Aberto do PL: Ronaldo conquista terceiro título em cinco anos

26/05/2014


Ele foi o único a jogar abaixo do par. Piléu vence seniores e Pinto leva torneio amador


Ronaldo : segundo título consecutivo de 2014 e terceiro do Aberto de golfe do PL nos últimos cinco anos
 

Ronaldo : segundo título consecutivo de 2014 e terceiro do Aberto de golfe do PL nos últimos cinco anos

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor
Ronaldo Francisco, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, reafirmou sua condição de profissional número 1 do Brasil ao vencer o Aberto do PL Golf Club, encerrado neste domingo, em Arujá (SP), sem dar chances aos adversários. Ronaldo, que começou a volta final vencendo por três, chegou a abrir seis tacadas de vantagem no começo da segunda metade do campo, antes de devolver quatro tacadas nos quatro buracos finais e ainda vencer por três. Ronaldo foi campeão com 285 (74-70-68-73), três abaixo do par, contra 288 (74-70-71-73), o par do campo, de Tiago Silva, patrocinado pela Silva e Araújo Transportes, o vice-campeão.
Veja, abaixo, o vídeo com a entrevista de Ronaldo Francisco
Esse foi o segundo título consecutivo de Ronaldo, que vinha de uma vitória na etapa do Ipê GC, de Ribeirão Preto, do Mini Tour Profissional de Golfe (MTPG). E seu terceiro título do PL nos últimos cinco anos, depois de ser vice-campeão em 2010 e 2011 e de não jogar em 2013. Ronaldo, head-pro do Quinta do Golfe, de São José do Rio Preto, que inaugura esta semana sua segunda volta de nove buracos, passando a ter 18, defende o Brasil no PGA Tour Latinoamérica, e recentemente classificou-se para o playoff que definia uma das vagas nas seletivas para o US Open, mas não podo jogar o desempate ao sofrer uma crise de diverticulite.
Vitória – Ronaldo abriu a rodada final, neste domingo frio e chuvoso, com dois birdies na primeira metade do campo, que lhe deram uma vantagem confortável de cinco tacadas na liderança, que chegou a seis quando Tiago fez bogey no 10. A vantagem chegou a sete quando Tiago foi na água do 11 e fez outro bogey, e Ronaldo, que também bateu o drive para a água da direita, dropou no rough empapado e de lá deixou a bola a um palmo da bandeira para salvar o par. Os dois fizeram birdie no 12, um par 5 em subida, com Ronaldo chegando a seis abaixo no torneio, contra par de Tiago.
Aguarde álbum de fotos neste terça-feira
Mas depois do tiro na água no 11, Ronaldo perdeu a confiança no driver e teve que salvar mais dois pares difíceis nos buracos seguintes. Os “milagres” pararam no buraco 15 onde Ronaldo fez seu primeiro bogey do dia. Ele voltou a fazer bogey ao errar os tiros iniciais no 16 e no 17 para chegar ao buraco final vencendo por quatro. No 18, Ronaldo foi da banca da raia para a banca do green para fazer novo bogey e vencer por três.
Destaques – Com Ronaldo disparado na frente, a emoção ficou para a disputa do segundo lugar. Marcos Silva, do Londrina GC, patrocinado pela Bueno Wines, vinícola do locutor esportivo Galvão Bueno, que jogava no penúltimo grupo, vinha empatado em segundo até o buraco final, onde fez bogey para terminar em terceiro, uma atrás de Tiago. Mesmo assim ele jogou 69, três abaixo do par e melhor volta do domingo, para fiar sozinho em terceiro.
Alessandro Dantas, do São Francisco GC, de Osasco (SP), líder do segundo dia, que saiu no pelotão, perdendo por cinco, jogou duas acima de ida e mesmo recuperando uma tacada nos nove buracos finais, jogou 73 e terminou em quarto, com 290 tacadas, duas acima no total. Ele empatou com Pablo de la Rua, do Royal Golf, de Londrina, líder do primeiro dia, que também terminou com 73. Pablo é o líder do MTPG com dois títulos e um vice-campeonato em quatro torneios.
O paraguaio Ramon Franco jogou 74 para somar 295 e terminar sem sexto, seguido pelo também paraguaio Pedro Martinez, que jogou 71, uma das três únicas voltas abaixo do par do domingo, para somar 297. Fabiano dos Santos, voltando ao golfe profissional depois de passar mais de dois anos trabalhando como caminhoneiro, jogou seu segundo 71 da semana para empatar em oitavo com Claudio Pedroso, ambos com 298 tacadas. Rodrigo Lee, que joga no PGA Tour LA, completou a lista dos dez primeiros colocados, com 299.
Seniores – Na competição profissional sênior, Antonio Pereira, o Piléu, somou 214 (73-71-70) tacadas, duas abaixo para vencer em sua estreia na categoria. Piléu tem 49 anos e só completa 50 em junho, mas pode competir graças à mudança no regulamento que já permite jogar como sênior no ano em que completa 50 anos Mesma situação de Luis Menezes, que terminou em sexto.
Acácio Jorge Pedro foi o vice-campeão com 217 tacadas, seguido por Pedro Yanez, com 225. Geraldo Brito ficou em quatro, uma tacada atrás, seguido por José Ângelo Lopez, o Togawa, com 226. 
Amadores – Entre os amadores, Ricardo Pinto, da Associação Esportiva São José, venceu de ponta a ponta para encerrar um jejum de quase três anos. Seu último título havia sido no Aberto do Arujá, em setembro de 2011. Pinto somou 152 (77-75) tacadas para terminar três à frente de Francisco Ishihara, do PL, que somou 155 (78-77). Fernando Silva, do Damha Golf Club, de São Carlos, levou o terceiro lugar com 157 (81-76), uma tacada à frente do juvenil Paulo Mattos, do Vista Verde.
Fernando Silva, do Damha, foi o campeão da categoria com índex até 8,5, com 143 tacadas, uma abaixo de seu handicap, seguido por Katsumi Ota, do PL, com 143, e Alberto Vasconcellos, do São Paulo GC, com 145. Hayashi Jitsuo, do PL, venceu na 8,6 a 14, com 148 tacadas, seguido por Nelson Iida, do Manaus Country Club, com 152, e por Yano Seizo, do PL, com 153.
Categorias – O juvenil Adiston Ramos, de São José, venceu a 14,1 a 19,4, com 137 tacadas. O vice-campeão foi Junho Park, de Campinas, com 138, seguido por Guilherme Jacone, do Golfe Nota 10, com 144. Lo Hsien, do São Paulo Futebol Clube Golfe, venceu na de 19,5 a 25,7, com 149 tacadas, seguido por Elver Colombo, também do SPFC, com 153, e por Hiramatsu Yukio, do PL, com 154. 
Flávio Larini venceu a competição para convidados, que reuniu Shigeo Hayashi, presidente do PL, Sadaji Yoshioka, presidente do Arujá, Myung Kyu Kim, presidente do Guarapiranga, e Hissao Horii, do Paradise.
Premiação – Como já é tradicional, a entrega de prêmios foi seguida por um banquete onde foram servidas iguarias típicas do Japão. A seguir houve sorteio de prêmios oferecidos por muitas das 50 empresas e jogadores que patrocinaram o evento. Antônio Nascimento, presidente da PGA do Brasil, e Antônio Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe compuseram a mesa de entrega de prêmios ao lado de Shigeo Hayashi, presidente do PL. e demais convidados de honra.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados