Aberto Embrase de SP: Jacintho aguenta pressão e vence por duas

18/08/2014


Luiza Altmann leva título feminino fazendo a dobradinha dos golfistas que moram nos EUA


Antônio Padula (esq.), presidente da FPG, e Douglas Delamar (dir.), da Embrase, entregam prêmios a Luiza Altmann e Luiz Jacintho
Antônio Padula (esq.), presidente da FPG, e Douglas Delamar (dir.), da Embrase, entregam prêmios a Luiza Altmann e Luiz Jacintho

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

O 65º Campeonato Aberto Embrase de Golfe do Estado de São Paulo, encerrado neste domingo, no Terras de São José Golf Club, de Itu, provou mais uma vez que os EUA continuam sendo o destino dos golfistas brasileiros que sonham fazer carreira no golfe mundial. Tanto Luiz Jacintho, o campeão masculino, como Luiza Altmann, que levou o título feminino, aprenderam golfe em São Paulo, mas só conseguiram desenvolver seu potencial nos EUA, onde moram, estudam e jogam golfe em busca do sonho de virar profissionais.

Aguarde álbum com dezenas de fotos exclusivas do torneio nesta terça-feira

Jacintho, que começou carreira no Bauru Golf Club, já estava nos EUA após as férias escolares mas aproveitou um período sem compromissos nos EUA para vir jogar o Aberto Embrase do Estado e o Aberto do São Paulo Golf Club, esta semana, antes de retornar para a América do Norte. Jacintho não começou bem ao jogar 73 tacadas, assumiu a ponta no segundo dia ao jogar 70, duas abaixo e segunda melhor volta de todo o torneio, e mesmo jogando 75 neste domingo, na volta final, ainda foi campeão com 218 tacadas (+2) e duas de vantagem sobre Daniel Kenji Ishii, do Teresópolis, do Rio de Janeiro, que jogou 72 pelo segundo dia consecutivo, o par do campo e melhor resultado de domingo, para somar 220.

Destaques – Ivo Leão, do Paraná, que foi um dos melhores profissionais do Brasil no início da década passada, até ver os torneios da categoria desaparecer do país e voltar ao amadorismo, jogou 73 para empatar em terceiro com o juvenil Paulo Mattos, do Vista Verde. Ambos somaram 221 tacadas. O gaúcho Herik Machado, número 1 do ranking amador brasileiro, que jogou 69 (-3), melhor volta de todo o torneio, no sábado, marcou 76 neste domingo para somar 22 e terminar em quinto, num dia marcado pelo mau tempo e pela chuva, que interrompeu a rodada final por uma hora. Felipe Almeida (73/73/76) também empatou em quinto.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo; os campeões Luiza Altmann e Luiz Jacintho; Douglas Delamar, da Embrase, entrega troféus de campeão e vice sênior a Roberto Gomez e Richard Conolly; e o sobrevoo do helicóptero com a faixa da Embrase, maior patrocinador do golfe paulista e principal parceiro do golfe brasileiro nesta década.

Paulo Mattos foi campeão da categoria com index até 8,5, com 212 tacadas, quatro abaixo de seu handicap, seguido por Tomas Choi, do Terras de São José, de apenas 12 anos, que somou 214, e por Wemerson Azevedo, com 217. Jorge Chan, do Clube de Golfe de Campinas, venceu na 8,6 a 14, com 148, seguido por Douglas Delamar, do São Fernando Golf Club, com 149, e Luis Otavio Moretti de Oliveira, do Damha Golf Club, com 150.

Embrase – Delamar é diretor da Embrase, patrocinadora do torneio e a principal parceira do golfe brasileiro desta década. No sábado, um helicóptero sobrevoou o clube com ume grande faixa que marcou uma nova era da Embrase no patrocínio do golfe, agora que a empresa assumiu o nome do Golf Center da Federação Paulista, que está sendo reformado e vai ser reinaugurado em breve com padrão de qualidade internacional e o nome de Embrase Golf Center.

O campeão da categoria 14,1 a 19,4 foi Emerson Lucio Godinho, do VistaVerde, com 148 tacadas, contra 149 de Marcelo Fonseca, da Associação Esportiva São José, e 149 de Fred Nassel. Na 19,5 a 25,7, o vencedor foi Marco Aurélio Berbel de Souza, com 155, seguido por Daniel Pombo, com 156, e Gabriel Provenza, com 158. Álvaro Almeida, líder do primeiro dia com 72, jogou 79 e caiu para o quarto lugar.

Feminino – No feminino, Luiza, revelada no Golfe Nota 10, que começou a carreira no Terras de São José e depois defendeu o Damha GC, até ir morar nos EUA, venceu com 228 (79/73/76) tacadas. A vice-campeã foi a juvenil Julia Shin, do Clube de Golfe de Campinas, com 238 (82/76/80), seguida pela também juvenil Giovanna Yabiku, de Campinas, com 239 (78/81/80), e Lauren Nunes Grinberg, campeã brasileiro juvenil, do Lago Azul Golf Club, com 240 (80/81/79).

Entre as mulheres com index até 16, o título ficou com Julia Shin, com 223, seguida por Giovanna Yabiku, com 224, e Lauren Nunes Grinberg, com 231. Isabel Monfort Pires foi a única competidora com index acima de 16, terminando com 189. Roberto Gomez, líder do primeiro dia foi o melhor sênior, com 227 tacadas, seguido por Richard Conolly, com 245. Joakin Thrane venceu como melhor pré-sênior, com 228, contra 234 de Marcelo Giumelli, do Broa.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados