onde fará estágio de um ano na Airbus, uma das gigantes do setor. “Fiquei muito feliz com a vitória do Marcos (Negrini), um menino de grande futuro no golfe, muita dedicação e muito talento”, elogia Porto. Eles aprenderam golfe juntos, há quase uma década, no próprio Damha, onde iam jogar quando o campo nem havia sido inaugurado.

Carlos Cândido, que liderou o primeiro dia até o buraco 15, antes de jogar 77 e cair para segundo, saiu no grupo dos líderes, na volta final, ao lado de Heitor e Marcelo Giumelli, do Broa Golf, mas piorou dez tacadas em relação à estreia e caiu para quarto lugar, com 164 (77-87). Giumelli ficou em quinto, com 165 (81-84), seguido por Nenê, com 167 (82-85), e Eduardo Walker, com 170 (90-80).

Categorias – Negrini venceu também a categoria com índex até 8,5 ao somar 145 tacadas. Heitor ficou em segundo, com 149 e Nenê em terceiro, com 151. Todos são do Damha. Na 8,6 a 14, Nick Salussolia, do Terras de São José venceu de ponta a ponta com 139, seguido por Alexandre Viana, do Damha, com 141, e por Marcelo Varella, do São Fernando, com 147.

Na 14,1 a 19,4, só deu Terras de São José, com Adriano Marchetto em primeiro com 137, seguido por Leandro Garcia (139) e Sasaki Romiyoshi (144). E na 19,5 a 25,7, Gastão de Almeida Neto, de Campinas, foi o campeão com 143, seguido de Fábio Bressane, de Poços, com 145, e de Marcos Ambrósio, do Damha, com 147.

Feminino – Mesmo sem mostrar o golfe que fez dela a número 1 do Brasil, Lúcia Guilger, a Barata, tornou-se com facilidade a primeira jogadora a vencer três vezes o Aberto do Damha – Taça Gocil de Golfe. Barata foi campeão em 2009, 2011 e 2014, e vice-campeão em 2010 e 2013. Ruriko Nakamura, que não pode jogar este ano, é a outra única múltipla campeã do torneio com vitórias em 2010 e 2012.

Célia Petrov, que já havia chegado perto em 2007, no primeiro Aberto, quando perdeu o título para Nice Terni, ficou mais uma vez em segundo, empatada com Cristina Rosel, do Damha, que ficou em terceiro nos critérios de desempate. Nice, que tem um título (2007) e quatro vices (2008, 2009, 2011 e 2012), desta vez terminou em sexto, atrás ainda de Cláudia Rappa (4º) e Adriana Cabernite (5º).

Mais campeãs – Rosel, da Tapetes São Carlos, um dos parceiros do Aberto do Damha, venceu a categoria com índex até 16, seguida por Petrov e Rappa. Na 16,1 a 25,7, Marisa Machado foi a campeã, seguida por Milena Marzola e Andrea Ortiz.

O torneio foi disputado por 144 jogadores de 25 clubes de cinco estados brasileiros. Entre os participantes há diversos empresários importantes, como Washington Cinel, presidente da Gocil, principal patrocinadora do evento. Outro destaque foi o ator Marcos Pasquim, que terminou em 14º lugar em sua categoria, mas se divertiu como nunca atendeu todos os pedidos de fotos e autógrafos dos fãs com muito carinho e atenção.

Festas – Como já é tradicional, o Aberto do Damha foi encerrado com um grande show comandado pelo grupo Groove Allegro, que colocou centenas de jogadores e convidados para dançar ao ritmo de MPB, música erudita, house e black music. Durante todo o dia foi serviço um buffet saboroso e variado onde não faltou o carneiro no rolete, outra tradição das festas de encerramento do Damha. Foram16 carneiros grandes, e sobrou muito pouco.

Houve festa animada também nos dois primeiros dias. A quinta, dia de treino, terminou com um happy hour e show da banda Tritono Blues. Na sexta, primeiro dia de jogo, foi a vez de a banda Serial Funkers colocar a turma para dançar. Em todos os dias os jogadores e convidados foram recebidos com café da manhã, buffet de saladas, quentes e sobremesas o dia todo, além de estações de batidas de frutas com várias bebida, uísque, cervejas, energéticos e refrigerantes.

Carlos Gonzalez, presidente do Damha Golf Club, comandou a entrega de prêmios ao lado de Washington Cinel, da Gocil, que mais uma vez foi uma das principais patrocinadoras do Aberto, e por Antonio Carlos Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe.

Patrocínios – Os patrocinadores do Aberto Damha Golf Club – Taça Gocil de Golfe foram a Gocil Segurança e Serviços, a Damha Urbanizadora e o Grupo Encalso Damha 50 Anos. Os co-patrocinadores foram Banco ABC Brasil, Governo do Estado de São Paulo, Saccaro e D`Energy.

Os parceiros são Zada Seguros, Marriot Vacation Club, Monte Cristo, Nascimento Turismo, São Bento Golfe e Tapetes São Carlos, e os apoiadores são Almeida Budoya, Club Med, Fibras Mil, Itaipava, Nespresso, Oil&Vinegar, Spa Almavie, The Black Pub, TNT, Trem Bão, Tulha Restaurante e Villa Fonte. A revista Golf & Turismo e o Portal Brasileiro do Golfe estiveram entre as mídias parceiras. A realização, impecável, foi do Damha Golf Club, 4Dot e Federação Paulista de Golfe.


Todos os campeões, campeãs e vices do Aberto do Damha 2007 – 2014


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados