Accenture: Donald cai e Woods sobrevive, em dia de surpresas

23/02/2012


Primeira rodada teve 15 dos 32 jogos ganhos por jogadores menos bem colocados no ranking


   Woods: vitória apertada depois de errar muito e jogar acima do par em sua estréia
   Woods: vitória apertada depois de errar muito e jogar acima do par em sua estréia

Clique aqui para conferir a chave do Accenture Match Play atualizada após a primeira rodada

por: Ricardo Fonseca

Num dia de muitas surpresas e jogos difíceis, com oito dos 32 confrontos sendo decididos no buraco 18 e outros cinco indo para os buracos extras, três dos nove Top 10 do ranking mundial de golfe em campo (Phil Mickelson tirou a semana de folga) foram derrotados logo na primeira rodada do Accenture Match Play, torneio que abre a série de campeonatos mundiais da temporada e começou a ser jogado nesta quarta-feira, no campo do Ritz-Carlton Golf Club, em Dove Mountain, Marana, no Arizona, com US$ 8,5 milhões em prêmios.

A maior surpresa do dia em que quase a metade dos jogos – 15 – foi vencida por golfistas menos bem colocados no ranking mundial, foi a derrota do inglês Luke Donald, número 1 do mundo e campeão do ano anterior, eliminado pelo sul-africano Ernie Els, cabeça-de-chave 64 (o último), por 5 & 4, ou seja vencia por cinco buracos até o 14, restando quatro buracos a jogar. Els era o 65º colocado do ranking mundial na semana da inscrição e só entrou na chave porque Phil Mickelson decidiu tirar esta semana de férias com a família. O inglês Paul Casey, vice-campeão dos dois últimos anos, foi a outra única ausência, por estar contundido.

História – Esta foi apenas a terceira vez na história do Accenture Match Play em que o cabeça-de-chave 1 foi derrotado pelo cabeça 64. Os outros foram Steve Stricker, em 2010, quando perdeu para Ross McGowan na estréia, e Tiger Woods, em 2002, quando foi eliminado por Peter O`Malley na primeira rodada. A diferença é que Els, apesar de não estar nem entre os primeiros 60 do ranking mundial de golfe, é especialista nesta modalidade de jogo tendo vencido sete vezes o World Match Play Championship, do Tour Europeu, no Wentworth Club, incluindo duas seqüências de três vitórias consecutivas.

Donald e Els estavam empatados após sete buracos, mas o sul-africano ex-número 1 do mundo venceu cinco dos sete buracos seguintes, com três pares e dois birdies, para eliminar Donald. Depois de Els, as maiores “zebras do dia” foram as vitórias do italiano Matteo Manassero, cabeça 59, que derrotou o americano Webb Simpson, cabeça 6, por 3 & 2, e o inglês Robert Rock, cabeça 57, que eliminou o australiano Adam Scott, cabeça 8, por 1 up (terminou o 18 vencendo por um buraco).

Woods – Mas o jogo que atraiu a maior atenção do público e da mídia foi o de Tiger Woods, cabeça 19, contra o espanhol Gonzalo Fernandez-Castaño, cabeça 46, que aumentou ainda mais o interesse pelo confronto ao afirmar que o ex-número 1 do mundo era “batível”. O espanhol quase demonstrou sua tese, mas errou um putt de três metros no 18 para birdie, enquanto Tiger salvava o par da banca, para perder por 1 up. Esse foi o segundo jogo que Tiger vence no Accenture desde 2008, quando venceu seu tercerio e último título do torneio. Depois disso ele perdeu na segunda rodada, em 2009, não jogou em 2010 por causa do escândalo sexual e foi eliminado na primeira rodada em 2011.

Gonzalo começou o jogo vencendo os buracos 1 e 2 com birdies embocados com putts longos. Tiger, que precisou jogar como canhoto seu segundo tiro no 2, depois de ficar estaimado ainda salvou um par de quase três metros no 3, para impedir que o espanhol abrisse ainda mais vantagem. Woods venceu três dos cinco buracos seguintes, com dois birdies, para ficar 1 up, mas o espanhol voltou a virar o jogo, quando o americano fez uma seqüência de bogey, duplo bogey e bogey, do 9 ao 11.

Vitória – Woods só retomou a liderança no final, ao vencer o buraco 15 com birdie e o 16 com um par, para retomar a vantagem de 1 up que levou até o final. Fosse uma partida stroke play, de soma de tacadas, Woods teria jogado 73, uma acima, o mesmo resultado do espanhol, que demorou, mas acabou pagando a língua.

Por isso fica mais impressionante a vitória do americano Keegan Bradley, cabeça 18, que fez seis birdies e um eagle para eliminar o australiano Geoff Ogilvy, cabeça 47, mas duas vezes campeão desse torneio, por 4 & 3. Bradley, que só não está melhor no ranking porque joga sua segunda temporada no PGA Tour, não fez nenhum bogey e jogou oito abaixo em 15 buracos. Desta vez sem cuspir tanto no campo, como em seu vice-campeonato da semana passada, fato pelo qual se desculpou publicamente depois de se ver na TV, em close, cuspindo várias vezes antes de cada tacada.

Top 10 – Os outros principais cabeças-de-chave – o norte-irlandês Rory McIlroy (cabeça 2), o inglês Lee Westwood (3) e o alemão Martin Kaymer (4), avançaram para a segunda rodada. Rory teve trabalho contra o sul-africano George Coetzee, cabeça 63, a quem superou por 2 up. West derrotou o Belga Nicolas Colsaerts, cabeça 62, por 3 & 1, depois de fazer seis birdies e nenhum bogey em 17 buracos; e Kaymer venceu o australiano Greg Chalmers, cabeça 61, por 4 & 2.

Os americanos Kyle Stanley e Brandt Snedeker venceram seus confrontos e vão se enfrentar nesta quinta-feira na segunda rodada. Da última vez que jogaram juntos, Snedeker venceu o playoff do Farmers Insurance Open depois que Stanley jogou fora uma vantagem de três buracos no último buraco do domingo.

Destaques – Os também americanos Bubba Watson e Ben Crane, dois dos “Golf Boys” se enfrentaram num jogo em que nenhum deles fez bogey, mas com Watson vencendo o amigo por 3&2. Também entre americanos David Toms fez oito birdies para eliminar Rickie Fowler por 1 up. Num jogo entre suecos, Robert Karlsson fez seis birdies para superar Fredrik Jacobson por 6 & 5.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados