Aberto do Itanhangá: Oda e Barcellos lideram torneio profissional

09/10/2014


Oito jogadores estão separados por apenas duas tacadas. Amadores estreiam nesta sexta


Oda, do Damha: seis birdies para ser um dos líderes do principal torneio de golfe do Itanhangá
Oda, do Damha: seis birdies para ser um dos líderes do Aberto de golfe do IGC. Fotos: Fábio Vicente

Guilherme Oda, do Damha Golf Club, de São Carlos, e Rafael Barcellos, do São Paulo, saíram na frente na disputa do 52° Campeonato Aberto do Itanhangá Golf Club, torneio com R$ 50 mil em prêmios, patrocínio do Azeite 1492 e apoio da Renault Eiffel e do empreendimento imobiliário Ilha Pura. O torneio reúne 36 profissionais, incluindo nove dos 12 primeiros do ranking brasileiro. Nesta sexta começa a competição amadora scratch e no sábado para os com índex acima de 8,6.

Leia também:
Aberto do Itanhangá: Tourinho faz albatroz durante treino
Ele embocou de ferro 2, preparando-se para tentar primeiro título do torneio do clube

 Equipe YKP/Azeite 1492 mostra sua força no golfe profissional
Time ganha seis medalhas em três torneios e domina primeiras colocações do ranking

Oda, de São Paulo, jogou duas abaixo de ida, com quatro birdies, e vinha duas abaixo no volta, antes de fazer bogey no 18, o temido par 4 do Itanhangá, com água dos dois lados da raia, incluindo a lateral direita do green. Sua volta de 69 tacadas, três abaixo do par, o deixou empatado em primeiro com o gaúcho Barcellos (foto ao lado), que fez um eagle, cinco birdies, um duplo bogey e dois bogeys, incluindo um no 18, que o deixou com os mesmos parciais de Oda (34-35).

Destaques – Felipe Navarro, paulista que jogou boa parte da carreira no Rio e hoje treina no São Paulo GC, vem sozinho em terceiro, com 70 (-2), depois de ter feito seis birdies, dois bogey e um duplo bogey no buraco 6, um par 3 cercado de água, o mesmo onde Barcellos devolveu duas tacadas ao campo. Cinco jogadores vem a seguir, com 71 (-1): o carioca Leonardo Brasil, o gaúcho Tiago Silva, o paranaense Odair de Lima, Lucas Santana, do Amazonas, e os paulistas Ronaldo Francisco, da equipe YKP/Azeite 1492, e Rogério Bernardo, patrocinado pelo Aeroporto de Viracopos.

Ronaldo, em 2011, e Barcellos, em 2005, foram os últimos campeões do Aberto do Itanhangá quando houve competição profissional. Já Navarro venceu duas vezes como amador: em 2011 e 2008. Apenas os 15 primeiros e empatados após a rodada desta sexta (36 buracos) irão disputar os prêmios em dinheiro no final de semana.

Amadores – A competição amadora do 52° Aberto do Itanhangá começa nesta sexta para os jogadores com índex até 8,5, que competem também na categoria scratch e jogam 54 buracos. O destaque da turma é André Tourinho, o brasileiro mais bem colocado do ranking mundial amador, que tenta seu terceiro título do maior torneio de seu clube, que ele venceu em 2006 e 2007, antes de ir morar nos EUA. Tourinho, que é bicampeão brasileiro, terá forte concorrência, incluindo Daniel Kenji Ishii, campeão do Itanhangá em 2009; Thor Salén, campeão em 2012; e Herik Machado, líder do ranking nacional amador. Cristian Barcelos, Pedro Nagayama e Diego Lobo são alguns outros destaques do torneio.

Haverá ainda mais três categorias amadoras em 36 buracos, com jogos apenas no final de semana, para os golfistas com handicap de 8,6 a 14; de 14,1 a 22,1; e de 22,2 a 29,3. O primeiro Aberto do Itanhangá foi disputado em 1962, graças ao esforço, entre outros, de Fabio Egypto, então capitão do clube. Desde então, a competição tornou-se uma das mais importantes do Brasil e, este ano, além de distribuir pontos para o ranking brasileiro, vale também para o ranking mundial amador.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados