Aberto do Paraná: Rodrigo Diniz volta a vencer após 14 anos

05/06/2011


Pepê e Mantovanini são os vice-campeões. Ruriko leva título feminino, com Barata em segundo


   Rodrigo Diniz, voltando a conquistar um título do ranking nacional de golfe e jogando abaixo do par
   Rodrigo Diniz, jogando abaixo do par para voltar a conquistar um título do ranking nacional de golfe

por: Ricardo Fonseca

Uma volta de 72 tacadas, o par do campo, deu ao paranaense Rodrigo Diniz, seu primeiro título de um torneio do ranking nacional desde que ele voltou a competir como amador, há cinco anos e o primeiro desde 1997. Gogô, como é conhecido, somou 214 tacadas, duas abaixo do par, para conquistar por duas tacadas de vantagem o título do 22º Aberto de Golfe do Estado do Paraná, torneio válido para os rankings amadores nacional e mundial, encerrado neste domingo, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, na Grande Curitiba. Ele foi o único a não jogar nenhuma das três rodadas do torneio acima do par.

Diniz (à direita, recebendo o prêmio, ao lado de Ruriko, entre José Joaquim Barbosa, vice-presidente técnico da CBG, e Mauro Guimarães, presidente da FPCG) chegou ao buraco final vencendo por cinco, mas colocou uma bola fora de campo que lhe custou um duplo bogey e um pequeno susto, antes de confirmar sua vitória. Um desfecho interessante para uma volta curiosa, onde acertou nove greens, mas jogou duas acima de ida com dois greens de três putts (20 no total) e duas abaixo de volta, com apenas dez putts nos nove buracos finais. “Dei apenas um putt do 10 ao 13, mais um no 17 e emboquei de fora no 18”, conta.

“Foi uma vitória de local player”, confessa o campeão, que, por hora, não vai se aventurar de novo nos circuitos nacionais. Diniz foi profissional de 1997 a 2006, cumpriu um ano sem competir para voltar a ser amador e nunca mais voltou a jogar o circuito nacional. Aos 37 anos, ele tem dividido seu tempo entre o trablaho e a família, sobretudo agora que seu filho mais novo aidna não tem dois anos. “Jogo uma vez a cada 15 dias”, conta.

Destaques – O paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, do São Paulo GC, que já venceu um torneio e liderou o ranking nacional este ano, melhorou de resultado a cada dia para ser um dos vice-campeões, graças a uma volta de 70 tacadas a melhor deste domingo. Pepê dividiu a posição com Thomas Mantovanini, seu companheiro de clube, que também jogou 70 nessa volta, e com Clay Hamlin, do Royal Golf, de Londrina, que jogou 73 e foi mais um a fechar a competição no par do campo.

Ivo Leão, do Paraná, jogou 72 para terminar em quinto, com uma acima, empatado com o paulista Giordano Junqueira, do Ipê Golf Club, de Ribeirão Preto, outro que também foi líder do ranking nacional em 2011. Octávio Villar, o Fanta, do Clube Campestre de Pelotas (RS), um dos líderes do primeiro dia, jogou 75 neste domingo e caiu para o sétimo lugar, com duas acima. O mineiro Tomaz Pimenta, do Morro do Chapéu, empatou em oitavo, com três acima, depois de jogar 75 nessa volta.

Juvenil – Fanta dividiu a posição com o Alan Dietrichkeit, de Santa Cruz, que jogou 71 na volta final para ser o melhor juvenil do torneio, empatado ainda com Leonardo Yoshikawa, de Bastos, no interior paulista, que também jogou 71. O gaúcho Felipe Lessa, o Torito, campeão de dois torneios em 2011 e líder do ranking brasileiro, jogou 74, sua melhor volta da semana, para empatar em 22º lugar, com 16 acima, fora da zona de pontuação para o ranking. O carioca Eduardo Vasconcellos, do Gávea, campeão em Búzios, também teve atuação discreta, terminando em 13º lugar, com nove acima.

Na categoria com index até 8,5, vitória de Homero Sobrinho, do clube da casa, que somou oito abaixo de seu handicap. Alan Dietrichkeit ficou em segundo, com seis abaixo, seguido por Diniz, com cinco abaixo, que deixou o troféu de terciero lugar para Mantovanini. Entre os de index de 8,6 a 14, que jogaram apenas dois dias, Paul Viana foi o campeão no desempate com Lauro Furuta. Ambos terminaram com oito seis abaixo. Luis César Miara, com quatro abaixo, terminou em terceiro.

Feminino – Entre as mulheres, Ruriko Nakamura, a número 1 do Brasil, jogou 75 para somar nove acima, manter a liderança assumida no dia anterior e vencer seu quarto torneio do ano com duas tacadas de vantagem. Lúcia Guilger, a Barata, do São Fernando, de Cotia (SP), chegou a empatar com ela em primeiro, mas fez um duplo bogey no penúltimo buraco depois que sua bola ficou enterrada na banca. Barata jogou 75 para somar 11 acima.

A paulista Carla Ziliotto, do Arujá, que está voltando ao golfe competitivo após concluir a faculdade, terminou em terceiro, distante das adversárias, depois de jogar 81 na volta final. Ela foi seguida por Larissa Pombo, do Alphaville, que ficou em quarto na geral e foi a campeã com handicap, e pela paulista Lili Filizola, que líder do primeiro dia, que terminou em quinto.

O 22º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Paraná, válido para o ranking brasileiro e para o ranking mundial amador, tem apoio das  Águas Ouro Fino, Alta Reggia Hotéis, Eccosalva. A organização é da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados