Aberto do Terras: Luiz Jacintho vence de virada

20/06/2010


Juvenil de Bauru impede tricampeonato de Marcelo Muritiba, em Itu, no playoff



 Clique aqui, ou no ícone “Veja Fotos”, acima, e confira uma centena de imagens exclusivas do torneio

Luiz Jacintho: um eagle e sete birdies na votla final para virar jogo e vencer aberto de golfe de Itu
  Luiz Jacintho: um eagle e sete birdies na volta final para virar jogo e vencer aberto de golfe de Itu

O juvenil Luiz Jacintho, de Bauru, fez quatro birdies consecutivos – dois nos buracos finais e dois no playoff – para virar o jogo sobre o bicampeão Marcelo Muritiba e conquistar o título do 29° Aberto Embrase Terras de São José Golf Club, torneio do ranking paulista encerrado neste sábado, em Itu. Esse foi o segundo título consecutivo de Jacintho, que na semana anterior havia vencido o 9º Torneio Aberto do Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto, também de virada.

Os dois líderes do primeiro dia não conseguiram repetir a boa atuação das véspera. Renato Araújo, duas vezes campeão do torneio, que jogava em casa, abriu e fechou a volta com birdies, mas fez um triplo e um duplo bogey, além de cinco bogeys no meio do caminho, para jogar 80 e terminar em quarto. O outro era Felipe Almeida, do São Paulo GC, fez um quádruplo bogey logo no buraco 2, mas se recuperou com três birdies para voltar a liderança no 12. Só que um duplo bogey no 14 o tirou da luta pelo título. Felipe jogou 75 para terminar em terceiro a três tacadas do playoff.

Liderança – Muritiba, que mesmo destreinado é um jogador difícil de ser batido em Itu, passou quase todo o dia em segundo lugar a uma tacada dos líderes. Ele só tomou a ponta com birdies seguidos nos buracos 16 e 17 e teve a chance de vencer no 18, onde errou por pouco o putt para mais um birdie. Jogou 70, duas abaixo do par, para somar quatro acima no total.

Luiz Jacintho abriu a volta com um birdie, mas três bogeys consecutivos, o afastaram bastante da liderança. Mas ele reagiu com um eagle no buraco 6 e birdies no 11 e no 12, que o deixaram empato com Felipe Almeida em primeiro. Jacintho quase fez outro birdie no 15, um par 3, onde deixou a tacada inicial a um metro e meio da bandeira. Mas ele conseguiu dar três putts e fazer bogey.

Reação – Jacintho reagiu com um birdie no 17 e outro no 18, depois de ter chegado com duas no green e quase ter feito o segundo eagle do dia. Jogou 69, três abaixo do par e melhor volta do torneio, para empatar em primeiro com Muritiba, em quatro abaixo, e levar a decisão para o playoff em três buracos somados.

No 16, um par 4 curto que abriu o playoff, os dois chegaram perto do green com seus drives. Muritiba jogou primeiro e deixou a bola a três metros da bandeira. Jacintho, a seguir, deixou a bola dada, para fazer birdie. Pressionado, Muritiba errou o putt para birdie e também o para par, de meio metro de distância, para fazer bogey e ficar duas tacadas atrás.

No 17, mais um erro de Muritiba, que jogou a bola na água à esquerda, enquanto Jacintho chegava perto do green de driver. Muritiba ainda colou a terceira no green ao dropar de trás das palmeiras que cercam o lago, mas fez triplo bogey ao dar três putts mais uma vez. Jacintho não perdoou e garantiu seu quarto birdie consecutivo com um bom approach, para ficar cinco na frente do adversário, restando um buraco a jogar. Os dois fizeram par no 18, confirmando o título para Jacintho, que encerrou o dia com um eagle e sete birdies em 21 buracos.

Categorias – Carlos Almeida, do São Paulo Golf Club, somou as mesmas 146 tacadas de Antonio Takeo Miyoshi, do Paradise, mas levou vantagem no desempate para vencer a categoria handicap índex até 8,5. Carlos Candido, filiado diretamente à Federação Paulista de Golfe, terminou em terceiro lugar, com 147 tacadas.

Mario Nagayama, sócio do próprio Terras, venceu a categoria handicap índex de 8,6 a 14, ao totalizar 138 tacadas. Ricardo Barbosa, do Lago Azul, de Araçoiaba da Serra, ficou em segundo lugar, com 139, contra 143 de Giovanni Trude, do Santos São Vicente. Essa categoria contou com a participação de Rubens Barrichello, piloto da equipe Williams de Fórmula 1, que empatou em 11º lugar com voltas de 74 e 77 tacadas.

Formiga – Na 14,1 a 19,4, o campeão foi Athus Formiga, do Terras, com 137 net, seguido por Eduardo Maistro, do Ipê, de Ribeirão Preto, com 145, e José Machado, também do Terras, com 146. As três primeiras colocações da categoria 19,5 a 25,7 ficaram com jogadores da casa. Ganhou Valdemar Schulze, com 133 net, com 138 de Antonio Formiga e 139 de Romiyoshi Sasaki.

Já na categoria handicap índex de 25,8 a 32,7, o campeão foi José Geraldo Bedani, do Paradise, com 152 tacadas, contra 155 de Sergio Palazo, do Portal Japy, e 159 do anfitrião Paulo Verotti.

Outro destaque da rodada final foi a clínica e a palestra do profissional Ismar Brasil, comentarista de golfe da SporTV, único canal a transmitir torneios de golfe no Brasil ao vivo, como já faz há dois anos na HSBC Brasil Cup, do LPGA Tour, que reuniu a elite do golfe feminino mundial no Rio de Janeiro, há duas semanas. O encerramento do torneio teve ainda um show das Valkyrias, trio formado por Selma, Débora e Gabriela.

Patrocínio – O 29° Aberto Embrase Terras de São José conta com o patrocínio master da Embrase, empresa nacional que há mais de duas décadas oferece serviços de máxima qualidade nas áreas de implantação/operação de soluções de segurança, vigilância patrimonial e serviços gerais. Os outros patrocinadores são: Honda, Schincariol, Paraná Banco, Terras II – Kasa e Concrebase. Os apoiadores são: Azul Linhas Aéreas, Nascimento Turismo, Golfer, De Rosa Sanches, Greenext, Monte Pascoal, Starrett, Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire Advogados, Spa Hara, Morato, Kalinka, BEM Emergências Médicas, Lig Veículos e Eurogolf.
Marcelo Muritiba: empate em primeiro lugar e derrota no playoff
  Marcelo Muritiba: empate em primeiro lugar e derrota no playoff

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados