Aberto do Itanhangá: Felipe Navarro vence torneio profissional de virada sobre Daniel Ishii

16/10/2023

Bruno Sá vence competição amadora de ponta a ponta em seu primeiro título válido para o ranking mundial

João Francisco Paraiso, presidente do Conselho; Navarro, André Wilczek, presidente do clube e Bruno. Foto: Patrick Gomes

Felipe Navarro, do São Paulo Golf Club, fez seis birdies neste domingo, 15 de outubro, para jogar cinco abaixo e vencer de virada o BTG Pactual Open – 61º Aberto do Itanhangá Golf Clube, que foi jogado desde sexta-feira, no Rio de Janeiro, por profissionais, que disputavam um bolsa de R$ 90 mil em prêmios, e por amadores de alto rendimento, competindo por pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR). Previsto par 54 buracos, o torneio foi reduzido para 36 buracos depois que chuvas torrenciais obrigaram a cancelar a rodada de sábado, que sequer começou.

Daniel Kenji Ishii, profissional do Itanhangá, fez valer a vantagem de jogar em casa no primeiro dia, quando disparou na liderança com uma volta de 64 tacadas, sete abaixo, que viria a ser a melhor da semana. Kenji jogou sete abaixo nos primeiros 12 buracos, e reagiu ao seu único bogey da estreia, no 14, com novo birdie no 15 para abrir quatro de vantagem.

Quem mais se aproximou dele foi Felipe Navarro que jogou 30 de ida, com um eagle e quatro birdies, mas devolveu três tacadas na segunda metade do campo, incluindo um duplo bogey no 18, para jogar 68 e dividir o segundo lugar com o uruguaio Juan Alvarez. O s outros únicos a jogar baixo do par na estreia foram o paraguaio Gustavo Silvero, e Axell Balestre, do Fazenda da Grama, que jogaram 69 tacadas cada.

Seletivas do PGA Tour – Axell está de malas prontas para os EUA, onde na próxima semana disputa a seletiva (Q-School) do PGA Tour, no campo do Magnolia Groove, no Alabama. Já esta semana é a vez de três outros brasileiros competirem na primeira fase do Q-School: Alexandre Rocha, que joga no Lake Caroline, no Mississippi; Rafael Becker, no Rockwall Golf & Athletic Club, no Texas; e Rodrigo Lee no The Falls Club, na Flórida.

Sexta-feira à noite começou a chover forte e não parou. A segunda rodada, sábado, teve seu início adiado em 30 minutos, ampliado para uma hora e, depois, para duas horas em meia, mas o aguaceiro não parou, deixando o campo impraticável, o que obrigou ao cancelamento da rodada.

Decisão – Domingo a chuva deu uma trégua e só voltou fraca ao longo do dia, sem atrapalhar o jogo. Navarro aproveitou o campo macio para atacar as bandeiras e jogar duas abaixo de ida, com um bogey, e três abaixo de volta, com direito a dois birdies nos três buracos finais, o suficiente para somar 134 (68-66), ser o único a quebrar o par do campo nos dois dias e sair de um déficit de quatro tacadas para ainda vencer por duas.

Kenji fez apenas dois birdies no dia e também três bogeys para jogar uma acima e ser o vice-campeão com 136 (64-73). A seguir, dobradinha dos estrangeiros, que também jogaram uma acima no domingo. Juan Alvarez terminou em terceiro, com 140 (68-72), seguido por Silvero, quarto com 141 (69-72). Axell jogou três acima de ida e, apesar de um eagle no 11, terminou em quinto, com 143 (69-74), empatado com Everton Menezes (73-70) do Clube de Golfe de Campinas, e com Rafa Barcellos (71-72), do São Paulo.

Amadores – A boa surpresa da competição amadora foi a vitória de ponta a ponta de Bruno Sá, do Campo Olímpico, que liderou de ponta a ponta para ser campeão com 145 (74-71) tacadas, e conquistar seu primeiro título de um torneio válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR). Bruno havia entrado para o ranking mundial, em junho, com um segundo lugar no Aberto do Gávea, vencido por Andrey Xavier.

Tito Mantovanini, do São Paulo Golf Club, foi um dos vice-campeões, com 152 (77-75) tacadas, empatado com Paco Casini, do Campo Olímpico (76-76). Bruno Barki, também do Campo Olímpico, ficou em quarto com 155 (75-80) A seguir, terminara, Deivid Barbosa, do Espírito Santo, com 156 (77-79) e Thor Salen, do Itanhangá, com 157 (81-76).

Mais premiados – Na classificação por handicaps índex até 8,5, Barki venceu com 141 (68-73), seguido por Deivid, com 142 (70-72), e por Tadeu Schmidt, do Gávea, jornalista e apresentador do reality show Big Brother Brasil, com 143 (74-69). O melhor juvenil foi Paco e o melhor sênior Amos Maidantchik, do Gavea, com 161 (85-76).

O BTG Pactual Open – 61° Campeonato Aberto do Itanhangá Golf Club teve patrocínio do BTG Pactual, copatrocínio de Basílio Advogados e Yes Tennis, e apoio da B&T Câmbio, Mazars, Mec Fix e  Grupo AGO. O torneio foi organizado pelo Itanhangá Golf Club, com supervisão da Federação e Golfe do Estado do Rio de Janeiro, da Confederação Brasileira de Golfe e do R&A e WAGR.

Resultados 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados