Aberto do RJ: Andrey Xavier joga cinco abaixo e dispara na liderança, no Itanhangá

30/08/2019

No feminino, Meilin Hoshino também estreia em primeiro, no torneio do ranking mundial

Andrey (acima) e Melin (abaixo) lideram por três tacadas no Rio de Janeiro. Fotos: Thais Pastor/F2

por | Ricardo Fonseca

Andrey Xavier, do Belém Novo, fez cinco birdies, em uma volta sem um bogey sequer, para jogar 66 tacadas e disparar na liderança do 47° Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, 30 de agosto, e prossegue até domingo, 1º de setembro, no Itanhangá Golf Club, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O torneio que reúne a elite do golfe brasileiro, incluindo sete dos Top 10 do ranking nacional masculino e cinco das Top 10 do feminino vale para o ranking mundial de amador de golfe (WAGR), além de pontuar para o ranking nacional.

Mesmo aproveitando apenas um dos quatro pares cinco do remodelado campo do Itanhangá, de par 71 (36-35), Andrey, campeão brasileiro juvenil e número 1 do ranking nacional, fez três birdies nos primeiros seis buracos e mais dois nos seis buracos finais, para abrir três tacadas de vantagem sobre Tomas Afonso Ribeiro, do Terras de São José, que fez sete birdies no dia, mas fechou a rodada com um duplo bogey-6, para jogar 69, duas abaixo. Ninguém mais quebrou o par do campo na estreia.

Thomas Choi, do São Paulo GC, fez um eagle-3 e três birdies para jogar o par do campo e ficar sozinho em terceiro lugar. Daniel Kenji Ishii, favorito local e número 2 do Brasil (perdeu o posto para Andrey na última semana), não conseguiu aproveitar seu melhor conhecimento do campo e jogou 73, duas acima, com um duplo bogey-6 no segundo buraco e 15 pares. Gui Grinberg, do São Paulo GC, que vem de uma vitória no Juvenil do Chile, abriu o dia com um duplo bogey-6 e terminou em quinto, com 74 (+3) tacadas, empatado com Matheus Park, do Paradise, outro que fez duplo bogey no buraco final.

Feminino – No feminino, Meilin Hoshino, do São Paulo GC, campeã brasileira pré-juvenil, saiu na frente ao jogar 73 tacadas, duas acima do par, o suficiente para abrir três tacadas de vantagem. A vice-líder, com 76 (+5) é a pré-juvenil coreana Isu Choi, do Terras de São José, que jogou seis acima de ida, com um duplo bogey, e melhorou ao fazer dois birdies nos cinco buracos finais. Isu que é 763º do mundo é a mais bem ranqueada em campo entre as mulheres. Nenhuma outra está entre as 1800 primeiras do WAGR.

Beatriz Junqueira, do Itanhangá, uma das favoritas ao título por ser jogadora da casa e atual campeão brasileira juvenil, ficou apenas em terceiro, com 78 tacadas, num dia em que fez dois triplo bogeys-7, um em cada metade do campo. Manu Barcellos, que joga pelo gaúcho Belém Novo, mas até recentemente morava no Rio, ficou em quarto, com 79, vítima de dois duplos bogeys e um triplo bogey, tendo subido cinco tacadas nos dois buracos finais. Ele está empatada com Fernanda Lacaz, do São Fernando, número 2 do Brasil, que fez dois duplos bogeys-6 consecutivos na metade da volta final.

Organização – O Campeonato Aberto do Estado do Rio de Janeiro tem parceria com o Novotel, o hotel oficial do evento, e apoios da Cerveja Petra e da Cachaça Cabaré. A competição organizada pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe e do Itanhangá Golf Club.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados