Aberto do São Paulo: conquista histórica

16/11/2009


Pepê começa dia perdendo por sete, mas vence torneio de encerramento da temporada paulista


Veja mais de 200 fotos inéditas!

Clique aqui e confira as imagens da rodada de sábado.

Clique aqui e confira imagens da roada final, domingo.

A partir de quarta-feira, 18, confira, no canal de vídeos do Portal Brasileiro do Golfe, a cobertura completa do Aberto.

Pedro da Costa Lima, o Pepê, protagonizou uma virada histórica na tarde deste domingo, ao se recuperar de uma desvantagem de sete tacadas para vencer o 67º Campeonato Aberto do São Paulo Golf Club. Pepê jogou 68, três abaixo do par, enquanto Luis Augusto Pereira de Almeida, o Gugu, que começou o dia em primeiro, jogava 76 para perder o título por uma.

Pepê, que jogava um grupo à frente de Gugu, descontou três tacadas na primeira metade do campo, quando fez uma sequência de quatro birdies em cinco buracos (do 4 ao 7). Mas ele só colocou pressão no adversário quando fez um birdie no 11 e Gugu um duplo bogey no 12, fazendo a diferença cair para apenas uma tacada.

Virada – Mas a virada só ocorreu no buraco 17, onde Gugu errou um approach curto, por cima das árvores e viu sua bola parar na banca antes do green em posição difícil. Ele precisou de duas tacadas para sair da areia e de duas para embocar, para fazer o duplo bogey que deixou Pepe uma na frente até o final.

“Foi um final de ano maravilhoso para mim”, comemora Pepê, que vinha de uma vitória na final mundial até 21 anos da Faldo Series, o principal circuito juvenil e Junior do mundo. “O Gugu vinha jogando muito bem e eu nem acreditava que pudesse virar o jogo”, comenta.

Gugu, que acertou 15 greens, estava inconformado com o resultado. “Nos três greens que errei fiz dois duplos bogeys e um bogey”, conta. “E fiz apenas um birdie o dia interior, contra os quatro de ontem que me deram a liderança”, compara. “Mas o Pepê jogou muito bem e mereceu ganhar”.

Destaques – Outro destaque da volta final foi o juvenil Luigi Pedrinola, que jogou 69, a segunda melhor volta do torneio, para ainda terminar em terceiro. Marcelo Gullo, o Lirão, terminou em quarto, outra tacada atrás, enquanto quatro jogadores dividiam a quinta posição: Thomas Mantovanini, Alexandre Domingues, Rafael Campos e Walter Mantovanini Neto. Confira os resultados completos no site da FPG, clicando aqui.

Na categoria com handicap até 8,5, o campeão foi Cesar Choi, que somou 208 tacadas, cinco abaixo do seu handicap. Rafael Campos ficou em segundo, no par do campo, e Thomas Mantovanini em terceiro, com uma acima.

Barrichello – Na categoria de 8,6 a 14, o piloto Rubens Barrichello, que estréia em 2010 na equipe Williams de Fórmula-1, não conseguiu repetir as boas atuações da véspera e ficou longe da disputa pelo título que já conquistou em 2005. O campeão, com cinco abaixo, foi Cristiano Navajas ao superar Luiz Sayegh nos critéiros de desempate. Denis Cho terminou em terceiro, com uma abaixo.

Na categoria de 14,1 a 19,4, a vitória foi de Mário Nagayama, com duas abaixo. Michael Bamberg ficou em segundo, no par do campo, seguido por Eduardo Meirelles, com uma acima. O Aberto do São Paulo teve patrocínio do Unibanco Itau e organização impecável que renceu muitos elogios ao capitão Gustavo Vicenzotto Filho, que comandou pessoalmente o andamento das rodadas.

Ranking – O Aberto do São Paulo foi o último do ano válido para o ranking paulista de 2009. Com esses resultados, Guilherme Oda, de Bauru, terminou o ano como líder dos rankings paulista e brasileiro. Pepê ficou em quinto e Gugu em sexto na lista estadual. Veja a relação dos dez primeiros abaixo:

Ranking Paulista de 2009 – pontos finais

1

Guilherme Oda

BRUGC

62,58

2

Alexandre Domingues

GGCC

46,70

3

Everton da Silva

BRUGC

46,60

4

Luis Jacintho

BRUGC

34,83

5

Pedro da Costa Lima

SPGC

26,30

6

Luis A. P. Almeida

SPGC

21,30

7

Sadao Kimura

SFGC

21,00

8

Roberto Gomez

CCSP

19,85

9

Luigi Pedrinola

SPGC

16,30

10

Thomas Mantovanini

SPGC

16,30

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados