Aberto do Damha: Paulo Mattos conquista a Taça Gocil de Golfe

12/09/2015


Juvenil faz a melhor volta do torneio para ser campeão por duas. Barata é bicampeã


Paulo Mattos vence Aberto do Damha em sua primeira tentativa.
Paulo Mattos vence Aberto do Damha em sua primeira tentativa

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Paulo Mattos, do Vista Verde, venceu de ponta a ponta o Aberto do Damha Golf Club 2015 – Taça Gocil de Golfe, disputada nestas sexta e sábado, 11 e 12 de setembro, em São Carlos. O golfista número 4 do estado de São Paulo, duelou pelo título com o também juvenil Marcos Negrini, do Damha, o nº 3 do estado, que buscava o bicampeonato. Mattos foi campeão com 147 (74-73) tacadas, três acima do par, contra 149 (76-73) de Negrini, o vice-campeão.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo: Paulo Mattos com o
troféu de campeão; Carlos Gonzalez, Lúcia Guilger, Paulo Mattos e Gilberto
Cinel; Adriana Cabernite e Marcos Negrini, os vice-campeões; Carlão, Negrini e
Cinel; Ângelo Derenze, Victoria Lovelady, Washington Cinel e Otávio Mesquita; Lovelady;
o pelotão da volta final, com Glen Boggini, Negrini e Mattos; as passistas do
Apito de Mestre; convidados caem no samba; e a animação da festa de
encerramento.

Mattos, que este ano foi campeão juvenil no Arujá e venceu os torneios (adultos), no PL e no Taiá, fez cinco birdies em sua volta e chegou a abrir quatro de vantagem, antes de fazer bogey no 17 e duplo bogey no 18, onde jogou sua tacada de aproximação na água. “Eu já tinha jogado três vezes no Damha, mas essa foi minha primeira participação nesse torneio”, conta Mattos, uma das maiores revelações do golfe brasileiro dos últimos anos. “Agora é curtir a festa!”

Destaques – O americano Glen Boggini, campeão em 2013 e vice em 2014, desta vez terminou em terceiro, com 155 (80-75) tacadas. Marcelo Gullo, do São Paulo, ficou em quarto, com 158 (82-76), seguido pelo juvenil Pedro Nagayama, o número 1 de São Paulo, com 160 (82-78) e por Hélio Junqueira Meirelles, do Ipê, com 161 (84-77). Desta vez o tempo ajudou, caindo apenas uma chuva rápida, no final do jogo. A rodada da véspera foi interrompida no final quando, depois de uma chuva, a neblina cobriu o campo.
Na classificação com handicap, Paulo Mattos também foi o campeão entre os de índex até 8,5, com 143 tacadas, seguido de Ademir Mazon, de Campinas, vice-presidente da Federação Paulista de Golfe, com 148, mesmo resultado de Matheus Oliveira, do Damha, que ficou com o terceiro lugar. Na 8,6 a 14, Carlos Levorin, do São Paulo foi campeão, com 142 tacadas, ao derrotar Emiliano Azevedo, do Damha, nos critérios de desempate, Marcelo Varella, do São Fernando, terminou em terceiro, com 145, no desempate contra mais dois jogadores.

Mais premiados – Na 14,1 a 19,4 o campeão foi João Migotto, do São Fernando, com 144 tacadas, seguido por Cristiano Verdi, do Quinta do Golfe, com 145, e por Ricardo Pagola, do Champs Privès, com 147. Já na 19,5 a 25,7, só deu Damha, com vitória de Adilson Leite, com 134, seguido por Ronaldo Mardegan, com 135 e por Luiz Albuquerque, com 143. Luiz levou o terceiro lugar nos critérios de desempate, contra outros quatro jogadores que também somaram 143.

Houve ainda a premiação para o campeão do torneio do Campo Executivo, de nove buracos de par 3, paralela à competição principal, onde puderam competir tanto os participantes do Aberto como convidados. O campeão pelo terceiro ano consecutivo foi Luis F. P. Almeida, o Nene, que jogou o par do campo para ser tricampeão e ganhar uma bela taça.

Feminino – Na competição feminina, Lúcia Guilger, a Barata, ex-número 1 do Brasil, venceu de ponta a ponta para conquistar seu quarto título do Aberto do Damha e o segundo consecutivo. Barata foi campeã da Taça Gocil em 2009, 2011, 2014 e 2015, além de ser vice-campeã em 2013. Barata somou 171 (89-82) tacadas. Adriana Cabernite, do São Fernando, foi a vice-campeã, com 179 (91-88), seguida por Milena Marzola, também do São Fernando, com 199 (98-101).

Já na classificação por handicap, Adriana foi a campeã da categoria com Índex até 16, com 155 tacadas, deixando Barata em segundo, com 161, Milena em terceiro, com 165, e Marisa Fabbri, do São Fernando, em quarto, com 169. Na 16,1 a 25,7, a campeã foi Cecília Moura, do São Fernando, com 161, seguida por Marisa Machado, do Damha, vice com 183, e por Marcia Kurotaki, também do Damha, com 191.

Lovelady – Uma das atrações da volta final foi a presença da profissional Victoria Lovelady, do São Fernando, que jogou como convidada especial de Washington Cinel, presidente da Gocil, ao lado ainda do apresentador Otávio Mesquita e do empresário Angelo Derenze. Lovelady, que joga sua segunda temporada no Tour Europeu Feminino (LET, na sigla em inglês), está no ranking olímpico e mundial e é uma das prováveis representantes do Brasil na volta do golfe aos Jogos do Rio 2016.

Hole-in-one – No sábado e no domingo foram ofertados dois excelentes prêmios para hole-in-one, que ficaram sem ganhadores: um Rolex, oferecido pela Monte Cristo Joalheria e pela Gocil, para quem embocasse de primeira no buraco 6, par três com green numa ilha, que é o cartão postal do clube; e um cart de golfe, oferecido pela Club Car e pela Compact Car, para quem fizesse ace no buraco 13, de par 3.

Todos os campeões ganharam de prêmio pacotes de hospedagem no Marriott de Orlando, além de outros pacotes que foram sorteados entre os jogadores. Houve ainda sorteios de viagens, cruzeiros de navio, bolsas e tacos de golfe entre outros oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores do evento.

Apito de Mestre – Sábado, após o jogo, os convidados foram brindados com uma das mais animadas festas que já se viu no golfe, o Carnaval do Apito de Mestre, comandado por Mestre Anselmo, figurinha carimbada e obrigatória das festas do Aberto do Damha. Até o mais sisudo dos golfistas – se é que havia algum nesse grupo que é uma grande família de amigos – não resistiu ao ritmo e mostrou samba no pé. Além dos instrumentistas e ritmistas, o Apito de Mestre encantou o público com suas belas passistas e mulatas; a ala dos malandros; o casal de mestre-sala e porta-bandeira, com suas vestimentas luxuosas; as tradicionais baianas; e o Rei Momo.

Durante a apresentação do Apito de Mestre o Damha Golf Club distribuiu dezenas de instrumentos que mandou confeccionar com sua marca para que os jogadores e convidados formassem novas alas que repicaram o toque da bateria por toda a área da sede. Uma festa para entrar para a história e que deixou a todos emocionados.

Patrocínio – O Aberto do Damha Golf Club 2015 – Taça Gocil de Golfe teve como patrocinadores oficiais a Gocil Segurança e Serviços e a Damha Urbanizadora. O copatrocínio foi da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Grau Gestão e Compact Car. Os parceiros foram Spa Merano, Saccaro, Zada Seguros, Natural Hair, TomTom, Marriot Vacation Club, Monte Cristo Joalheria, Toalhas São Carlos, Nascimento Turismo, Royal Caribean, Montecatti Vinhos Italianos, Cachaça Velho Barreiro, Casa Grande Hotel e Hotel Holiday Inn.

O torneio teve ainda apoios de Tulha Restaurante, Almeida Budoya, Agua Villa Fonte, Club Med, Fibrasmil, São Bento Golfe, Chivas, Paleteria Original, The Black Bird Pub, Açaí Frooty, TNT, Itaipava e Trem Bão. A realização é do Damha Golf Club, 4 DOT e Federação Paulista de Golfe.

Sobre a Gocil
A Gocil Segurança e Serviços é uma empresa especializada em soluções para Segurança Empresarial, Segurança Pessoal, Segurança Eletrônica e Serviços. De forma única no mercado, integra pessoas, processos e tecnologia de ponta. Fundada em 1985, conta com 23 mil funcionários e atua em mais de 1000 clientes nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo, além do Distrito Federal.

Conheça o Damha Golf Club
O Damha Golf Club, idealizado pelo empreendedor Anwar Damha, é considerado um dos melhores campos de golfe do país de acordo com a revista Golf Digest dos EUA. Desde sua fundação, no final de 2006, já sediou alguns dos principais torneios de golfe do Brasil. O campo foi projetado por Ricardo Rossi, um dos principais golfistas do Brasil, e possui nível internacional e toda a infraestrutura necessária. Em seus 70 hectares, abriga 18 buracos com quatro tees de saída e 7.100 jardas de extensão, além de um bate-bola de 350 jardas e um green de treino de 2 mil metros quadrados. O complexo dispõe ainda do Damha Executive Course, um campo de 9 buracos de par 3, ideal para treino.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados