Aberto Embrase do Terras de São José: Felipe leva título no desempate

08/11/2014


Ele conquista sua quarta vitória no primeiro playoff do torneio, em 33 anos de história


Felipe Almeida: quarto título conquistado em final emocionante e no primeiro playoff da história do torneio
Felipe Almeida: quarto título conquistado em final emocionante e no primeiro playoff da história do torneio

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Um putt de quatro metros em descida que embocou no 18 para “salvar” um bogey, depois de ter batido o drive para fora de campo, foi decisivo para Felipe Almeida levar a decisão para o desempate e vencer o 33º Aberto Embrase do Terras de São José, encerrado neste sábado, em Itu (SP). A embocada colocou pressão em Helio Meirelles, líder da véspera, que errou um putt de um metro para par que teria lhe dado o título. Com isso, Hélio também fez bogey para ceder o empate, e depois errou novamente um putt curto para par no primeiro buraco do desempate, para deixar o título para Felipe, que havia errado o birdie por pouco.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo: Felipe Almeida emboca putt no 18 que o levou ao playoff; o campeão com Wagner Martins e Rosaldo Malucelli; três gerações de campeões: Felipe com o filho, Luca, e o pai, Álvaro Almeida; André Egoroff entrega os prêmios de campeão e vice a Felipe e Helio Meirelles; e o pódio das categorias até 8,5; 8,6 a 14; 14,1 a 19,4; 19,5 a 25,7; e 25,8 a 32,7.

Para Hélio, a derrota acabou sendo um castigo depois de uma das melhores exibições de sua vida, não só por sair líder na volta final, mas para se recuperar de uma desvantagem de dois buracos, com birdies no 16 e no 17, que acabaram induzindo Felipe, que jogava em casa, ao erro no drive do 18, que ele forçou demais na ânsia de se recuperar. Isso deixou Hélio, do Ipê, de Ribeirão Preto, com uma vantagem que parecia decisiva até Felipe embocar o putt milagroso, na frente de mais de cem pessoas.

Comemoração – Felipe comemorou o seu quarto título do aberto com o filho Luca, que ainda não fez três anos, mas deu um show enquanto aguardava o pai no 18, fazendo swings incríveis com deu taquinho e bolas de plástico. Abraçado ao filho, e ao pai, Álvaro Almeida, Felipe não segurou a emoção e chorou, primeiro no green do 18 e depois na entrega do prêmio, a Taça Ricardo Rossi, de posse transitória, que ele recebeu do pai, com o filho montado em seu pescoço.

Felipe (75-73) e Hélio (74-74) haviam empatado com 148 tacadas. Marcelo Muritiba, o outro jogador que tinha três títulos do torneio e prometia ser o maior desafio para o campeão, jogou mal no primeiro dia e terminou apenas em terceiro, com 151 (78-73) tacadas. Gedielson Silva, de Campinas, ficou em quarto, com 156, uma tacada à frente da Carlos Cândido (79-78) e do juvenil Thomas Choi (76-81), do Terras, de apenas 13 anos, que recebeu uma homenagem na festa final.

Categorias – Como os prêmios não eram acumuláveis, Helio não levou o troféu de campeão da categoria com índex até 8,5, que ficou para Mario Ghisalberti, com 143 (-1). Gedielson levou a prata e Cândido o bronze. Na 8,6 a 14, vitória de ponta a ponta de Roberto Dhelomme, com 139 tacadas, com Marco Antônio Oliveira em segundo, com 140, e Kako Cruz Lima, capitão do Terras, em terceiro, com 141. Essa foi a categoria mais disputada do torneio e contou com o piloto Rubens Barrichello, recordista de GPs disputados na Fórmula 1, que jogou 77 e 76 e terminou entre os 20 primeiros.

No 14,1 a 19,4, Marcelo Bandeira de Melo foi campeão com 139 tacadas, no desempate contra Leonardo Grebler. Leandro Garcia ficou em terceiro, com 141. Na 19,5 a 25,7, Luciano Almeida venceu com 141, contra 146 de Cesar Augusto Federmann, e 147 de Frederico da Cruz Neto.

Na 25,8 a 32,7, mesmo piorando 14 tacadas em relação à estreia de 62, melhor net da semana, Mario Ferraz venceu de ponta a ponta com 138 tacadas. Wagner Martins, presidente da Embrase, patrocinador Master do torneio, foi o vice-campeão, com 149, seguido por Luiz Carlos da Silva, com 151.

Premiação – Andre Egoroff, presidente do Terras de São José, comandou a entrega de prêmios ao lado de Rosaldo Malucelli, um dos proprietários do clube; Wagner Martins, da Embrase; José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, que também patrocinou o torneio; e Antônio Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe.

A final emocionante foi mais um prêmio pra o público que lotou o clube apesar da ameaça de chuva forte, que só chegou depois da festa terminada. Quem foi ao Terras de São José não se arrependeu, podendo desfrutar de dezenas de atrações extracampo, entre elas o show da Banda Jack Rabit, que colocou o público para dançar antes e depois da entrega de prêmios.

Brindes – Foram servidas várias bebidas, com coquetéis feitos com Cachaça Yaguara, vinhos 1865 Syrah e 1865 Sauvignon Blanc, espumante Chandon e chopp Baden Baben. Houve ainda dezenas de sorteios incríveis, com destaque para viagens internacionais, e todos os ganhadores das seis categorias ganharam, entre outros mimos, TVs Samsung 48 polegadas de última geração, com tela curva.

O 33º Aberto Embrase do Terras de São José tem patrocínio Master da Embrase, o maior parceiro do golfe brasileiro, que atua no setor de segurança e serviços, além do apoio de Kia, Paraná Banco, Novotel, Brasil Kirin, Cachaça Yaguara, Samsung, Zada, Greenext, Jack Nicklaus Academy of Golf, Terras de São José II, Prodata, Joia Bérgamo, Nascimento Turismo, Adidas e Taylor Made, Café Mantissa, 1865 Syrah e 1865 Sauvignon Blanc, Chandon, La Catrina, Delicateria, Espaço Athenas, Nutraer Mega, Confederação Brasileira de Golfe e Federação Paulista de Golfe, entre outras empresas de diversos segmentos, que conferiram credibilidade tanto ao Grupo Senpar Terras de São José no mercado, como ao torneio.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados