Aberto do Itanhangá: Tourinho faz albatroz durante treino

07/10/2014


Ele embocou de ferro 2, preparando-se para tentar primeiro título do torneio do clube


Tourinho: bicampeão amador do Brasil faz jogada mais rara do golfe em treino para o Aberto do Itanhangá
Tourinho: bicampeão amador do Brasil faz jogada mais rara do golfe em treino para o Aberto do Itanhangá

André Tourinho, bicampeão nacional e brasileiro mais bem colocado do ranking mundial amador, conseguiu fazer uma das jogadas mais raras do golfe na última semana, enquanto se preparava para a disputa do Campeonato Aberto do Itanhangá Golf Club, que vai ser jogado de sexta a domingo desta semana, com patrocínio do Azeite 1492, o maior apoiador do golfe do Rio de Janeiro e um dos mais importantes parceiros do golfe no Brasil.

Tourinho, que venceu o Aberto de seu clube, em 2006 e 2007, e foi morar nos EUA, de 2008 a 2012, tenta seu terceiro título no torneio, depois de ter sido vice-campeão em 2013, quando perdeu no playoff para Pedro Junqueira. Tourinho conseguiu o albatroz enquanto treinava com o profissional Tiago Silva. Ele bateu drive e embocou de segunda batendo um ferro 2 no buraco 15, um par cinco de 556 jardas do tee dourado, com leve curva para a esquerda e green pequeno e bem defendido.

Uma em um milhão – Também chamado de duplo eagle pelos americanos, o albatroz é uma jogada rara até mesmo para os melhores profissionais do mundo. Algumas publicações, sem citar fontes, dizem que as chances de fazer um albatroz são de uma em seis milhões. Segundo reportagem de 2004 da Golf World, Dean Knuth, o inventor do sistema de  slope system da USGA, o mesmo usado no Brasil, um valor mais correto seria de uma chance em 1 milhão, para que joga por diversão.

As chances de fazer um hole-in-one para o mesmo grupo de jogadores é de uma em 13 mil, ou seja muito mais fácil. De 1983 a 2003, houve 631 aces no PGA Tour, contra apenas 56 albatrozes, e nunca mais de seis no mesmo ano. No LPGA, de 1971 a 2003, houve apenas 24 albatrozes. A cada ano são feitos 40 mil holes-in-one, nos EUA, contra pouco mais de 200 albatrozes, em todos os níveis de jogo.

Aberto – Além de Tourinho, nomes como Herik Machado, Daniel Kenji Ishii, Thor Salén, Guy Bragança, Diego Lobo, Pedro Nagayama e Cristian Barcelos estão confirmados no torneio amador do Aberto do Itanhangpá, que terá ainda uma competição profissional com bolsa de R$ 50 mil. Ronaldo Francisco, campeão da última edição do Aberto com profissionais em campo, que defende a equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, está confirmado e enfrentará alguns dos principais do Brasil.  

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados