Aberto do Estado de SP vai definir jogadores do Brasil para o LAAC – Latin America Amateur Championship

03/09/2024

Torneio desta semana será o último válido para  Ranking Mundial antes da seleção dos melhores do continente

Troféu do LAAC ao lado dos três majors parceiros. Cortesia: LAAC

O 75º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – The Golf Brasil Professional, que será jogado de quinta-feira a domingo desta semana, 5 a 8 de setembro, no Lago Azul, em Araçoiaba da Serra, valendo para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), ganhou importância ainda maior este ano por ser a última competição em território nacional classificatória para o LAAC (Latin America Amateur Championship), principal torneio amador do continente, que dará ao campeão vaga para três majors do golfe profissional: Masters, The Open e US Open. Os 108 jogadores latino-americanos com direito a jogar o LAAC em janeiro de 2025, no Pilar, em Buenos Aires, serão definidos pelo WAGR que será publicado na quarta-feira 11, já com os resultados do Aberto do Estado de São Paulo.

Cada país latino-americano filiado à Federação Internacional de Golfe (IGF) terá direito a inscrever seus dois jogadores mais bem ranqueados, com exceção do país sede, no caso a Argentina, que tem quatro vagas. As vagas restantes serão preenchidas pela ordem do WAGR do dia 11 de setembro, até o limite de seis vagas por nação, com exceção do país sede que pode chegar a 10 jogadores. Nos últimos anos coube ao Brasil seis vagas no LAAC, número que se espera seja repetido este ano. Mas se ainda houver vagas para completar os 108 inscritos após todos os países classificarem seis jogadores, esse número pode aumentar, respeitada a ordem do WAGR.

Classificados – Com todos os seus seis melhores jogadores do ranking mundial classificados entre os 400 primeiros, é quase certo que todos tenham vaga no LAAC de 2025. São eles, pela ordem, Andrey Xavier, de Brasília (110º); Matheus Balestrin (156º), do Porto Alegre Country Club; Herik Machado (257º), do Damha; Gui Grinberg (261º), do Lago Azul; Marcos Negrini (296º), do Damha; e Eduardo Matarazzo (377º), do São Fernando.

Esse ranking ainda será atualizado nesta quarta-feira, 4 de setembro, com os resultados do Tour Juvenil do Graciosa (PR), vencido por Dudu Matarazzo. E haverá nova atualização – a última – no dia 11, já com os resultados do Aberto do Estado de São Paulo. Homero de Toledo Sobrinho (577º), do Paraná, e Guilherme Ziccardi (651º), do Clube de Campo, sétimo e oitavo colocados da lista, concorrem a alguma vaga remanescente.

Profissionais – O Aberto do Estado de São Paulo é a principal competição organizada pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) e uma das maiores do Brasil. O torneio terá como atração extra este ano o The Golf Brasil Professional, competição profissional de quatro dias, 72 buracos, de quinta-feira a domingo, com bolsa de prêmios de R$ 60 mil. Após os primeiros 36 buracos haverá um corte e apenas os 21 mais bem colocados e empatados voltarão ao campo no final de semana para disputar os prêmios em dinheiro.

Os golfistas scratch – homens com handicap índex até 8,5 e mulheres até 16 – jogarão três dias, 54 buracos, valendo para o ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional. As demais categorias masculinas e femininas por handicap índex jogam 36 buracos no final de semana, valendo para seus respectivos rankings da FPGolfe. Durante a entrega de prêmios, no domingo, a Copa Airlines vai sortear duas passagens aéreas, valendo apenas para os jogadores presentes.

Patrocínio – O 75º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – The Golf Brasil Professional tem patrocínio oficial de Copa Airlines e Forvis Mazars, patrocínio do The Golf Brasil, apoio de Royal Carts, Avant – Luz para você, Unipac, Trojan e Troféus Rebouças. A realização é da Federação Paulista de Golfe e Lago Azul Golfe Club, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).

A Comissão de Honra do Aberto do Estado de São Paulo será formada por Osmar da Costa Sobrinho (CBGolfe), Ademir Mazon (FPGolfe) e Osmar Martins (LAGC). A Comissão do Campeonato terá Mauro Batista (Diretor do Torneio), Luiz Claudio Recchia, Mauricio Miranda, Adelina Garcia de Souza, Frank Cazabon e Claudio Mesquita. Os árbitros são Frank Cazabon e Claudio Mesquita.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados