Aberto Embrase do Terras de São José: Pepê vence sexto do ano

10/11/2013


Nº 1 de São Paulo impede tetra de Muritiba. Cândido foi a revelação e Barata leva feminino


Pepê e Barata recebem prêmios: Terras de São José coloca seu torneio de golfe em novo patamar
Pepê e Barata recebem prêmios: Terras de São José coloca seu torneio de golfe em novo patamar

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Pedro da Costa Lima, o Pepê, confirmou sua condição de melhor jogador paulista de 2013 ao vencer de virada o 32º Aberto Masculino Embrase do Terras de São José, encerrado sábado, em Itu (SP). O jogador do São Paulo Golf Club fez um birdie e dois bogeys na volta final para somar 145 tacadas (72/73) na semana, uma acima do par e ser campeão num jogo emocionante, só definido nos últimos buracos. Este foi o sexto título de Pepê em 2013, onde ele já havia vencido dois dos três torneios do ranking nacional que disputou e três eventos do ranking paulista, além de ser o melhor brasileiro no Aberto internacional do São Paulo GC e de ter saído no pelotão da rodada final em todos os torneios eu disputou no ano.

Aguarde, nesta terça, álbum com dezenas de fotos inéditas do torneio.

Marcelo Muritiba, campeão em 2012, 2009 e 2008, que tentava o tetracampeonato, saiu na frente ao jogar 70, duas abaixo, na estreia, mas não conseguiu manter a consistência na volta final ao fazer sete bogeys e apenas dois birdies, um deles no buraco final, para terminar sozinho em segundo, com 147 (70-77) tacadas. Mas a revelação do torneio foi mesmo Carlos Cândido, do Clube de Campo, que saiu no pelotão pela segunda vez na carreira e se manteve na disputa pelo título até os buracos finais. Ele fez um birdie, três bogeys e um duplo bogey para somar 148 (72-76) tacadas, quatro acima do par, e terminar em terceiro, seu melhor resultado desde que venceu o Aberto do Clube de Campo de 2012.

Virada – Pepê assumiu a ponta pela primeira vez na semana no tee do buraco oito da volta final, quando ele vinha uma acima do par e Muritiba acabara de fazer seu terceiro bogey do dia. O jogador de Itu reagiu com um birdie no oito, para voltar a se isolar em primeiro, mas devolveu a vantagem com novo bogey no 10. O empate persistiu até o buraco 15, quando Muritiba errou um putt curto para par. Pepê abriu duas de vantagem ao fazer birdie no 16 e garantiu o título quando Muritiba forçou o jogo e fez novo bogey no 17, para ficar três atrás, restando um buraco a jogar.

Felipe Almeida, campeão do torneio em 2011 e vice em 2012, começou o dia perdendo por três tacadas, mas reduziu a desvantagem para apenas uma no buraco 13, quando vinha com duas acima no dia. Mas uma bola na água no green-ilha do buraco 14 resultou no primeiro de três duplos bogeys seguidos, que o levaram a jogar 81 e cair para o sexto lugar.

Destaques – David Somlo, da Quinta da Baroneza, somou 151 (75-76) tacadas para ficar sozinho em quatro lugar. Paulo Mattos, do Vista Verde, foi o melhor juvenil do torneio ao jogar 74, duas acima do par e segundo melhor resultado da volta final, para somar 153 e ficar sozinho em quinto. Paulo vinha fazendo a melhor volta do dia, no par do campo, com um birdie e um bogey, até fazer duplo bogey no 17 e perder a quarta colocação para Somlo.

Carlos Candido perdeu a chance de vencer o torneio, mas como consolo levou o título da categoria com índex até 8,5 ao somar 136 tacadas, oito abaixo de seu handicap. Paulo Mattos foi o vice-campeão da categoria com 145 tacadas, mesmo resultado de Luiz Miyagi, do Arujá, que levou o troféu de terceiro lugar nos critérios de desempate.

Mais títulos – Na 8,6 a 14, a vitória ficou com Paulo Cabernite, do São Fernando, com 137 (68-69) tacadas, sete abaixo de seu handicap, seguido por João César Tomazeli, do Clube de Golfe de Campinas, com 143. Ademir Mazon, também de Campinas, terminou na terceira colocação, com 144 tacadas.

Marcelo Bandeira de Mello, do Terras de São José, foi o campeão da 14,1 a 19,4, com 133 tacadas, seguido por Alexandre Lima, também da casa, com 139. João Migotto ficou em terceiro lugar, com 141 tacadas. Wagner Fagnani jogou 135 para vencer a 19,5 a 25,7, seguido por Flavio Costa, do Portal Japy, com 139, e João Paulo Garcia, do Terras de São José, com 143.

Na 25,8 a 32,7, houve um quádruplo empate na primeira colocação, todos com 163 tacadas) com o melhor resultado do segundo dia servindo para o desempate. Desta forma, Antonio Lopes Ramalho, do Águas da Serra GC, de Bananeiras, em Pernambuco, venceu  por ter jogado 78 na volta final, com Clauco Costa, também de Bananeiras, em segundo, com 79, e José Camargo, filiado diretamente à Federação Paulista de Golfe em quarto, com 81. Nico Rossini, do Terras, líder do primeiro dia, com 80, jogou 83 e caiu para quarto lugar.

Feminino – Entre as mulheres, Lucia Guilger, a Barata, do São Fernando, venceu o 12º Aberto Feminino Embrase do Terras de São José Golfe Clube de ponta a ponta ao somar 153 tacadas (73/80), contra 159 (79/80) da anfitriã Ruriko Nakamura, que defendia o título ganho em 2011 (a competição feminina do Terras é bienal). Andrea Arruda, também do São Fernando, ficou em terceiro lugar, com 160 (79-81), (84/86), seguida por Nice Terni, do Damha, com 170 (84/86), e Esther Lee, do Terras de São José, com 171 (87/84).

Cecília Petri, do Terras de São José, foi a melhor na categoria feminina com índex de 16,1 a 25,7, com 151 tacadas, sete acima de seu handicap. Stella Bihar foi a vice-campeã, com 160, e Andrea Ozi, com 161. Em seu discurso de campeã, Barata elogiou a garra da amiga Ruriko, que comanda um dos mais famosos restaurantes japoneses do interior paulista, o Azumi, na vizinha Sorocaba, onde atendeu clientes até de madrugada, tendo poucas horas para dormir antes de jogar o torneio na manhã seguinte. Na noite anterior, um grupo de golfistas, que incluiu Barata, Jorge Saeki e Carlos Cândido, jantou no Azumi.

Atrações – Antes da entrega de prêmios foi servido um almoço de confraternização para todos os participantes, seguido de atrações como o balão de ar quente da Embrase, que levou os convidados para ver o clube do alto; apresentação da Escola de Paramotor AITA, como acrobacias aéreas, e show da Banda Sax In The Beath, que entrou noite a dento transformando o restaurante do terraço do terras numa pista de dança.

A semana teve ainda muitas outras atrações como a apresentação do Grupo Nós Mesmos, que fez mímicas e palhaçadas durante o jogo; uma degustação de comidinhas e bebidas oferecida pelas simpáticas garçonetes da rede Hooters dentro e fora do campo; clínicas com o profissional Ted Britschgi, da Jack Nicklaus Academy of Golf; aulas de Pilates, comandadas por África Alarcom; além de degustação de Veuve Cliquot oferecida ao público no lounge da Princess, que exibiu réplicas de seus iates de luxo. A Greenext ofereceu um Golf Cart da EZGO para o primeiro que fizesse um hole-in-one no buraco 15, mas ninguém levou o prêmio.

Melhorias – Os abertos Embrase do Terras de São José deste ano serviram ainda para inaugurar diversas melhorias no campo, entre elas a conclusão do “car path”, a estrada para os carts de golfe, que agora circunda os 18 buracos; o novo tee do 4, que ficou maior e melhor, aumentando as distâncias de jogo tanto do tee das mulheres como do tee azul. O tee do sete também foi melhorado e ampliado; e o novo bar do buraco 14, agora com vista para o green-ilha, o cartão postal do clube.

Mas as reformas não param por aí. A meta para 2014 é concluir a irrigação do campo, que está presente em todos tees e greens e nas raias dos buracos 4, 14 e 15. Também está prevista a reforma do driving range, com as baias de treino passando a ficar num patamar só, para melhor aproveitamento da distância, bem como a instalação de algumas baias com tapetes, sobretudo para o uso em aulas de iniciantes, de forma a preservar a grama nas demais posições. E já estão sendo criados viveiros para gramas de green e de raias que alimentarão a troca total da grama do campo, já iniciada.

Patrocínios – André Egoroff, o presidente do clube, comandou a cerimônia de entrega de prêmios do 32º Aberto Masculino Embrase e 12º Aberto Feminino Embrase, do Terras de São José Golfe Club, que tiveram o patrocínio máster da Embrase além de patrocínios e apoios do Paraná Banco, Novotel, Omint, Nascimento Turismo, Zada Corretora de Seguros, Prodata, Jack Nicklaus Academy of Golf, Terras II, Villas do Golfe, Cria Led, Brasil Kirin, Hooters, Princess, Bright, Polaris, Greenext (Ezgo e Toro), Lual, Café Mantissa, Viva Amazon e Iris Estética.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados