Aberto do Guarapiranga: Axel joga 65 e lidera torneio profissional, com R$ 100 mil em prêmios

12/11/2022

Favoritos são surpreendidos nas competições amadoras válidas para o ranking mundial

Axell dos Santos: oito birdies no sábado para virar o jogo e lidera por duas. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Axel dos Santos, do Fazenda da Grama, fez oito birdies para jogar seis abaixo do par, neste sábado, 12 de novembro, somar oito abaixo em 36 buracos e assumir a liderança isolada da competição profissional do 49º Campeonato Aberto Masculino e Feminino do Guarapiranga Golf & Country Club, que distribui R$ 100 mil em prêmios e termina neste domingo, 13, no campo construído ao lado da Represa de Guarapiranga, na zona sul da cidade de São Paulo.

Entre os amadores, Jocimário Souza, do Santa Mônica (PR), e Raquel Shin, que joga em casa, surpreenderam os favoritos e saem líderes na volta final em busca do título que pode colocá-los no ranking mundial amador de golfe (WAGR). Os amadores que jogam em 54 buracos competem ainda por pontos para o ranking nacional e os que jogam apenas 36 buracos e estrearam neste sábado, disputam pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Veja as primeiras fotos do torneio

Neste segundo dia, os profissionais começaram a jogar pelo tee do 10, como Axell virando o jogo já nos nove buracos iniciais, onde fez quatro birdies. Depois de um bogey no 1, o profissional do Fazenda da Grama reagiu com mais quatro birdies nos sete buracos seguintes, e só não dormiu líder isolado por ter devolvido uma tacada no 9, o seu buraco final. Ele soma agora 134 (6965) tacadas, oito abaixo

Mais destaques – Outros dois jogadores igualaram a melhor volta do dia e do torneio para empatar em segundo lugar, com 136 (71-65) tacadas, seis abaixo do par e duas atrás do líder: Odair de Lima, do Maringá (PR), que fez quatro birdies e um eagle-3, numa volta sem bogeys; e Ronaldo Francisco, do Quinta do Golfe, que abriu o dia com quatro birdies seguidos em seus cinco primeiros buracos (11 ao 14) e fez mais dois na segunda metade do campo, também numa volta sem um bogey sequer.

O quarto e último a quebrar o par do campo neste sábado foi Rodrigo Lee, do Guarapiranga, que vem isolado em quarto lugar, com 137 (70-67), depois der fazer quatro birdies em mais uma volta bogey free. Rogerio Bernardo, do Guarapiranga, o líder da volta de abertura, desta vez jogou apenas o par do campo par terminar em quinto, com 139 (6871).

Rogério estava quatro abaixo no primeiro dia, antes de o jogo ser interrompido por uma tempestade com raios, e ao voltar fez dois bogeys e um novo birdie. Uma nova interrupção deixou vários jogadores em campo, com quatro ou menos buracos a jogar, antes de a rodada ser suspensa ao anoitecer. Os que ainda estavam em campo tiveram que voltar às 7h30 deste sábado para completar suas voltas. Todos os demais estão a 10 ou mais tacadas do líder.

Amadores – Entre os amadores, cujo campeão irá ganhar como prêmio extra o ingresso para o ranking mundial, o líder desde o primeiro dia é Jocimário Souza, Santa Mônica, um jogador até então com pouco destaque no ranking nacional onde, em cinco torneios jogados este ano, tinha como melhor resultado e único Top 10, um quarto lugar no Aberto de Curitiba, no Graciosa, em abril. Seu único outro melhor resultado em torneios nacionais foi em 2019, quando foi vice-campeão do Aberto das Cataratas, no Iguassu Falls.

Jocimário saiu na frente na rodada tumultuada de sexta-feira, quando jogou 76 tacadas, duas melhor do que os adversários, e manteve a liderança ao jogar 73 neste sábado e somar 149 tacadas, sete acima do par. Sua vantagem, no entanto, caiu para apenas uma tacada à frente de dois vice-líderes, que fizeram a melhor volta do torneio amador até agora para somar 150 (78-72): Pedro Miyata, do São Fernando que fez quatro birdies para jogar uma acima, e Fernando Silva, do Campinas Golf Center, o número 2 do ranking paulista, com fez três birdies em sua volta.

Correndo por fora, mas distante dos três jogadores do pelotão, estão Matheus de Paula, do Damha, quarto colocado com 156 (80-76) e Enzo Lee, do São Fernando, com 157 (77-80), ambos com dois birdies e alguns desastres no dia. Três jogadores da casa classificaram-se a seguir: Natanael Yoo, com 159 (78-81); Jun Yum, com 160 (79-81), e Stefano Kim, com 162 (83-79).

Feminino – Entre as mulheres a boa surpresa do dia e do torneio vem sendo Raquel Shin, do Guarapiranga, líder desde o primeiro dia, com 169 (81-79) tacadas, que nunca havia pontuado em torneios do ranking nacional antes. Ela tem agora duas tacadas de vantagem sobre Marina Nonaka, do Arujá, a número 2 do país e segunda melhor brasileira do WAGR, que está em segundo com 162 (83-79). Esta semana Marina embarca defender o Brasil na WALA – o Campeonato Latino-Americano Amador de Golfe, a competição mais importante do continente, que vai ser jogada na Argentina.

Na disputa pelo terceiro lugar e pelo pódio da categoria com até 16 de handicap Índex estão Maria Eduarda Souza, do Arujá, terceira na geral, com 167 (83-84); Catarina Park, do Guarapiranga, com 176 (87-89); Solange Souza, do Riacho Grande, com 177 (90-87); Gabriele Rodrigues, do Arujá, com 180 (96-84).

Handicaps – Entre os de handicaps mais altos que estrearam neste sábado, Eddy Sohn, do Guarapiranga, lidera na 8,6 a 14, com 69 tacadas, seguido por Benedito de Souza, do Riacho Grande, com 70; e por Soon Kim, do Guarapiranga, e Ivair Carlos Tadei, do Imperial, com 71. Na 14,1 a 19,4 só seu Guarapiranga na frente: Ik Soo Lee lidera com 69, seguido por Kazuo Nojiri, com 70, e Henrique Su, com 71.

Na 19,5 a 25,7, João Pedro Altmann, do Sapezal, lidera com 70 tacadas, seguido por dois com 72: Yung Ping, do Guarapiranga; e Antônio Reichter Junior, do Anexo Golf. E na feminina de 16,1 a 25,7, também só vem dando Guarapiranga: Graça Lee jogou 66, o melhor net do dia, seguida por Min Jung Choi, com 67, e por Gisele Oh, com 69.

Resultados e Horários de saída

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados