Aberto do Rio: melhor amador do continente desafia brasileiros

06/06/2012


Chileno Juan Cerda, que vem de título no Sul-Brasileiro, enfrenta o mais forte grupo do ano


Juan Cerda vence torneio de golfe em Porto Alegre: melhor amador da América do Sul joga no Rio
  Juan Cerda vence torneio de golfe em Porto Alegre: melhor amador da América do Sul joga no Rio

por: Ricardo Fonseca

Depois de vencer o Aberto Sul-Brasileiro, em Porto Alegre, num playoff contra Leonardo Conrado e Paulo Davis, o chileno Juan Cerda, de 18 anos, chega como favorito para vencer o Aberto 40ª edição do Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro será disputada de amanhã, quinta, a sábado, no Gávea Golf & Country Club, na praia de São Conrado, no Rio, valendo para o ranking amador brasileiro de 2012.

Cerda, atual campeão do Orange Bowl, que este ano já venceu dois e foi três vezes vice-campeão em torneios do ranking chileno, chega como o sul-americano mais bem colocado no ranking mundial amador de golfe, na 73ª colocação. O brasileiro mais bem colocado na lista é o paulista Rafael Becker, 108º do mundo, que não pode jogar no Rio por estar participando de torneios nos Estados Unidos. Depois da vitória em Porto Alegre, Cerda ficou em quinto no AJGA Thunderbird International Junior, semana passada, em Scottsdale, no Arizona.

Ranking – Cerda mais uma vez vai se envolver numa disputa pela liderança do ranking brasileiro de 2012, num torneio que vai reunir quase todos os melhores do Brasil. O paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, que perdeu os dois primeiros torneios do ano por causa de uma fratura no braço, volta a competir no ranking brasileiro a tempo de defender sua liderança conta Conrado, atual vice-campeão do Aberto do Rio e número 2 do país.

Mas o gaúcho Arthur Lang, o número 3 do ranking, também pode terminar a semana como o novo número 1 do Brasil se vencer no Gávea. A diferença entre os três é de apenas 7,65 pontos. Também jogam no Rio o gaúcho Otávio Villar (número 5 do ranking brasileiro); o paulista Ivan Tsukazan (6); o carioca Eduardo Vasconcellos (7), estreando na temporada, e o gaúcho Paulo Davis (9). Ao todo, são oito dos dez primeiros do ranking nacional em campo. Outro destaque é o argentino Martín Lazdín, quinto no Sul-Brasileiro.
    
Destaques – Mas há muito mais destaques em campo como Marcio Sadao Kimura, capitão do São Fernando; Christiano Saboya, capitão do Porto Alegre; Anthony Talbot, capitão do Gávea e seus companheiros de clube Marinho Gonzalez, Bernardo Willemsens, Plínio Guimarães, Miguel Elkind, Cláudio Vasconcellos, João Tellechea Neto e Oswaldo da Rocha Faria; Diego Lobo, do Itanhangá; Marcelo Giumelli, do Broa; Roberto Gomez, do Clube de Campo, comemorando 40 anos de golfe nesta temporada; Luigi Pedrinola, do São Paulo GC; Henrique Pombo e Homero de Toledo Sobrinho, do Alphaville; Matheus Balestrin, do Porto Alegre, Daniel Ishii, do Teresópolis; e Pedro Nagayama, do São Fernando, Jefferson Yang, do São Paulo, e Anderson Nunes e Cristian Barcelos, de Japeri, entre muitos outros.

Nelson do Vale, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, recebe seus convidados em campo. Mauro Leitner Guimarães Filho, presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, também estará jogando, assim como Paulo Pacheco, vice-presidente de Marketing da Confederação Brasileira de Golfe.

Mulheres – Entre as mulheres, as cinco primeiras do ranking brasileiro feminino estarão disputando o título do Aberto do Estado do Rio de Janeiro e o posto de número 1 do Brasil: Lucia Maria Guilger, Carla Ziliotto, Larissa Pombo, Andrea Arruda e Ruriko Nakamura. Elas terão ainda a concorrência da jogadora da casa Marleuza Cunha, atual bicampeã do Aberto Feminino do Gávea.
 
Em 2011, o mineiro Tomaz Pimenta, do Morro do Chapéu, que mora nos EUA, jogou 66 na final, seis abaixo do par, para virar um jogo que perdia por quatro tacadas e conquistar o título, no Itanhangá, com 211 tacadas, cinco abaixo do par e cinco de vantagem sobre três adversários: Conrado, Felipe Navarro (hoje profissional) e Pepê. Entre as mulheres, a carioca Clara Teixeira, do clube anfitrião, teve uma vitória mais tranquila ao somar 223 tacadas, contra 227 de Daniela Murray, do São Fernando. Ambas estão morando nos EUA e não jogam este ano..
 
Patrocínio – O torneio tem patrocínio do Grupo Libra, através do Azeite 1492, uma das marcas da Olivares de Quepu, empresa chilena de produção de azeite de oliva extra virgem, cujo controle acionário passou para o Grupo Libra em 2010. A Olivares de Quepu apresenta alta tecnologia, com produtos reconhecidos e premiados internacionalmente.

Suas plantações estão situadas nos vales de Maule, região ideal para culturas do tipo mediterrâneo e produção de azeites 100% extra virgem, com 0,2% de acidez. No Brasil e no exterior, a Olivares de Quepu comercializa quatro tipos de Azeite: 1492 Arbequina, 1492 Frantoio, 1492 Picual e Oro Maule. O torneio tem ainda apoio da Golf Travel e da Rede de Hotéis Promenade Paradiso.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados