Aberto do Rio: Thiele e Barata viram jogo para vencer em Búzios

22/06/2014


Resultado recoloca os dois no posto de número 1 do ranking amador brasileiro de golfe


Barata e Thiele: duas vitórias de virada que os recolocaram no posto de nº 1 do golfe amador do Brasil
Barata e Thiele: duas vitórias de virada que os recolocaram no posto de nº 1 do golfe amador do Brasil

por: Ricardo Fonseca | fotos: Fábio Vicente/FGERJ

Quatro birdies nos oito buracos finais permitiram ao paranaense Luis Thiele recuperar-se de um mau começo, jogar 71, a melhor volta do dia e sua única abaixo do par na semana, vencer de virada o 42º Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro, encerrado neste sábado, no Búzios Golf, e voltar a ser número 1 do ranking amador brasileiro. Entre as mulheres, Lúcia Guilger, a Barata, também fez a melhor volta do dia e de toda a competição feminina, para vencer de virada e ser outra a reassumir o posto de líder do ranking nacional.

Thiele, de 24 anos, que fora um dos três líderes do primeiro dia, mas começou a volta final perdendo por quatro, não teve um bom começo ao jogar três acima de ida, sem um birdie sequer. O paulista Roberto Gomez, o líder da véspera, também teve problemas no começo, para jogar quatro acima de ida, com um birdie, e ver o gaúcho Bruno Carvalho, de Pelotas (foto ao lado), assumir a ponta com dois birdies e um bogey nos nove primeiro buracos.

Virada – A reação de Thiele só começou no buraco 11, quando fez dois birdies seguidos para empatar na liderança com Bruno, que fizera bogey no 12. Os dois ainda fizeram birdie no 15, para continuar empatados na frente, até Thiele fazer novo birdie no 16 para se isolar em primeiro e seguir assim até o buraco final. Thiele foi campeão com 219 (74-74-71) tacadas, três acima do par e uma de vantagem sobre Bruno que somou 220 (78-71-71) e foi o único a quebrar duas vezes o par do difícil campo de Búzios. Este foi o segundo vice-campeonato de Bruno, de 22 anos, em 2014, resultado que o coloca entre os Top 10 do Brasil pela primeira vez na carreira.

Gomez (abaixo, cumprimentando Thiele pela vitória), de 56 anos, mais do que a soma de seus adversários no pelotão, ainda fez mais dois bogeys na segunda metade do campo e caiu para o terceiro lugar com 222 (74-70-78) tacadas, numa semana que acabou sendo ruim para ele, depois de ter sido líder por duas rodadas e feito o melhor resultado de todo o torneio. Ainda assim, o jogador brasileiro com mais títulos da história recente do golfe, continuou a subir no ranking brasileiro, onde aparece agora entre os Top 10, depois de ter ficado quase dois anos fora das competições nacionais.

O juvenil gaúcho Herik Machado que começou a semana como número 1 do Brasil, não jogou bem esta semana para terminar em 11º lugar, com 232 (79-74-79) tacadas, e cair para o segundo lugar do ranking, um posto à frente de Pedro da Cosa Lima, o Pepê, que não competiu em Búzios e permanece como número 3. Herik vinha de duas vitórias, um segundo e um terceiro lugar na temporada.

Feminino – Na competição feminina, Barata (foto ao lado) fez três birdies para jogar 74, a melhor volta da semana entre as mulheres, somar 239 (81-84-74) tacadas, três acima do par, e ser campeã com quatro de vantagem sobre Ruriko Nakamura, que somou 243 (82-83-78). Com esses resultados, Barata, de 54 anos, volta a ser número 1 do Brasil, empurrando Carla Ziliotto que não foi a Búzios defender o posto e os 25 pontos que ganhara com o título no ano anterior.

Três jogadoras dividiram o terceiro lugar com 252 tacadas, 36 acima do par: Meidy Gama (86-78-88), do Gávea, de 54 anos, e as juvenis Carolina Yamada, do Paraná (86-85-81) e Giulia Mallmann, do Rio (85-84-83). Na classificação por handicap venceu Alessandra Pozzi, com 221 tacadas, seguida por Mallmann, com 22 e por Thuane Oliveira, de Japeri, com 223.

Categorias – Nas categorias masculinas com handicap, Carlos Candido venceu na com índex até 8,5, com 209 tacadas, sete abaixo de seu handicap, seguido pelo gaúcho Matheus Balestrin, que terminou com 213, três abaixo. Cristian Barcelos, de Japeri, terminou em terceiro, com 217, empatado com Bruno Carvalho. Na 8,6 a 14, o campeão foi Clovis Amorim de Campos Fernandes, com 216, o par do campo, seguido por Lucas Barcellos, com 219, e por Oscar Faria Fº, com 224. E na 14,1 a 22,1, venceu José Carlos Fragoso, com 214, seguido por Roberto Trossero, com 216, e por Joe Oliver, com 221.

O 42º Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro, no Búzios Golf Club & Resort, na Região dos Lagos fluminense, foi válido para os rankings mundial, brasileiro e estadual e teve patrocínios da MS Logística, Phebo, PDG e Africa Pousada, com organização da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e supervisão da Confederação Brasileira de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados