Aberto do Terras: Felipe Almeida tem vitória incontestável

19/06/2011


Depois de começo ruim, ele virou o jogo com sete birdies nos 12 buracos finais, em Itu


Felipe comemora birdie no 15, seu sexto em nove buracos: certeza de voltar a vencer no golfe paulista
 Felipe comemora birdie no 15, seu sexto em nove buracos: certeza de voltar a vencer no golfe paulista

por: Ricardo Fonseca

Jogando um golfe digno de um Tiger Woods ou de um Rory McIlroy, Felipe Almeida deu uma aula de golfe neste sábado, em Itu, ao vencer o Aberto de Golfe Kia Motors by Embrase do Terras de São José, ao jogar 69, a melhor volta do torneio, e vencer com duas abaixo do par e quatro de vantagem sobre os adversários. Um título que comemorou abraçado com o pai, Álvaro Almeida, com os olhos mareados, no green do 18, e dedicou, troféu na mão, ao filho que ele e a mulher Juliana esperam para daqui a seis meses.

Melhor jogador juvenil do estado e um dos melhores amadores do Brasil, Felipe Almeida largou o golfe competitivo para fazer faculdade e iniciar a carreira de publicitário, onde hoje brilha na Mix Brand Experience, uma das principais agências de comunicação integrada do país. Com isso, o golfe passou a ser apenas uma diversão de final de semana, com direito, inclusive, a uma temporada onde jogou como canhoto, apenas por diversão.

Adversários – Felipe começou a volta final empatado em primeiro lugar com Luiz Jacintho, de Bauru, que joga na divisão 1 da NCAA, nos EUA, e está de férias no Brasil; e uma tacada à frente de Pedro da Costa Lima, o Pepê, ex-campeão brasileiro e um dos melhores amadores do Brasil.  E com pequena vantagem sobre os dois melhores jogadores da casa: Renato Araújo, que vinha duas tacadas atrás, e Marcelo Muritiba, com quatro a mais.

Felipe pagou o preço da falta de ritmo de competição logo no tee do 2, onde se desequilibrou e deu um top que lhe custou um duplo bogey. Pouco depois, bogeys seguidos no 5 e no 6, pareciam ter sepultado de vez suas pretensões ao título. Até que, de repente, algo mudou. Felipe reagiu com birdies no 7, 8 , 10 e 11 para voltar o jogo, enquanto seus adversários sentiam a pressão.

Decisao – Mas o título só foi decidido na metade da segunda volta, quando Felipe responde um birdie de Jacintho no 14 como outro birdie, e voltou a embocar no 15, num momento em que o adversário errava o green pela direita, e dava quatro putts para fazer um triplo bogey e dizer adeus ao título. Felipe ainda coroou a vitória com um longo putt para birdie no 18, para delírio da torcida que cercava todo o green.

“Nunca joguei tão bem na vida como nesses 12 buracos finais”, comemora Felipe, que apesar de sentir novamente a emoção de uma grande vitória, não pensa em voltar a jogar competitivamente. “Vou jogar mais uns dois torneios este ano”, avisa Felipe, que já havia ganho o Aberto do Terras, quando juvenil.

Destaques – Felipe venceu o torneio válido para o ranking da Federação Paulista de Golfe com 142 (73/69) tacadas, contra 146 (74/72) de Pedro Costa Lima, o Pepê, que levou o vice-campeonato ao jogar o par de campo na volta final. Jacintho, de Bauru, que defendia o título do torneio, ficou em terceiro lugar, com 149 (73/76), seguido de perto por Muritiba (77/73) e Araújo (75/75).

Luiz de Almeida, do Clube de Campo de São Paulo, foi o campeão da categoria com índex até 8,5, ao jogar uma abaixo de seu handicap (143). José Machado, do Terras, ganhou na 8,6 a 14, com 137 tacadas, contra 138 de Luís Gonzaga Dias Filho, o Tom Zé, e José Trude. Rubens Barrichello jogava nesta categoria, mas compromissos familiares o impediram de jogar na volta final.

Categorias – João Campos, do Terras, venceu na 14,1 a 19,4, com 134 tacadas. Fabio Bressane, de Poços de Caldas, foi o campeão da 19,5 a 25,7, com 125, contra 144 de Paulo Mattos e 146 de Valdemar Schulze e Adriano Marchetto. E, finalmente, na 25,8 a 32,7, venceu Osvaldo Santi, do Terras, com 152 tacadas, seguido por Antonio Santos, com 154, e Sergio Palazzo, 159.

O 30º Aberto Masculino Kia Motors by Embrase conta com o apoio das empresas Schincariol, Concrebase, Banco Paraná, JMalucelli Investimentos, Golfer, Wheaton, Greenext, Azul Linhas Aéreas, Spa Hara, Wood Carving, APB Prodata, Adidas Eyewear, Terras II, Café Fazenda, Diamante de Cuba, Wood Carving, Andiamo, Ville Du Vin, Malibu Boats, Copacabana Palace, Hotel das Cataratas, Identitá, BacSac, Federação Paulista de Golfe, Prefeitura de Itu, Governo de Curaçao, Gandini Hotel e Hotel San Raphael.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados