Aberto do Rio: Daniel Ishii e Ruriko Nakamura vencem no Gávea

10/06/2012


Eles foram declarados campeões depois que temporal obrigou a cancelar a rodada final


 Ruriko e Daniel Kenji Isshi: campeões do terceiro torneio do ano válido para o ranking brasileiro de golfe
Ruriko e Daniel Kenji Isshi: campeões do terceiro torneio do ano válido para o ranking brasileiro de golfe

Por: Ricardo Fonseca – fotos: Fábio Vicente

Daniel Kenji Ishii, de Teresópolis (RJ), e Ruriko Nakamura, do Terras de São José Golfe Clube, de Itu (SP), venceram o 40° Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, que termina neste sábado, no Gávea Golf & Country Club, na capital do Rio de Janeiro. Os dois lideravam o torneio após 36 buracos e foram declarados campeões depois que um temporal que caiu durante toda a madrugada e manhã de sábado impediu a terceira e última rodada do terceiro dos seis torneios do ano válidos para o ranking brasileiro de 2012.

Kenji, de 19 anos, conquistou seu primeiro título de um torneio do ranking nacional de ponta a ponta depois de ter jogar 66, três abaixo do par e melhor volta de todo o torneio, na estréia, quinta-feira, feriado de Corpus Christie, e de ter ampliado sua vantagem depois de jogar 73, na sexta, quando o campo estava em condições bem mais difíceis. O júnior de Teresópolis terminou duas tacadas à frente do favorito local Eduardo Vasconcellos, o Duda, que estreava em torneios do ranking nacional em 2012.

Carreira – “Essa vitória me anima a treinar ainda mais”, conta Kenji, que passou a temporada de 2011 nos EUA, estudando e treinando na academia de David Leadbetter. “Meu plano é voltar para os EUA para fazer faculdade e jogar golfe por lá”, diz Kenji, que procura uma universidade de ponta aonde possa integrar a equipe de golfe. Por enquanto ele pretende jogar o Aberto do Paraná, dentro de duas semanas, e V Gillette Golf Cup – 82º Campeonato Amador Brasileiro de Golfe, de 5 a 8 de julho, no Clube de Campo de São Paulo (SP) para conquistar um vaga na equipe brasileira para a Los Andes.

O resultado de Kenji foi ainda mais expressivo por causa das difíceis condições em que estava o campo, pesado por causa da chuva que caiu a semana toda, e com vento forte, sobretudo no primeiro dia. Na rodada de abertura Kenji fez um eagle e quatro birdies e escapou apenas com um bogey de uma bola na água no 10. Na sexta, ele jogou quatro acima com um triplo bogey no 12 e um bogey no 13, onde jogou outra bola na água.

Japeri – Mas ninguém ficou mais feliz do que Cristian Barcelos, da Associação Campo Público de Japeri, que terminou em terceiro, uma tacada atrás de Duda, e ainda foi campeão da categoria com handicap. Barcelos, de 17 anos, jogou 67 na estréia, o segundo melhor resultado da semana, e 75 no segundo dias, quando seu putts não entraram e ele deixou o campo com um duplo bogey e nenhum birdies. Ele estreou em torneios do ranking nacional com um décimo lugar em Brasília e agora foi terceiro no Rio.

Desde quinta-feira choveu mais de 100 mm na região do Gávea, sendo 50 mm só na madrugada e manhã antes da volta final cancelada. Apesar de tanta água o campo estava em excelentes condições nos dois primeiros dias e a volta final só foi suspensa depois que o rio que corta o vale do clube transbordou e a passagem sob a avenida que liga os buracos da praia ao restante do campo, ficou inundada.

Favoritos – Três dos favoritos ao título, o chileno Juan Cerda, único sul-americano entre os 100 primeiros do ranking mundial amador, o argentino Martins Lazdin, e Pedro da Costa Lima, o Pepê, o líder do ranking brasileiro, empataram em quarto com 144 e os mesmos parciais, de 71 e 73 tacadas. Pepê, que defendia a liderança do ranking brasileiro de 2012, terminou duas tacadas à frente de Leonardo Conrado, o segundo do ranking, e três à frente de Arthur Lang, terceiro colocado, e deve manter o posto de número 1 do Brasil, dependendo dos critérios – não muito claros – que a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) adotar.

Se o resultado do Aberto do Paraná de 2011, que ainda vai ser jogado, não caducar, Pepê permanece em primeiro. Se o resultado do Paraná não valer mais, uma vez que completou 12 meses, Conrado assume a ponta. Mas a falta de definição do critério do ranking é o que menos preocupa os jogadores. Ninguém sabe ainda como será a convocação para o Mundial Amador e para a Copa Los Andes, pois apesar do ranking nacional de 2012 ter chegado à sua metade, os critérios de convocação não foram definidos.

Insegurança – A CBG tem todo o direito de escolher os jogadores para as equipes brasileira por uma critério subjetivo, ou então definir o ranking nacional ou o Amador do Brasil como base de suas futuras escolhas. O que não pode é agora, com o jogo em andamento e já em sua metade, ainda ficar negando essa informação os jogadores, que ficam sujeitos a caprichos e jogam com cada vez mais insegurança. Diz-se até que a CBG, que já reduziu o ranking brasileiro de 11 para seis torneios, pretende esvaziá-lo de vez não levando nenhum jogador do ranking brasileiro para o Mundial, apenas os que jogam no exterior.

Na categoria masculina de handicap 8,6 a 14, Rodrigo Ribeiro, de Brasília, foi o grande campeão. Paulo César Silva, do Teresópolis, ficou com o vice-campeonato e Pedro Pozzi, do Itanhangá, com a terceira colocação.

Mulheres – Na categoria feminina, Ruriko Nakamura ficou com o título de campeã com um total 149 tacadas (74/75), quatro tacadas de vantagem sobre Larissa Pombo, do Alphaville, do Paraná, com 153 (78/75). Em terceiro, com 160, empataram Andrea Arruda, do São Fernando, e a pré-juvenil Sônia Vasena, do Gávea . Ruriko lembrou em seu discurso da alegria de vencer no Gávea, em 2002, quando integrou a equipe feminina do Brasil campeã da Copa Los Andes.

Na única categoria feminina por handicap a campeã foi Sônia Vasena, de apenas 15 anos. Adriana de Oliveira, do Graciosa, ficou em segundo, seguida por Carolina Yamada, do Alphaville.

Patrocínio – O 40º Aberto de Golfe do Estado do Rio de Janeiro tem patrocínio do Grupo Libra, através do uma das marcas da Olivares de Quepu, empresa chilena de produção de azeite de oliva extra virgem, cujo controle acionário passou para o Grupo Libra em 2010. As plantações da Olivares de Quepu estão situadas nos vales de Maule, região ideal para culturas do tipo mediterrâneo e produção de azeites 100% extra virgem, com 0,2% de acidez.

A Olivares de Quepu comercializa quatro tipos de Azeite: 1492 Arbequina, 1492 Frantoio, 1492 Picual e Oro Maule. O Portal Brasileiro do Golfe cobriu o evento a convite da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados