Aberto do Rio: Juan Alvarez dá título para o Uruguai, em Búzios

07/06/2015


Herik Machado, em segundo, foi o melhor brasileiro. Sophia Campos vence feminino


Luiz Henrique Lopes Leão Teixeira, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, com os campeões do Aberto. Foto: Fábio Vicente
Luiz Henrique Lopes Leão Teixeira, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, com os campeões do Aberto. Foto: Fábio Vicente

por: Ricardo Fonseca

Depois de virar o jogo no segundo dia, o uruguaio Juan Alvarez não deu mais chances para ninguém e garantiu o título do 43º Aberto do Estado do Rio de Janeiro, encerrado neste sábado, no Búzios Golf Club & Resort, ao igualar a melhor marca da semana, fazer sua melhor exibição do torneio e ser campeão por cinco tacadas de vantagem. O juvenil gaúcho Herik Machado, líder do primeiro dia, voltou a jogar abaixo do par, mas foi o suficiente apenas para garantir o vice-campeonato, posição que nunca esteve ameaçada tal a distância que os dois primeiros colocados impuseram aos demais competidores.

Alvarez chegou como o jogador mais bem colocado do ranking mundial de golfe amador – 112º colocado – e justificou seu favoritismo com sua regularidade. Ele foi o único a jogar três voltas abaixo do par o difícil e seletivo percurso desenhado por Pete Dye na Praia Rasa da cidade da Região dos Lagos que Brigitte Bardot, símbolo sexual dos anos 50 e 60, tornou mundialmente conhecida há mais de meio século, quando passou férias por lá. Alvarez venceu com 210 (71-71-68) tacadas, seis abaixo do par, depois de ter feito um eagle, quatro birdies e dois bogeys na rodada final.

Destaques – Herik, número 432 do mundo e segundo melhor ranqueado em campo, perdeu a liderança e o título ao jogar cinco acima no segundo dia. Ele se recuperou na volta final ao jogar duas abaixo, mas era tarde demais. Terminou como o melhor brasileiro com 215 (68-77-70) tacadas, uma abaixo. O gaúcho Matheus Balestrin jogou 71, sua única volta abaixo do par da semana, para ainda ser o terceiro colocado com 224 (76-77-71), oito acima e 14 atrás do campeão. O uruguaio Agustin Tarigo perdeu uma posição para terminar em quarto, com 225 (79-70-76).

Na competição feminina, com poucas jogadoras e baixo índice técnico, a paranaense Sophia Campos, do Curitibano, coroou sua vitória de ponta a ponta com a única volta abaixo do par do torneio feminino. Ela venceu com 226 (76-79-71) tacadas, 10 acima do par, contra 232 (84-72-76), 16 acima, de Lauren Grinberg, que se recuperou da má estreia para ser a vice-campeã. Thuane Oliveira de Souza,    237; Clara Teixeira, 238; e Giulia Mallmann, 243, completaram as Top 5.

Patrocinadores – O Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais e importantes torneios do golfe nacional. A 43ª edição conta com o patrocínio da PDG, MS Logística, Casas Granado, Hotel Atlântico Búzios, Dojjo e Copelmi Mineração. Além do apoio técnico da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e World Amateur Golf Rankings (WAGR).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados