Aberto Embrase do Broa: Jacintho faz melhor volta e vence por 11

22/07/2013


Barata leva título feminino de um dos torneios mais badalados do calendário paulista


Brigadeiro Edgard e Wagner Martins, presidente da Embrase, entregam prêmio de campeão a Jacintho
Brigadeiro Edgard e Wagner Martins, presidente da Embrase, entregam prêmio de campeão a Jacintho 

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Luiz Jacintho, de Bauru (SP), jogou 70, duas abaixo do par e melhor volta da semana para somar 143 tacadas, uma abaixo do par, e ser campeão do 9º Torneio Aberto Embrase do Broa Golf Resort – Taça Fernando de Arruda Botelho, encerrado neste domingo, em Itirapina, a 240 km da capital paulista. O anfitrião Marcelo Giumelli, responsável pelo golfe do Broa, jogou 75 para empatar em segundo com Hilton Couto Filho, do Porto Alegre Country Club, que marcou 76, e levar o troféu de vice-campeão nos critérios de desempate.

Este é o segundo título consecutivo de Jacintho, que depois de terminar em sétimo no Amador do Brasil venceu a categoria geral e até 21 anos da etapa sul-americana da Faldo Series e se classificou para disputar a final mundial do maior circuito juvenil do mundo. Jacintho, que mora há três anos nos EUA, já havia vencido os dois primeiros Abertos do Broa e só conseguiu participar do torneio deste ano, na última hora, depois que precisou adiar seu retorno para Tampa, na Flórida, enquanto aguardava o visto para o Canadá, onde vai representar o Canadian Amateur, na próxima semana, ao lado de André Tourinho e Luiz Thiele.

Especial – “Vencer mais uma vez no Broa foi especial para mim”, diz Jacintho, que está no melhor momento de sua carreira. “É um título que me dá confiança, pois joguei bem pela segunda semana seguida, e desta vez em dois dias com muito vento e num campo onde a água entra em jogo em mais da metade dos buracos”. No primeiro dia, Jacintho jogou 73 com duas bolas na água. Neste domingo ele fez seis birdies, incluindo um no buraco 18, em frente à grande torcida que acompanhou o torneio, para ganhar a taça Fernando de Arruda Botelho, de posse transitória, que homenageia o fundador do campo, morto em 2012 num acidente de avião.

Botelho era apaixonado por aviação e um dos maiores incentivadores de eventos com aviões. Entre seus muitos feitos, o empresário financiou a construção de uma réplica do Demoiselle, segundo avião criado por Santos Dumont, depois do 14 Bis. O Demoiselle, que está no acervo da família e já voou em eventos em todo o mundo, foi apresentado ao público neste domingo, quando sobrevoou o campo várias vezes, no final do jogo.

Satisfação – Giumelli, que começou o dia perdendo por seis, abriu a volta com dois birdies consecutivos para dar um susto em Jacintho, mas depois não conseguiu manter a regularidade, dividido entre o campo e os convidados. Foi vice-campeão pelo segundo ano consecutivo, mas deixou o campo satisfeito com o sucesso do torneio que ele organiza com carinho, junto com a eficiente equipe do Broa.

“O mais importante para mim foi que todos elogiaram muito o campo e gostaram bastante do evento e do Broa resort”, diz Giumelli, que se desdobrou para dar atenção a todos. “Nossa equipe trabalhou bastante pelo sucesso desta festa e amanhã já vamos começar a pensar e preparar o nosso 10º Aberto”, diz Giumelli. “Podem começar a fazer as reservas para o torneio, pois nós vamos preparar grandes surpresas para comemorar uma data tão importante”. O torneio deste ano contou com uma grande delegação, incluindo dez jogadores, de Rosário, cidade natal de Giumelli, que todos os anos prestigiam o Aberto do Broa.

Feminino – Se entre os homens o campeão foi o ganhador da Faldo Series, no feminino, o título ficou para Lúcia Guilger, a Barata, a número 1 do ranking brasileiro de golfe, que jogou 77 e 76. Cristina Rosel, do Damha Golf Club, da vizinha São Carlos, foi a vice-campeã, seguida por Maria Rira de Melo, de Poços de Caldas.

Barata também levou o título da categoria com handicap, desta vez seguida por Rúbia Maran, de Poços, e por Renata Fioravanti, que levou o troféu de vice-campeã ao superar Rosel por uma tacada.

Categorias – Barata e Rúbia também venceram em família. Jorge Saeki, marido de Barata e vice-presidente da Federação Paulista de Golfe, que representou a entidade no evento e defende o Clube de Campo de São Paulo, foi o campeão da categoria com index de 14,1 a 19,4, com 141 tacadas, três abaixo de seu handicap. Emerson Godinho, do VistaVerde foi o vice, com 143, e José Villega, de Avaré, ficou em terceiro com 148. Já o título da 19,5 a 25,7, ficou para Eduardo Maran, marido de Rúbia, que venceu ao jogar o seu handicap (144). Fábio Bressane, também de Poços, foi o vice, com 145, seguido do Antônio Padula, com 147.

Entre os jogadores de handicap até 8,5, o campeão foi Hilton Couto Filho, com 142, seguido por Jacintho, com 143 e Luiz Vasconcellos, o Lula, com 150.  Na 8,6 a 14, venceu João Tomazeli, de Campinas, com 141, seguido por Paulo Praeiros da Silva, com 143 e por Denis Song, de Campinas, com 144. Song levou uma bolada de drive, de ricochete, no pé, no primeiro dia e, mesmo mancando, levou o troféu para casa.

Patrocinadores – Satisfeitos também ficaram todos que apoiaram o Aberto do Broa, incluindo a Embrase, seu patrocinador Master, que foi representado em campo por Wagner Martins, o presidente da empresa que já se tornou o maior patrocinador do golfe brasileiro. Wagner, que se apaixonou pelo golfe há menos de dois anos, conseguiu boas jogadas no torneio onde participou em companhia de Luiz Carlos Martins, vice-presidente da Embrase, e dos diretores Douglas Delamar e Antônio Carlos Cruz Lima, o Kako, que também é capitão do Terras de São José GC, em Itu.

Os outros patrocinadores do Aberto do Broa foram o Itaú e as Havaianas, além de uma dezena de empresas como a São Bento Golfe, principal loja de artigos de golfe do país; Flessibilità, academia de Pilates com programa especial para golfistas; Yamaha; Golfer; Iguatemi; Siboney; Delonghi; Grand Cru; TNT; Vodka Scutti; Verejão da Qualidade; Nutty; Fibrasmil; Cools Towells; Eurofel; e Golf Fitness Titleist, entre outros. O Aberto do Broa teve apoio do Portal Brasileiro do Golfe e da revista Golf & Turismo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados