Aberto do Rio: Gomez faz melhor volta e abre três de vantagem

21/06/2014


Balestrin é vice, com única volta sem bogeys do torneio. Meidy surpreende no feminino


Gomez: liderança isolada para tentar vencer segundo torneio do ranking nacional de golfe em junho
Gomez: liderança isolada para tentar vencer segundo torneio do ranking nacional de golfe em junho

por: Ricardo Fonseca

O veterano paulista Roberto Gomez jogou 70, duas abaixo do par e melhor volta da semana, para se isolar na liderança do 42º Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro e chegar à rodada final, neste sábado, no Búzios Golf, três tacadas à frente dos adversários. Na competição feminina, Meidy Gama, do Rio, jogou 78, única volta abaixo de 80 na semana, para surpreender as favoritas e chegar à decisão do torneio como líder isolada e uma tacada à frente das Lúcia Guilger, a Barata, e Ruriko Nakamura, as números 2 e 3 de Brasil.

Gomez, que voltou a competir nacionalmente nesta temporada depois de quase dois anos parado, voltou a fazer quatro birdies, como na estreia, mas desta vez errou bem menos, apenas dois bogeys, um deles no buraco final, quando já tinha quatro de vantagem, para se colocar em boa posição para vencer seu segundo torneio do ranking nacional em três semanas, depois de conquistar o Aberto do Gávea, no começo do mês. Gomez soma 144 (74-70) tacadas, o par do campo. O campo esteve duas tacadas mais fácil nesta sexta-feira, segundo dia do torneio, com média de 79,39 tacadas, contra 81,46 da estreia.

Sem bogeys – Quem mais se aproximou de Gomez foi o gaúcho Matheus Balestrin, que fez a única volta livre de bogeys da semana ao jogar uma abaixo e subir para o segundo lugar com 147 (76-71) tacadas, três acima do par. Balestrin fez um birdie no buraco 9, difícil par 3 com água à frente e à direita do green, e copiou o cartão nos outros 17 buracos para saltar para o segundo lugar isolado. O paranaense Luis Thiele, que tenta retomar a liderança do ranking nacional de golfe e era um dos líderes do primeiro dia, ao lado de Gomez, jogou sua segunda volta seguida de 74 para somar quatro acima, cair para o terceiro lugar, e completar o grupo dos líderes para a volta final.

O gaúcho Bruno Carvalho jogou a outra única volta abaixo do par do dia, depois de fazer três birdies, dois deles nos três buracos finais e dois bogeys. Bruno vem sozinho em quarto com 149 (87-71) tacadas, duas à frente do também gaúcho Breno Domingos (75-76) e dos cariocas Daniel Kenji Ishii (79-72) e Antonio Pedro Almeida e Silva (76-75). O gaúcho Herik Machado, número 1 do Brasil, que está com a posição ameaçada por Thiele, melhorou cinco tacadas em ralação à estreia, mas ainda vem em décimo, com 153 (79-74), empatado com o também gaúcho Octávio Villar, o Fanta, o outro líder da véspera (74-79).

Mulheres – Na competição feminina, Meidy Gama, do Gávea, jogou seis acima, sem um birdie sequer, a melhor volta do torneio até agora, para assumir a liderança com 164 (86-78) tacadas e abrir uma de vantagem sobre as duas paulistas favoritas ao título: Lúcia Guilger, a Barata (81-84), que também não fez birdies, e Ruriko Nakamura (82-83) que fez um birdie. Como Carla Ziliotto, a número 1 do Brasil, não foi defender o título ganho em 2013 e os 25 pontos que ganhou no torneio, vai perder o posto de número 1 do Brasil para Barata, independente do resultado.

As três veteranas, todas com mais de 50 anos, do pelotão deste sábado, tem boa vantagem sobre o vice-pelotão, grupo que sai à sua frente formado apenas por juvenis: a carioca Giulia Mallmann, com 169 (85-84), e a paranaense Carolina Yamada, com 171 (86-85), ambas de 18 anos, e a fluminense Thuane Oliveira, de 15 anos, com 179 (91-88).

Categorias – Nas categorias com handicap, Carlos Cândido, do Clube de Campo de São Paulo, é o novo líder entre os com índex até 8,5, ao somar 140 tacadas, contra 141 de Balestrin e 143 de Breno. Na 8,6 a 14, o juvenil Lucas Barcellos lidera com 148, segundo por Clovis Amorim de Campos Fernandes, com 150, e por Marco Antonio Pereira Menegotto e Oscar Faria Fº, ambos com 155. E na 14,1 a 22,1, Roberto Trossero soma 143 contra 144 de José Carlos Fragoso e 149 de Joe Oliver. Na única categoria feminina com handicap, Mallmann lidera com 149, duas à frente de Thuane e Alessandra Pozzi.

O 42º Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro, no Búzios Golf Club & Resort, na Região dos Lagos fluminense, é válido para os rankings mundial, brasileiro e estadual e tem patrocínios da MS Logística, Phebo, PDG e Africa Pousada, com organização da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e supervisão da Confederação Brasileira de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados