Aberto Fazenda da Grama Embrase: Dudu Costa volta a ser campeão, depois de oito anos

08/04/2017

Tuca Gantus supera Gomez na disputa pelo vice. Vivian Golombek impede penta de Silvia Nishi

 

Acima, Dudu Costa e Vivian Golombek, os campeões gerais do Aberto. Abaixo, os pódios de todas as categorias e a vista noturna da Casa do Lago

Por Ricardo Fonseca/ Fotos: Thais Pastor/Fazenda da Grama

Eduardo Costa, o Dudu, que conquistou seu primeiro grande título nesse torneio, em 2009, quando ainda era juvenil, voltou a ser campeão do Aberto Fazenda da Grama Embrase, oito anos depois, ao conquistar neste sábado, 8 de abril, a 11ª edição do evento que está entre os mais importantes e badalados do golfe paulista e brasileiro. No feminino, Vivian Golombek impediu que Silvia Nishi, a capitã da Grama, conquistasse se quinto título do Aberto de seu clube, ao vencer de virada, na rodada final.

InternasDudu Costa, de 26 anos, foi campeão de ponta a ponta, mas só levou o título depois de muita disputa e de um bom susto, quando Roberto Gomez, um dos mais premiados e experientes amadores do Brasil, empatou o jogo que começara perdendo por quatro ainda no buraco 13, com Eduardo Walker outra tacada atrás. Walker saiu da disputa no buraco seguinte, ao errar um drive, perder a bola e não escapar de um duplo bogey. Gomez lutou pelo título até o final, mas erros em volta e sobre o greens dos buracos decisivos lhe custaram não apenas o título, como ainda o vice-campeonato.

Destaques – Dudu Costa venceu com 157 (75-82) tacadas e quase foi surpreendido por Tuca Gantus, que jogava em outro grupo, e fez a melhor volta da rodada final para ser o vice-campeão com 158 (83-75). Roberto Gomez, que também tentava vencer o torneio pela segunda vez (foi campeão em 2012) completou o pódio com 159 (79-80) tacadas. Dudu Costa se junta Felipe Almeida, campeão em 2014 e 215, como os únicos a vencer a competição masculina do Aberto Fazenda da Grama Embrase mais de uma vez.

Tuca Gantus teria sido campeão da categoria com handicap índex até 7,9, mas como os prêmio não eram acumuláveis, o vencedor de ponta a ponta foi Tasso Pereira, que terminou empatado com ele, com 146 (73-73) tacadas. Eduardo Walker foi o vice-campeão com 149 (75-74), seguido por Sergio Fernandes, com 154 (75-79).

Mais campeões Na categoria de 8 a 15,4, o título ficou para Fabio Jorge, que comera o dia em quarto, três tacadas atrás de três líderes. Fábio venceu com 141 (70-71), três tacacas abaixo do par. O vice-campeão foi Douglas Delamar, diretor da Embrase e um dos líderes da véspera, que somou 144 (67-77). O pódio foi completado por Caio Whitaker, com 145 (73-72) ao superar Beto Dias e Beto Dhelomme nos critérios de desempate.

A categoria de 15,5 a 23, jogada no sistema stableford, começou o dia com seis jogadores separados por apenas três pontos. O campeão, também de virada, foi Wagner Felix com 67 (32-35) pontos. Os dois outros lugares no pódio foram decididos pelos critérios de desempate, depois que três jogadores terminaram em segundo, com 66 pontos. Wagner de Angelis (28-38) foi o vice-campeão, seguido por Tito Higgins (32-34). Enrique Chauffaille (43-32) ficou sem troféu.

Feminino – Entre as mulheres, a capitã Silvia Nishi, campeã em 2011, 2013, 2015 e 2016, teve sua sequência interrompida por Vivian Golombek, que fez a melhor volta do torneio feminino neste sábado para ser campeã com 165 (83-82) tacadas. Silvia Nishi, que também fora líder na véspera, foi a vice-campeã ao somar 170 (83-87). Hiroe Wakabayashi, terceira na geral, foi a campeã com handicap, com 142 (69-73) tacadas, e Adriana Cabernite foi a vice, com 146 (72-74).

Na noite de sexta-feira houve um jantar na Casa do Lago, com um cardápio especialmente preparado pela equipe do Chef Julio Perinetto, que assina a gastronomia do local e vinhos Malbec da Alpasión, uma das apoiadoras do evento. A Casa do Lago é uma das principais atrações do Fazenda da Grama. Ela fica às margens de um amplo lago e é composta de centro esportivo com variados esportes náuticos, além das pista de skate; quadras de vôlei e tênis de praia; e área de pesca.

Boulevard Grama – Neste sábado, na festa de encerramento, Maria Elisa Araújo anunciou o lançamento do Boulevard Grama, um empreendimento exclusivo, com apenas 26 casas, 13 projetadas por Antônio Scarpa e 13 por Dado Castelo Branco. São terrenos com 1500 m² cada, com serviços e muita privacidade, em meio a um parque e um belíssimo jardim. As vendas já começaram.

Pedro Martins, que está se despedindo da capitania do clube, depois de quatro anos no cargo, iniciou a entrega de prêmios agradecendo o apoio de sócios e funcionários que ajudaram no sucesso de suas duas gestões consecutivas de dois anos cada e dos quatro Abertos que aconteceram sob sua responsabilidade. Depois, passou o microfone a Luiz Gonzaga Dias, o Tom Zé, que comandou a entrega dos troféus com muita animação.

Premiação – Além de Pedro Martins, também ajudaram e entregar as salvas de prata, tradicional símbolo dos premiados do Aberto Fazenda da Grama Embrase, Jorge Carneiro, Silvia Nishi, Douglas Delamar, Maria Elisa Araújo e Luis Henrique Araújo, presidente do Fazenda da Grama Country & Golf Club. No final, houve sorteio de vários brindes oferecidos pelas empresas parceiras.

O Aberto Fazenda da Grama Embrase teve patrocínio da Embrase Segurança e Serviços e apoios de Alpasión Vinhos, Banana Danger; BioBox, Plano de Medicamentos; Claudia Araújo Joias; Informar Saúde; Phyto Paris; e Oma – Condomínio, Locação e Venda. Esse é um torneio oficial do calendário da Federação Paulista de Golfe (FPG), embora não conte pontos para o ranking estadual.

Casa do lago media

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados