Aberto do Rio: Pimenta joga 66 e vence por cinco

25/06/2011


Mineiro que estuda nos EUA fez a melhor volta do torneio para virar jogo na volta final


   Conrado, o vice-campeão, e Tomaz, que virou o jogo: destaques no Aberto do Golfe do Rio de Janeiro
   Conrado, o vice-campeão, e Tomaz, que virou o jogo: destaques no Aberto do Golfe do Rio de Janeiro

por: Ricardo Fonseca – fotos: Fábio Vicente/FGERJ

O mineiro Tomaz Pimenta, de 20 anos, filiado do Morro do Chapéu, que há dois anos estuda e joga nos EUA, protagonizou uma das mais impressionantes viradas da temporada ao jogar 66, seis abaixo do par, para virar um jogo que perdia por quatro tacadas e conquistar o título do 39º Aberto do Estado do Rio de Janeiro, encerrado neste sábado, no Itanhangá Golf Club, no Rio, com 211 tacadas, cinco abaixo do par e cinco de vantagem sobre três adversários. Este foi o primeiro título de Tomaz em torneios do ranking brasileiro, enquanto sua volta de seis abaixo, além de ser a melhor da semana, é também o seu novo recorde pessoal.

O paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, líder do primeiro dia, vinha em segundo, duas tacadas atrás de Tomaz, até ser mais uma vítima do traiçoeiro buraco 18 do Itanhangá, um par quatro longo, com água dos dois lados da raia, do tee ao green. Pepê sabia que precisava de um eagle para empatar com Tomaz, que jogou na sua frente, forçou o drive e pagou o preço. Mandou a primeira tacada na água da esquerda, dropou, jogou a terceira na água da direita, entrou com a quinta no green e fez um 7, triplo bogey que o deixou empatado com mais dois em segundo lugar. Como consolo, Pepê deve reassumir a liderança do ranking brasileiro.

Destaques – O desastre do 18 custou a Pepê o troféu de vice-campeão, que ficou para o gaúcho Leonardo Conrado, que jogou 72 num dia onde os putts lhe custaram um resultado melhor. O outro empatado em segundo, no par do campo, foi Felipe Navarro, do Gávea, que jogou 69 (-3) a terceira melhor volta do dia. O segundo melhor resultado do sábado foi do gaúcho Felipe Lessa, o Torito, número 1 do ranking brasileiro, que depois de duas voltas ruins jogou 68 (-4) para ainda terminar em décimo, empatado com Pedro Junqueira, que jogou 69 e foi o terceiro e último a quebrar o par do campo na volta final.

Pimenta começou o dia chegando de primeira ao green do 1, um par quatro, onde fez birdie depois de ter um putt para eagle. Ele voltou a fazer birdie no buraco 3, um par cinco, aonde chegou com a segunda no green, e com mais um birdie no 7, um par 4 curto, já empatou na liderança. Jogou 33, três abaixo de ida, mas não parou aí.

Vitória – O campeão abriu a segunda metade do campo com um longo putt para birdie no buraco 10 e ficou muito perto da vitória ao fazer eagle no 11, par cinco aonde chegou com a segunda no green, para somar seis abaixo em 11 buracos. Mesmo fazendo bogey no 12, seu único do dia, Tomaz manteve a calma e ainda fez um birdie no 16 para abrir duas de vantagem sobre Pepê, o único que o ameaçava. Ele jogou na segurança dos dois buracos finais, para ficar na sede esperando os demais resultados para dar início à comemoração.

“Foi muito importante poder treinar aqui desde a semana passada”, conta Pimenta, que ficou hospedado no casa do amigo Thor Salen e aproveitou para treinar por cinco dias antes da estréia. “Agradeço ao presidente Arthur Porto Pires, o Profissional Nico Barcellos e ao capitão Antônio Lins e Silva por terem liberado o campo para eu treinar e à família Salen, do Thor, que sempre me hospedam quando venho ao Rio”.

Feminino – Entre as mulheres, Clara Teixeira, do Itanhangá, jogou72, a melhor volta do torneio feminino para somar 223 tacadas, sete acima, e ser campeã com quatro de vantagem sobre Daniela Murray, do São Fernando, líder do primeiro dia, que jogou 75. Lúcia Guilger, a Barata, outra do São Fernando, também jogou 75 para ainda ser a terceira colocada com três de vantagem sobre Ruriko Nakamura, do Terras de São José, líder do ranking, que jogou 78 para terminar em quarto.

Mas nenhuma delas ficou tão feliz quanto Cinara Conrado, que fez um hole-in-one no buraco 17 e nem se importou com a volta de 93 tacadas deste sábado. Ela comemorou com champanhe, brindando com Pepê, que também fez um hole-in-one no primeiro dia, no buraco seis.

Categorias – Tomaz foi ainda o campeão da categoria com indez até 8,5 ao somar 205 tacadas, 11 abaixo de seu handicap, seguido por Lucca Horwitz, do Itanhangá, com quatro abaixo. Na 8,6 a 14 o título ficou para o gaúcho Leonardo Lima Verde, com 225, uma à frente de Flavio Conrado Nobre, do Itanhangá. Na categoria única feminina com handicap, Clara venceu com cinco abaixo, seguida por Adriana Oliveira, com sete acima.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados