Aberto do Itanhangá: Kenji e Alvarez dividem liderança

10/10/2015


Brasileiro e uruguaio jogam duas abaixo e abrem quatro de vantagem sobre Erik e Cleary


empatado
Kenji: liderando o Aberto de seu clube, empatado com o uruguaio Juan Alvarez

Texto e fotos: Ricardo Fonseca

Daniel Kenji Ishii, que joga em casa, e o uruguaio Juan Alvarez jogaram 70 tacadas cada, duas abaixo do par, para assumir a liderança do 53º Aberto do Itanhangá Golf Club, o segundo torneio amador mais forte do calendário nacional de 2015, que começou a ser jogado neste sábado, com patrocínio do Azeite 1492, do Grupo Libra, no Rio de Janeiro. O torneio que prossegue até segunda-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, distribui pontos para os rankings mundial, brasileiro e estadual.

Nas fotos ao aldo: Juan Alvarez (no alto) e Herik Machado

Kenji, número 2 do Brasil, vem de uma sucessão de excelentes resultados, incluindo vitórias consecutivas nos Abertos do Gávea, da Federação Paranaense e do São Fernando, além de ter sido o melhor amador do Aberto do Brasil, no próprio Itanhangá, onde terminou em 39º, superando quase uma centena dos melhores profissionais do continente. Kenji abriu a volta com um bogey no “draivável” buraco 1, de par 4, mas reagiu com quatro birdies consecutivos para se isolar em primeiro. Ele ainda fez mais três birdies, mas também quatro bogeys, dois deles em buracos de par 5, que lhe custaram a liderança isolada.

Garra – Alvarez, por sua vez, mostrou que continua sendo um temido adversário para os brasileiros, depois de ter vencido o Sul-Brasileiro e o Aberto do Rio, e de ser o terceiro colocado no Amador do Brasil. A tradicional garra e o poder de recuperação do uruguaio voltaram a ser decisivos na sua volta de estreia, depois que chegou ao tee do 8 perdendo por quatro tacadas. Alvarez retomou o controle de sue jogo na segunda metade do campo, onde fez birdies nos três buracos de par cinco, para ainda terminar o dia empatado na liderança.

O gaúcho Erik Machado, número 1 do Brasil, também mostrou muita concentração e garra para sobreviver a dois duplos bogeys e ainda terminar o dia empatado em terceiro, com 74 tacadas, duas acima do par e quatro atrás dos líderes. Herik, que acaba de ser medalha de bronze na final mundial da categoria até 18 anos da Faldo Series, também teve uma série impressionante de ótimas tacadas ao fazer quatro birdies em cinco buracos no começo da segunda volta (11 ao 15).

Destaques – A boa surpresa do dia foi o gaúcho James Cleary Filho, que fez dois birdies para jogar 74 e empatar em terceiro, num sábado abafado, com temperaturas acima de 30 graus e pouco ou nenhum vento. O paranaense Pedro Ramos, de Maringá, e o gaúcho Sandro Gonçalves, número 3 do Brasil, empataram em quinto, com 75 (+3), seguidos pelo carioca Thor Salen, com 76.

Alguns dos favoritos ao título não foram bem, como Marcos Negrini, número 1 de São Paulo, que jogou 77 (+5) para empatar em oitavo com Cristian Barcelos, de Japeri, e com o local Gabriel Pellegrini. Pedro Nagayama, segundo do ranking paulista, ficou em 15º, com 80 (+8). O torneio marcou ainda a volta de dois jogadores que andavam afastados das competições há pelo menos três meses e estrearam com 79: o gaúcho Gustavo Chuang, que está morando nos EUA e se dedicando ao trabalho, e o mineiro Thomas Pimenta, que volta de uma cirurgia para corrigir hérnias na região no abdômen.

Handicaps – Na classificação por handicaps, Cleary lidera na turma com índex até 8,5, com 70 (-2) tacadas, seguido por cinco jogares com 73 (+1): Kenji, Alvarez, Thor, Pedro Ramos e Takashi Matsuda. Na 8,6 a 14, Philip Healey lidera com 69 (-3), seguido por Ricardo Stabile, com 73, e por três jogadores com 74: Mario Nagayama, Luiz Carlos Ribeiro da Silva e Vicente Jesus De Sousa.

Na 14,1 a 22,1, o ator Marcos Pasquim lidera com 69 (-3), empatado com Antonio Primo Ferreira. Mauro Bayout vem a seguir, com 70 (-2), seguido por Pedro de Orleans e Bragança e Carlos Alberto Peychaux, ambos, com 71 (-1). E na 22,2 a 29,3, Celso Augusto Arantes Pereira saiu na frente com 67 (-4), seguido por Marcos Sugaya, com 71 e por Marcio Batalha, com 72.

Patrocínio – O Campeonato Aberto do Itanhangá Golf Club está sendo jogado com patrocínio do Azeite 1492, operação do Grupo Libra dirigida pelo empresário Sergio Carpi, com organização do Itanhangá Golf Club e apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados