Aberto do São Fernando – Taça Embrase: Kenji mantém liderança

03/10/2015


Nº 2 do Brasil tem quatro de vantagem Gomez, o novo vice. Nagayama faz melhor volta do dia


Kenji: em busca de seu segundo título em três semanas, além de ter sido o melhor amador do Aberto do Brasil
Kenji: em busca de seu segundo título em três semanas, além de ter sido o melhor amador do Aberto do Brasil

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

 Mesmo jogando 75 neste sábado, quatro acima do par e cinco tacada a mais do que na véspera, o carioca Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, número 2 do Brasil, manteve a liderança isolada do 48º Aberto do São Fernando Golf Club – Taça Embrase, que termina neste domingo, no campo de Cotia (SP), que é unanimemente considerado um dos melhores do Brasil e do continente. Kenji lidera com 145 (70-75) tacadas, três acima do par, e quatro à frente do novo vice-líder, Roberto Gomez, do Clube de Campo, que melhorou uma tacada para somar 149 (75-74), sete acima. Joakim Thrane, o vice-líder da véspera, caiu para terceiro com 150 (74-76), completando o grupo dos líderes para a volta final.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo: os três mais próximo perseguidores do líder: Roberto Gomez, Thomas Choi e Joakim Thrane; Pedro Nagayama, que fez a melhor vola de sábado; Mario Ghisalberti, líder da até 8,5; Ariel Horovitz, primeiro, na 8,6 a 14; Wagner de Angelis, líder desde o primeiro dia na 14,1 a 22; e o público assistindo as chegadas no 18 de camarote.

“Foi um dia difícil, onde bati bem na bola, mas emboquei pouco” lamenta Kenji sobre a volta deste sábado, quando o campo molhado por uma forte chuva na madrugada e com os tees de vários buracos colocados mais atrás, ficou longo e difícil para todos. Apesar de a drenagem ter respondido bem, todos puderam jogar melhorando a bola um cartão “através do campo”, ou seja, em qualquer lugar, menos nos hazards e nos greens.

Os amadores de handicap mais baixo entre os de índex até 8,5 saíram pelo tee do 10, invertendo o que foi feio no dia anterior. Kenji teve problemas logo no buraco 14, seu quinto do dia, onde errou o green e deu seu primeiro três putts em seis rodadas de torneios. Ele voltou a fazer duplo bogey no 17, de par 5, seu oitavo buraco, onde jogou a bola para fora de campo. Foram apenas três birdies, num dia em que errou seis greens e deu 33 putts. “Também estou um pouco cansado, pois esta é minha sétima semana seguida de competições, 21 rodadas competitivas com a de hoje”, conta Kenji, que na próxima semana ainda disputa o Aberto do Itanhangá.

Gomez – Roberto Gomez, o maior ganhador do Aberto do São Fernando, com oito títulos, colocou-se em condições de lutar para aumentar a série agora que vai começar a volta final quatro tacadas atrás do líder. Mas apesar de ter melhorado uma tacada em relação à véspera e de fazer a segunda melhor volta do dia, Gomez conseguiu embicar apenas um birdie em 36 buracos, justamente no buraco 5 deste sábado, ou seja o seu 32º da semana. “Não estou me dando chances de birdie ao deixar as bolas muito longe do buraco”, disse Gomez, no final da volta, ante de ir direto para o green de treino.

Gomez tem chances de lutar pelo título, mas também tem um forte grupo disputando com ele o segundo lugar. Além de Thrane, que vem uma atrás, Gomez é seguido de perto pelo juvenil Thomas Choi, de 13 anos, que defende o título ganho em 2014, quando se tornou o mais jovem campeão do torneio, aos 12 anos. Choi melhorou uma tacada, de 76 para 75, e soma agora 151, duas atrás de Gomez. Alê Fabietti, do São Fernando, vem a seguir com 152 (77-75), com Nagayama logo atrás, com 154 (82-72).

Nagayama – Mas poucos deixaram o campo mais contentes do que o juvenil Pedro Nagayama, um dos jogadores da casa favorito ao título, que afastou a frustração da estreia, quando marcou 82 (+11), ao fazer a melhor volta do sábado, com 72 (+1) tacadas. “Meu jogo ainda está muito irregular, sou capaz de jogar muito mal num dia, bem no outro e também de fazer voltas muitos boas”, diz Pedro, referindo-se aos dois recordes de campo que estabeleceu em 2015. Ele vem agora em sexto lugar, com 154 (82-72) tacadas.

Pedro diz que o resultado anormal da véspera, deve-se em parte à sua ansiedade. “Comecei o jogo acelerado, me cobrando muito”, avalia o amador número 2 do estado de São Paulo, que fez três birdies e quatro bogeys na rodada. Todos bogeys deste sábado foram “acidentes de percurso” que ele espera não repetir neste domingo, quando uma boa volta pode lhe garantir um lugar no pódio.

Mais emoção –
Nas categorias com handicap a disputa do título também está apertada. No com índex até 8,5, Mario Ghisalberti, de Japi, lidera com 139 (73-66), seguido de Pietro Alvim, do São Fernando, com 142 (72-70). Renato Maia Neto do Caxangá, vem em terceiro, com 145 (74-71), seguido por três jogadores do São Fernando, com 146: Gustavo Pereira (75-71), Luiz Felipe Gama (74-72) e Roberto Nishikawa (71-75).

Na 8,6 a 14, Ariel Horovitz, do São Fernando, lidera com 142 (65-77), agora seguido de perto por Paulo Praeiros, do Paradise, com 143 (77-66). A seguir vêm Kendall Dunn, de Bastos, com 145 (71-74); Luiz Fortino, do São Fernando, com 146 (79-67) e Marcelo Fonseca, também do São Fernando, com 146 (73-73).

Na 14,1 a 22, Wagner de Angelis, do São Fernando, manteve a liderança com 142 (66-76) tacadas, mas agora divide a ponta com o sênior Shigeru Nishikawa que também vem no par do campo (76-66). Flávio Cabral, do Japi, vem a seguir, com 143, seguido de três jogadores com 145: Lo Hsien, do São Paulo Futebol Clube; Romiyoshi Sasaki, do Terras de São José; e Clóvis Salioni Júnior, do São Fernando.

Festas fazem sucesso – Além da competição de golfe de elevado nível técnico, que reúne 156 jogadores, sendo 60 com handicap de apenas um dígito, e 12 com índex inferior a 2, o Aberto do São Fernando – Taça Embrase está tendo uma intensa programação social, com café da manhã, brunch, almoço, happy hour, coquetel e de shows ao vivo, todos os dias, além de degustações, distribuição de brindes e sorteios de valiosos prêmios.

Na sexta-feira, após a primeira rodada, o Happy Hour teve queijo e vinho, open bar com uísque e cerveja e show com Fábio Goya no violão. Neste sábado, o Happy Hour, quer ficou lotado e reuniu centenas de sócios, jogadores e convidados, teve comidinhas de boteco, open bar com uísque, cerveja e caipirinha, os primeiros sorteios de brindes e um show da Banda Mama Jan, que colocou todos para dançar e comandou a diversão noite adentro.

Sorteios – Entre os sorteios mais cobiçados estava uma hospedagem em cinco dias, para quatro pessoas, no Marriott de Orlando, onde há um campo de Jack Nicklaus, um celular Samsung Galaxy S6 de 32 GB e um jantar no premiado restaurante de Jun Sakamoto, sorteado entre os que doaram dinheiro para duas causas sociais que ele apoia. Dezenas de outros prêmios foram sorteados. Outros sorteios de cobiçados brindes serão feitos neste domingo, após a rodada final, quando o coquetel de entrega de prêmios será animado por show do saxofonista Santiago Morelato.

O 48º Aberto do São Fernando Golf Club – Taça Embrase, tem patrocínio máster da Embrase Segurança e Serviços e apoios de Amo Noronha, Andiamo, Banco Alfa, Beatriz Carvalho, BEM Emergências Médicas, Cachaça Dom Tápparo, Casa Flora, Charuto Andrea Mohad, Clube dos 500, Club A, Copag, Cuor di Crema, Doctor Feet, Dove Men Care, Empório Beraldin, Empório Pata Negra, Evian, Greenext, Grupo Vita, Hospital Samaritano, Mac Móveis, Marriott Vacation Club, Montecatti, Nagayama, Nespresso, Quitanda Gomes, Robles Prata de Lei, Samsung, Slow Cow, SPEC, TAM Viagens e Viva  Amazon.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados