Aberto do Paraná tem estréia de fortes jogadores em 2012

21/06/2012


Mantovanini, Thiele, Chuang e Fabietti se juntam aos melhores amadores do ranking amador


Thomas Mantovanini: único brasileiro na final da Divisão I da NCAA pode ser escolhido para o Mundial
Thomas Mantovanini: único brasileiro na final da Divisão I da NCAA pode ser escolhido para o Mundial

A disputa entre os três primeiros colocados do ranking amador brasileiro pelo posto de número 1 do país ganhou novos coadjuvantes com a adesão de um forte grupo de jogadores que fará sua estréia na temporada de 2012, no  Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Paraná, de sexta a domingo, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, no Paraná. O torneio começa com chuva e temperaturas baixas e o protesto de alguma jogadoras que pediram que os seis grupos de mulheres, que abrem o campo às oito da manhã, jogassem mais tarde, pelo tee do 10, mas não foram atendidas pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

O paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, número 1 do Brasil com 97,1 pontos, contra 97 do gaúcho Leonardo Conrado e 87 do também gaúcho Arthur Lang, são os únicos que podem terminar a semana como número 1 do golfe amador brasileiro, mas não são os únicos favoritos para vencer o torneio que reúne 12 dos 14 melhores jogadores do país. Ao todo, serão 33 os jogadores com índex 3 ou menor, nesta que é a quarta das seis competições do reduzido calendário brasileiro de 2012.

Destaques – Entre os jogadores que estarão estreando na temporada estão o gaúcho Gustavo Chuang, os paranaenses Roberto Paciornick e Luis Thiele, e o paulista Thomas Mantovanini, que estavam estudando nos EUA, e Alessandro Fabietti, do São Fernando, que volta a competir como amador depois de abortar a carreira profissional. Os veteranos Octávio Villar, o Fanta, diretor técnico da Confederação Brasileira de Golfe e quarto do ranking, e Roberto Gomez, que comemora 40 anos de golfe, são as ausências mais sentidas.

Conrado tenta vencer seu terceiro torneio do ano, depois de ser campeão em Brasília e melhor brasileiro em Porto Alegre, empatado com Pedro Davis, que dividiu com ele os pontos de campeão e vice . O outro torneio do ano, o Aberto do Rio, foi vencido por Daniel Kenji Ishii, que também vai jogar no Alphaville. Depois de estrear em 2012 com um vice-campeonato no Rio, Duda Vasconcellos, vai jogar seu segundo torneio do ano, ao lado do também ex-profissional Eduardo Pesenti.

Feminino – Entre as mulheres, a paulista Lúcia Guilger, a Barata, campeã em Porto Alegre, e líder do ranking brasileiro de golfe desde o primeiro torneio do ano, está cada vez mais ameaçada por três adversárias: a paranaense Larissa Pombo, a número 2, que vem de um vice-campeonato no Rio, mas se despede em casa, antes de viajar para os EUA; e as paulistas Carla Ziliotto, a número 3, campeã em Brasília, e Ruriko Nakamura, que não jogou nos dois primeiros torneios do ano, mas vem de uma vitória no Rio.

Preocupada com o chuva e o frio de 10 graus previsto para a manhã desta sexta-feira, Adriana Oliveira pediu que os cinco grupos reunindo as únicas 15 mulheres do torneio jogassem do tee do 10, mais tarde, e não entre 8h00 e 8h36, como previsto, mas, segundo ela, José Joaquim Barbosa, vice-presidente Técnico da CBG, recusou-se a alterar os horários de saída por eles já terem sido publicados. “Fica aqui registrada minha indignação com a atitude machista e prepotente deste dirigente do golfe nacional”, criticou ela através do Facebook.

Críticas – Entre os homens, também é grande a indignação com a CBG, mas por outro motivo. Ninguém que falar abertamente com medo de represálias, mas todos reclamam que os critérios de convocação para o Mundial Amador e para a Copa Los Andes não foram divulgados até agora e ninguém sabe se os esforços para jogar os torneios do ranking nacional terão valido a pena. Comenta-se que a CBG decidiu levar apenas jogadores que atuam no exterior – Rafael Becker, Mantovanini e Thiele – alegando que o ranking brasileiro é muito fraco.

O 23º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Paraná terá ainda categorias com índex até 8,5 no masculino e até 16,5 no feminino, todos em 54 buracos. Os homens de índex de 8,6 a 14,0 jogam apenas no final de semana. No domingo haverá um coquetel de confraternização durante a premiação, no restaurante do Alphaville.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados