21/03/2025
Competição com recorde de inscritos terá 5 dos Top 10 de SP. Léo Yoshikawa defende o título
Voltar a ser o amador número 1 do Brasil, posto que ocupou até o final de 2018, antes de uma rápida e frustrante passagem pelo profissionalismo, que o levou a abandonar o golfe por cinco anos, era um dos principais objetivos de Herik Machado em sua volta ao esporte. Menos de um ano depois de retomar a carreira, Herik, agora no Damha Golf Club, de São Carlos, atingiu a meta ao vencer o Aberto Bandeirantes, há duas semanas, e fará oficialmente seu primeiro jogo novamente como o melhor amador do Brasil no 2º Aberto do Rio Pardo Golf, neste final de semana, dias 22 e 23 de março, em Iaras (SP).
Herik, que também é o nº 1 de São Paulo, chega como favorito, prometendo dar trabalho para Léo Yoshikawa, do Bastos Golf Club, oitavo do ranking paulista, que defende o título ganho no ano anterior em Iaras. Mas há ainda outros três favoritos ao título, todos eles também entre os Top 10 de São Paulo, a começar por Igor Cruz, mais um jogador que renasceu para o golfe há um ano, também no Damha, e hoje já é o número 3 do estado. Os outros são Matheus de Paula, sétimo do ranking, também do Damha; e Felipe Cobra, do Clube de Campo, que passou a ser o número 10 do estado depois de uma boa atuação no Bandeirantes.
Recorde – Ainda pouco conhecido da grande maioria dos golfistas, que não tiveram a oportunidade de jogar lá, o Rio Pardo Golf, campo particular do empresário Toninho Abdalla, presidente do São Paulo Golf Club, reunirá 50% a mais jogadores do que no torneio de estreia, no ano anterior, todos atraídos por um percurso com qualidade técnica e beleza impressionantes, que não deixa nada a dever para os melhores campos de golfe do mundo.
O green-ilha do buraco 12 ao lado do tee-ilha do 2, ambos flutuando sobre a grande represa que margeia boa parte do percurso, são os locais mais “instagramáveis” do Rio Pardo Golf, mas não os únicos. A cascata que brota em meio à vegetação à direita do buraco 4, que tem como pano de fundo a antiga e preservada fábrica de manteiga, com sua chaminé eternizada no logotipo do clube, local cercado de pontes e pequenos cursos de água, além de outra cascata no lago que separa as raias dos buracos 14 e 15 são igualmente marcantes.
Mas o maior diferencial do clube é a aconchegante sede, na verdade um museu com peças importantes do golfe nacional e mundial. O destaque do acervo é a jaqueta verde que Phil Mickelson ganhou ao vencer seu terceiro Masters, em 2010. Ela foi assinada por dezenas dos melhores jogadores do mundo para um leilão beneficente, onde Toninho a arrematou, e hoje está sobre o bar da sede, ao lado do nome de todos os campeões que ajudaram a tornar a peça ainda mais simbólica e valiosa.
Destaques – O Aberto do Rio Pardo, válido para os rankings masculinos da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), reunirá 120 jogadores de 26 clubes, com destaque para o São Paulo, com 15 representantes; seguido pelo Clube de Campo e Ipê, com 11 cada, São Fernando, com 9, e Anexo com 7. Uma verdadeira vitrine do golfe brasileiro que promete um novo duelo de gerações, como em 2024, quando Léo ganhou o título ao superar seu sobrinho, Guilherme Yoshikawa, no buraco final. Gui, nº 9 do estado, não pode jogar este ano por estar defendendo o Brasil no Sul-Americano Juvenil, no Paraguai.
Entre os veteranos, além de Léo, vale destacar a presença de Luiz A. P. Almeida, o Gugu, do São Paulo, terceiro colocado do ano anterior. Gugu foi bicampeão sul-americano sênior por equipes, em 2022 e 2023, e vice em 2024, além de vir de um vice-campeonato e de um quinto lugar no individual na maior competição sênior do continente.
Ele jogará na categoria scratch ao lado do ex-tenista Cássio Motta, que foi Top 5 do mundo em duplas, ao lado de Carlos Kirmayr. Motta, do São Paulo, que tem handicap índex de 4,1, foi vice-campeão de duplas mistas em Roland Garros, com Claudia Monteiro, em 1982. E, em simples, chegou ao Top 50 do mundo. Toninho Abdalla estará em campo para receber os convidados, juntamente com Mauro Paes de Almeida, capitão do Rio Pardo; Ademir Mazon, presidente da FPGolfe; e Flavio Maschietto, seu vice-presidente.
Comissões – A Comissão de Honra do Torneio terá Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, e Toninho Abdalla, do Rio Pardo Golf. A Comissão do Campeonato será formada por Mauro Batista (Diretor Torneio), Claudio Mesquita, Daniela Rodrigues, Lauro Ramos, Luiz Claudio Recchia, Mauro Paes de Almeida e Toninho Abdalla. Os árbitros serão Mauro Batista e Claudio Mesquita.
Rio Pardo Golf
Rodovia Castelo Branco, km 266 – Iaras – SP
Telefones:
(14) 3732-3333
(14) 99735-4751
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
31/03/2025
27/03/2025
26/03/2025
26/03/2025
24/03/2025
24/03/2025
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados