Aberto do Rio: Fanta e Barata jogam sem ter liderança do ranking ameaçada

29/05/2013


Golfistas número 1 do Brasil comandam forte grupo, de quinta a sábado, no Itanhangá


Fanta: número 1 do Brasil tenta vencer seu primeiro campeonato nacional da temporada de golfe de 2013
Fanta: número 1 do Brasil tenta vencer seu primeiro campeonato nacional da temporada de golfe de 2013

O gaúcho Octávio Villar, o Fanta, e a paulista Lúcia Guilger, a Barata, os golfistas número 1 do ranking brasileiro amador de golfe, comandam um forte grupo de jogadores no 41ª Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro de quinta a sábado, no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. Os dois tem vantagem suficiente para não ter sua liderança ameaçada nesse torneio que reúne oito dos dez primeiros do ranking masculino e três das seis primeiras, no feminino.

Fanta tem 20,5 pontos de vantagem sobre o carioca Daniel Kenji Ishii, o número 2 do Brasil, mas não pode ser alcançado. Enquanto o gaúcho defende apenas 14,4 pontos nesse torneio, Ishii ainda tem 33,4 pontos que restam de sua vitória em 2012 e vai estar mais preocupado em não perder a vice-liderança para o gaúcho Leonardo Conrado, número 3 do Brasil. Pedro da Costa Lima, ainda o quarto da lista, abandonou o ranking nacional após ser preterido para a Los Andes de 2012, mas Roberto Gomez, o número 5, estará no Rio, estreando em competições do ranking nacional, em 2013.

Destaques – Os demais Top 10 em campo serão Ivan Tsukazan (6º), do Damha Golf Club, de São Carlos, que precisa terminar na frente de Gomez para lhe tomar o quito lugar; o americano Clay Hamlin (7º), o paranaense Homero de Toledo Sobrinho (8º do ranking adulto e primeiro do ranking brasileiro juvenil de golfe) e Cristian Barcelos, revelação do campo público de Japeri (9º). O paulista Rafael Becker ainda aparece em décimo, graças a seu título do Amador do Brasil, mas ainda está nos EUA, onde jogou seu último semestre pela Wichita State, na NCAA.

Mas outros três brasileiros que jogam no golfe universitário dos EUA são destaque no torneio: Tomaz Pimenta, do Morro do Chapéu, que venceu o Aberto do Rio de virada, em 2011, ao jogar 66, seis abaixo, na volta final; Thor Salen, que joga em casa como campeão do Aberto do Itanhangá e Thomas Mantovanini. O torneio vale pontos para os rankings mundial, nacional e estadual.

Mais favoritos – Outros favoritos ao título são Márcio Sadao Kimura, do Damha; Marcelo Giumelli, do Broa Golf Resort; Luigi Pedrinola e Walter Mantovanini, do São Paulo GC; Antonio Almeida Douat, de Joinville; Sean Corte-Real, do Paraná; e Gabriel Cassinelli. Entre os cariocas destaque ainda para Bernardo Willemsens, Claudio Vasconcellos e Thomas Sampaio, do Gávea; Carlos Smith, de Búzios; Antonio Tascheri, Gabriel Pellegrini, Rafael Ventriglia, Alvaro Candela e Christiano Gros, do Itanhangá; e Bruno Sá, de Petrópolis.

Os juvenis também são atração à parte, com destaques para Anderson Nunes, de Japeri; Pedro Nagayama, do São Fernando, e os gaúchos Matheus Balestrin, do Porto Alegre, e Sandro Gonçalves, do Belém Novo.

Feminino – Entre as mulheres Lucia Guilger, a Barata, número 1 do Brasil, tem grande vantagem sobre a paulista Ruriko Nakamura, do Terras de São José Golf Club, em Itu, a número 2, e a também paulista Carla Ziliotto, terceira colocada. A carioca Giulia Mallmann, sexta da lista, tem uma boa oportunidade para subir no ranking uma vez que Nathalie Silva, a quarta, está jogando na Escócia, e Lili Filizola, a quinta, não está jogando o ranking nacional este ano.

Suas principais adversárias serão a paranaense Larissa Pombo, ainda número 10 do Brasil depois de um ano afastada dos torneios do ranking nacional; Célia Luz, formada na escolinha de golfe do Itanhangá; Marleuza Cunha, líder do ranking fluminense; e a paranaense Carolina Yamada, que vem se firmando entre melhores juvenis do Brasil. Das Top 10 também não jogam Hiromi Suzuki (7º) que voltou para o Japão; Luciana Oliveira Fuchs e Clara Teixeira, que está na Escócia com Nathalie. Japeri terá três meninas em campo: Kely Aparecida, Thuane Oliveira e Isabela Maria Sales.

O Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro tem como hotel oficial o Promenade Paradiso All Suítes, localizado na Av. das Américas, 487, na Barra da Tijuca (RJ). A competição conta com apoio da Golf Travel e Golf Republic.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados